Objetivo profissional – Como descobrir o meu?


Objetivo profissional – Como descobrir o meu?

Certamente, você já deve ter se perguntado, algumas vezes, o seu propósito de vida, de carreira ou, ainda, o objetivo profissional.

E quantas vezes você não conseguiu encontrar a resposta? Perdeu as contas, né? 😬

A palavra propósito está em voga e parece que existe, cada vez mais, uma espécie de obrigatoriedade de a pessoa encontrar o seu objetivo profissional. Mas, não se preocupe… É comum encontrarmos pessoas que não sabem qual o seu propósito para a carreira e, em função disso, ainda não descobriram, de fato, o seu objetivo profissional.


👉 12 características que o mercado espera do jovem profissional


Edna de Oliveira, Vice-Reitora de Gente e Gestão da UNISUAM, afirma que algumas pessoas demoram mais para descobrir a sua trajetória profissional. Às vezes, ficam preocupadas com o que vão fazer para o resto da vida.  

“Podemos ser mais leves. Testar várias carreiras. Ter em mente que podemos replanejar, a qualquer momento, a nossa carreira nos abre muitas possibilidades de desenvolvimento”, destaca ela.


👉 10 maneiras de ganhar experiência profissional na faculdade

Um levantamento realizado pela Harvard Business Review, em parceria com a The Energy Project, com cerca de 12 mil executivos de diferentes empresas, mostra que aqueles que enxergam algum propósito em sua atividade sentem 1,7 vez mais satisfação no trabalho, tornam-se 1,4 vez mais engajados, e, portanto, têm três vezes mais chances de  permanecer no emprego atual. 

Já um estudo mais recente, comandado pelo professor de Harvard, Shawn Achor, descobriu que 9 entre 10 pessoas estariam dispostas a trocar uma porcentagem de seus ganhos ao longo da vida por um trabalho com mais propósito.

“É importante descobrir o nosso propósito neste planeta. O motivo da nossa existência. Ao encontrar o que nos move,  seremos mais resilientes com as dificuldades que teremos no percurso”, observa Edna.

Saiba o profissional que você quer ser! 😉


Confira 4 dicas que vão te ajudar a descobrir o seu objetivo profissional e alguns caminhos para chegar lá! 


1 – O que você quer trazer para o mundo?

Tenha isto em mente em todos os momentos de decisão de carreira: você precisa acreditar no que faz.

Esse alinhamento entre o que você acredita e o trabalho que desenvolve é um dos pontos fundamentais para encontrar o seu propósito profissional. Pode ser que esteja fazendo algo que te remunere muito bem em uma empresa bacana, mas o sentimento de incoerência domine e te leve até a infelicidade.

Busque trabalhar com algo que esteja conectado com aquilo que você quer trazer para o mundo, impactando positivamente a vida das pessoas, mesmo que indiretamente.


2 – O que você quer fazer?

Invista no autoconhecimento. Quanto mais você se conhecer, mais fácil será descobrir o que você quer fazer, que tipo de trabalho, cargo e estilo de empresa combina com você.  Esse é o caminho para você ser feliz no trabalho.

Definir o que você gostaria de fazer vai te ajudar a traçar um caminho mental a ser percorrido, facilitando na hora de planejar os objetivos menores que compõem o seu plano maior: o de alcançar a felicidade no trabalho.


3 – Como a sua vida pessoal pode andar no mesmo passo que a profissional?

O seu momento de carreira tem o mesmo peso que a sua fase de vida. É errado pensar que a vida pessoal caminha em um ritmo diferente da profissional: o ideal é um trabalho que se encaixe em ambas as frentes.

Muito além de objetivos profissionais encontram-se os seus desejos pessoais. Pense que o sucesso é uma construção de pontos positivos, que adicionam satisfação à sua vida, sendo impossível de ser alcançado trabalhando sob apenas uma ótica.


4 – Onde você contribui com mais valor?

Conheça as suas forças e habilidades e pense onde você poderia aplicar os seus conhecimentos e experiências.

Não subestime as suas habilidades naturais e o conhecimento que acumulou até aqui: mesmo que você não queira seguir na sua carreira de formação e precise buscar cursos ou treinamentos complementares, o seu background continuará sendo útil para empreitadas em outras áreas.

Considerando isso e o que você deseja trazer para o mundo, pense: quais são os lugares em que eu poderia agregar valor e realizar um trabalho alinhado às minhas aspirações?


Vem ser UNISUAM e esteja pronto para o mercado!

MATRÍCULAS ABERTAS


Conheça os cursos de Graduação UNISUAM!





Luana Medeiros

Por

Analista de Comunicação e MKT/Jornalista/Revisora - Especialista em produção de conteúdo com foco em alta performance

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário