Obrigado e volte sempre! Segue o fluxo…


Obrigado e volte sempre! Segue o fluxo…

Novos desafios se apresentam nesse cenário de retomada gradativa das atividades do varejo e enfrentando o ditado que diz que “se conselho fosse bom não se dava ”, gostaria de deixar uma recomendação, afinal, tudo é sobre sugestão e adesão, sendo assim, 

ACERTE NA PRIMEIRA VEZ, porque alguém vai acertar.


👉 Lojifique-se – Seja cada vez mais loja

Para o varejista que possui o consumidor como eixo, que propõe e controla as suas ofertas de maneira propositiva e que possui um bom relacionamento com o seu canal abastecedor, não se trata de RETOMADA, mas, sim, de RECOMPATIBILZAÇÃO

Esse é o grande ponto a ser tratado na reconstrução dos FLUXOS, de abastecimento, de processos e de PÚBLICO.


👉 Prazer, meu nome é loja!


A interrupção mais brutal que observamos foi a do FLUXO de pessoas nas ruas e isso gerou um impacto IMEDIATO nos PROCESSOS DE OFERTA dos varejistas e acelerou um processo natural de adesão das plataformas de conveniência de consumo e das funções logísticas operacionais. 


Mas, afinal, para onde olhar? Ser estratégico nunca foi tão fundamental.


Estamos vivendo a RUPTURA nas cadeias de abastecimento e o que falta nesse momento é produto e, como sempre destacamos aqui, compreenda a sua FUNÇÃO LOGÍSTICA dentro do canal. 

O seu ESTOQUE é o seu patrimônio e o CONSUMIDOR É O AGENTE REALIZADOR dos seus resultados econômicos. Esse consumidor está com o DESEJO de consumo extremamente aguçado, mas isso não SIGNIFICA que ele irá VOLTAR. Ele pode até comprar por impulso, mas só retorna PELO SIGNIFICADO.


👉 Consumidor como Eixo + Comunicação = Alma do Negócio


A sua função estratégica passa a ser compatibilizar o seu estoque atual com a nova estrutura de necessidades apresentada pelo consumidor nesse momento e a sua INTENÇÃO EMPRESARIAL precisa ser que o cliente VOLTE A PÔR OS PÉS DENTRO DA SUA LOJA.

Nada tem mais valor do que isso e tivemos a certeza disso quando “o cliente sumiu ” devido aos efeitos da pandemia. Ficou muito claro que não existe cliente chato, porque CHATO É NÃO TER CLIENTE.

Não cometa o erro de julgar o consumidor e entenda que ele não quer comprar o produto mais barato, ele quer comprar o PRODUTO CERTO e quer ter uma EXPERIÊNCIA POSITIVA com você. Estude sobre VALOR AGREGADO, acople serviços na sua plataforma de ofertas e construa uma proteção para as suas margens e resultados.


👉 Você oferta, mas o consumo é do cliente

Oriente todos os seus processos para atrair o consumidor a estar novamente com você. 

A melhor experiência é sempre a próxima e lembre-se que por mais que o cliente queira ser seu, você OFERTA, mas é ele quem decide CONSUMIR.

Entenda definitivamente que o maior ponto de sucesso desse processo de compatibilização é o consumidor voltar na sua loja e que, na primeira venda, você está preparando a próxima.


Aqui agradeço pelo tempo e leitura com um sonoro “Obrigado e volte sempre!”. 



Assista à Minissérie Especial – Retomada do Varejo em meio à crise do Covid-19 e fique por dentro de tudo que está rolando nesse universo!


A UNISUAM, em parceria com a Academia do Varejo, disponibiliza, gratuitamente, a minissérie especial Retomada do varejo em meio à crise do Covid-19.

Com 3 episódios, a minissérie nasce com o propósito de gerar relacionamentos locais, resgatar o amor pelo consumidor e garantir a longevidade do pequeno e médio lojista.

Direcionada a empresários, profissionais do varejo e estudantes, a produção, que traz Arapuan Motta Netto – Reitor da UNISUAM como mediador, conta com as participações especiais de Ricardo Reuters – Fundador da Atalho Consultoria, Marketeiro Estrategista e Especialista em Varejo Físico & Jeronimo Venetillo – Sócio da Mega Venetillo e Diretor de Marketing da Rede Citylar.


ASSISTA AGORA!






Ricardo Reuters

Por

Fundador da Atalho Consultoria. Marketeiro estrategista, especialista em Varejo Físico. Atua na indústria nacional, criando novas experiências de compra para os consumidores com base no significado dos produtos e marcas em suas vidas.

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