Os 5 principais erros do currículo


Os 5 principais erros do currículo

Saiba quais são os erros mais cometidos na hora de preparar o currículo e se prepare para evitá-los!

 

 

Nós já falamos um pouco sobre como conquistar a atenção do recrutador, agora chegou o momento de te ajudar a evitar erros que podem te tirar da seleção de uma vaga.

 

 

 

 

  1. Incluir informações desnecessárias

 

 

Dizem por aí que “menos é mais” e essa afirmação não poderia estar mais certa. Muita gente acha que é preciso sair enchendo o currículo com habilidades e características para chamar a atenção, mas isso não é o correto. Seja o mais objetivo possível e acrescente apenas aspectos que serão diferenciais para a vaga que você deseja garantir. Lembre de não usar tantos adjetivos que, por mais impactantes que sejam, não irão revelar nada sobre o seu perfil profissional. Foque no que é importante de fato e não em escrever mais!

 

 

 

  1. Preparar uma formatação equivocada

 

 

Para que o seu currículo chame a atenção, você não precisa preparar uma formatação cheia de detalhes, cores e elementos. O visual é importante, assim como a organização das informações, mas o que importa é o conteúdo. Então, cuidado ao preparar o design, pois o que precisa chamar a atenção são as suas qualificações! Não se prejudique tentando deixar o currículo “mais a sua cara”.

 

 

 

  1. Esquecer os dados para contato

 

 

Não esqueça de incluir informações pessoais e de contato (como telefone e e-mail) e preste muita atenção para não cometer erros! Se você está em busca de uma vaga, precisa estar atento, principalmente, ao seu e-mail e ao seu telefone. Essas são as principais formas que os responsáveis pela seleção irão entrar em contato e, se você utiliza sites de vagas como o VOE ALTO, o portal exclusivo do aluno UNISUAM, deve ficar de olho lá também. Já pensou perder uma vaga só porque não viu um e-mail ou colocou um número de telefone errado? Ah! E lembre-se de ter um e-mail profissional. Nada de colocar e-mails da época da adolescência com usuários como “gatinhacarioca”, “morenosaradao”! Use sempre o seu nome e sobrenome, abreviados ou não.

 

 

 

  1. Incluir atividades que não são extracurriculares

 

 

Se você não tem experiência profissional, saiba que cursos e projetos que acrescentem experiência a sua vida acadêmica contam (e muito!) no currículo. Inclusive, na UNISUAM temos o Pra Quem Faz, a  plataforma de cursos livres que te ajuda a ter mais um diferencial no seu currículo. Mas, não pense em mentir dizendo que fez um curso que não fez ou incluir aquela viagem a passeio como uma viagem de intercâmbio.

 

 

 

  1. Mentir

 

 

Esse é o pior erro que pode ser cometido. Ao colocar informações falsas no seu currículo, você está vendendo um produto que não é. A pessoa responsável precisa te escolher (e te contratar!) pelo que você é, então não importa ter um currículo caprichado na base da mentira, nem o melhor tipo de lábia na entrevista, se depois você não demonstrar do que é capaz. A melhor coisa que você pode fazer é se dedicar ao que quer para o seu futuro, se aperfeiçoar e, então, conseguir a tão sonhada vaga de estágio ou emprego.

 

 

Quer mais dicas de como melhorar o seu currículo?

Confira 5 dicas para te colocar agora no mercado de trabalho

 

 





Mariana Mortani

Por

Mariana Mortani é estudante de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Foi colunista do Pauta Rio, do site da autora Isabela Freitas e tradutora de Inglês, Espanhol e Italiano do autor argentino Hugo Accardi. Em 2014, organizou a primeira Feira Literária da Zona Norte do Rio de Janeiro; em 2017, publicou o seu primeiro livro; e, desde 2012, atua no mercado literário com leituras críticas, traduções, entrevistas e cobertura de eventos. Atualmente, está estagiando no setor de Comunicação e Marketing da UNISUAM e possui um canal no YouTube sobre cinema e literatura com mais de 1 milhão de visualizações.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Nenhum comentário