O curso de Educação Física comemora 10 anos de sucesso!!!


O curso de Educação Física comemora 10 anos de sucesso!!!

logo-edufis-10anos-corujito

Em ritmo de festa e muita união teve início, às 19h, do dia 13/11, as comemorações dos 10 anos do curso de Licenciatura de Educação Física da UNISUAM.

Com a presença massiva dos corpos docente e discente, um flash mob foi apresentado no pátio da Unidade Bonsucesso, empolgando a toda a comunidade acadêmica. A coreografia fez tanto sucesso que o público pediu um “bis” a Professora Adriana Martins, que prontamente atendeu a vontade do público.

Dando prosseguimento às festividades, no dia 14/11, foi realizada uma palestra do Pró-Reitor de Ensino, Prof. Carlos Alberto Figueiredo, que contou para o auditório lotado um pouco sobre a origem e a evolução da Educação Física no mundo. Outro tema recorrente na fala do Prof. Carlos foi a igualdade e o respeito entre os seres humanos. “Tolerância religiosa, sexual ou com qualquer outra diferença é pouco, nós exigimos respeito.” , declarou o Pró-Reitor que, ao final de sua explanação, recebeu um certificado de homenagem por sua participação na solenidade.

Às 14h, o Auditório Amarina Motta foi palco de um show de talentos com os grupos de dança dos Projetos de Extensão da Instituição e artistas “pratas da casa” do curso de Educação Física, que levantaram a plateia. Durante o evento alunos destaques, professores e atletas UNISUAM foram homenageados e emocionaram aos presentes com palavras de gratidão, incentivo e esperança aos graduandos.

Durante 10 anos de existência do curso na Instituição, diversos prêmios foram ganhos e o mais importante, grandes profissionais se formaram. Atualmente, o curso é coordenado de maneira exemplar pela professora Adriana Martins que, junto com o corpo docente da Instituição, dá continuidade a essa trajetória de sucesso.

Nessa primeira década de existência, vários eventos foram realizados em parceria com o curso de Educação Física e alunos se destacaram participando dos Projetos de Extensão e de projetos pessoais.  Um deles foi Eduardo Duarte que, em 2008, foi matéria da Newsletter e de grande parte da mídia nacional e internacional por ser o primeiro técnico da Seleção Brasileira  de Judô para Surdos e coordenador do projeto “Valorizando as Diferenças”.

Ao longo de sua existência, diversos Projetos de Extensão da UNISUAM foram criados para interagirem com o curso, são eles: “Vida Corrida”, que é uma academia ao ar livre; “Saúde Não tem Idade”, que incentiva a prática de exercícios para idosos em Irajá; “Iniciação Esportiva”, em Del Castilho; “Grupo de Dança da Terceira Idade UNATI” e a “Academia-Escola”, que atende aos funcionários da UNISUAM com aulas de musculação.

Educação Física é muito mais que só o ato de orientar e ensinar a prática de atividades físicas é incentivar a busca por uma vida melhor, com saúde e disposição. O profissional que atua na área causa grandes efeitos na vida das pessoas que ensina e treina.  Afinal, desde o início das civilizações, a Educação Física é praticada, ainda que de forma simples e sem denominação, como forma de treinamento militar, médico ou diversão.

“Se o individuo não quisesse ou não estivesse determinado a se movimentar; nada conheceria. Se nada lhe resistisse, conheceria menos ainda, não suspeitaria de qualquer existência, nem mesmo teria a idéia de si.” Maine de Biran, em 1799

 

 

 





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário