Novos líderes do Ensino: Profª Marcia Soares Vieira assume a Coordenação do curso de Serviço Social UNISUAM


Imagem do Post

Fundado em 1973, já tendo formado mais de 10 mil profissionais, o curso de Serviço Social da UNISUAM já foi 2 vezes condecorado com o Mérito Carioca da Assistência Social, além de ter sido homenageado na Câmara dos Deputados do Estado do Rio de Janeiro pela Dep. AS. Edna Rodrigues.

O curso conta com professores, Mestres e Doutores, reconhecidos no mercado e infraestrutura direcionada para capacitar os futuros profissionais para o exame crítico das transformações da sociedade, direcionado a uma atuação criativa na realidade social, articulando Ensino e atividades de Pesquisa e Extensão.

Com vistas à constante busca por excelência, à otimização e à adequação da estrutura curricular do curso, objetivando oferecer um movimento inovador de Ensino, que associa os métodos tradicionais e contemporâneos à tecnologia da informação, a Diretoria de Ensino apresenta a nova Coordenadora do curso de Serviço Social UNISUAM, Profª Marcia Soares Vieira.

 

Profª Marcia Soares Vieira – Coordenadora do curso de Serviço Social UNISUAM

“Sou Assistente Social há mais de 30 anos, com inserção no campo da execução e gestão de políticas públicas, especificamente na área da Saúde. Há 11 anos, sou Professora nesta Instituição, tendo assumido a responsabilidade pelo estágio há 4 anos”.

Após essa breve contextualização de sua trajetória profissional, Profª Marcia Soares Vieira revela que assumir a Coordenação do curso de Serviço Social UNISUAM, que tem 44 anos de tradição e reconhecimento no campo acadêmico e profissional, é uma grande satisfação e um novo desafio.

Desafio esse, segundo ela, de dar continuidade à gestão democrática e sólida no encaminhamento das diretrizes acadêmicas e institucionais, assim como de construir estratégias que contribuam para o fortalecimento do curso e uma formação profissional crítica, propositiva e de qualidade, procurando articular Ensino, Extensão e Pesquisa.

“Estar na Coordenação do curso demonstra o reconhecimento institucional ao trabalho desenvolvido na UNISUAM e se constitui uma fase de muitas expectativas de crescimento na carreira acadêmica e de contribuir com a Instituição e com o curso de Serviço Social”, declara Profª Marcia.

De acordo com a nova Coordenadora, a complexidade da atual conjuntura social nos provoca a buscar inovações para o campo acadêmico que mantenham a qualidade da formação profissional, a motivação dos professores e a sustentabilidade do curso. Neste sentido, a Coordenação do curso tem a função de mediar a relação entre o corpo docente e discente e a Instituição, de incentivar processos e propostas inovadoras para o curso, de assegurar a articulação interna e externa, dentre outras.

“É nesta direção que tenho o propósito de atuar, considerando o trabalho do corpo docente que construiu uma imagem sólida do curso na UNISUAM, reconhecido por profissionais, instituições, órgãos da categoria profissional e mercado de trabalho”, frisa ela.

Profª Marcia já adianta alguns dos pontos a serem reestruturados e as implementações que serão realizadas com o intuito de otimizar os processos acadêmicos. São eles:

 

– Fortalecer a aproximação entre Coordenação e o corpo docente e discente por meio dos espaços de participação institucionais (NDE e Colegiado);

– Reuniões regulares com os professores, além da criação do Fórum formado por representantes de turma e da Coordenação;

– Ampliar ações internas e externas que proporcionem visibilidade à Instituição e ao curso, contribuindo para a sustentabilidade/manutenção do mesmo;

– Apoiar os professores no desenvolvimento do trabalho em sala de aula, Extensão e Pós-Graduação;

– Promover eventos acadêmicos direcionados à área de Serviço Social com ampla divulgação externa para supervisores de campo de estágio, associações de moradores, escolas de Ensino Médio da região, mídia social e outras instituições;

– Desenvolver atividades acadêmicas articuladas com outros cursos e setores da Instituição;

-Realizar visitas às instituições do território: escolas, associações de moradores e outros espaços que concentrem população jovem concluintes do Ensino Médio e outras;

– Contribuir com a implementação do EAD em Serviço Social, objetivando uma formação profissional, conforme as diretrizes Curriculares do MEC e ABEPSS;

– Ampliar a articulação da Graduação com a Pós-Graduação, com a perspectiva da continuidade da formação profissional;

– Dar continuidade ao trabalho articulado com a Extensão e o Marketing na realização de atividades internas e externas;

– Fortalecimento da articulação com entidades/lideranças do território, com objetivo de dar visibilidade/divulgação à instituição, à profissão e ao curso de Serviço Social.

– Intensificar a divulgação do curso de Serviço Social nas redes sociais.

– Fortalecer o trabalho realizado com o setor de Carreiras UNISUAM no tocante ao estágio e ao mercado profissional;

– Sensibilizar profissionais da área e professores para a oferta de cursos “Pra Quem Faz” como forma de agregar conteúdos e debates importantes à formação profissional;

– Dar continuidade aos projetos extensionistas do curso, buscando maior articulação com a rede de serviços intra e intersetorial, divulgando os serviços oferecidos e estabelecendo estratégias de cuidado compartilhado da população atendida nesses projetos.

 

As ementas do curso têm sido avaliadas periodicamente pela Coordenação e pelo corpo docente com objetivo de atualizá-las e assegurar o conteúdo necessário à formação do Assistente Social na contemporaneidade, logo, manter a possibilidade de uma formação qualificada que viabilize a inserção do egresso no mercado de trabalho.

“Penso que quando temos o curso mantendo nota desejável no ENADE e no Guia do Estudante, egressos aprovados em concursos e inseridos no mercado de trabalho, estamos agregando valor ao curso e à Instituição, este é o nosso objetivo”, ressalta ela.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Nenhum comentário