Novos Líderes do Ensino: Prof. Marcelo Costa assume a Coordenação do curso de Educação Física e expõe suas propostas para esta nova etapa


Novos Líderes do Ensino: Prof. Marcelo Costa assume a Coordenação do curso de Educação Física e expõe suas propostas para esta nova etapa

04

O curso de Educação Física UNISUAM oferece duas habilitações: Bacharelado e Licenciatura. Na Licenciatura, o licenciado atua no Ensino Infantil, Fundamental e Médio, com uma metodologia de ensino ligada ao campo do Magistério, e no Bacharelado, o profissional se capacita em planejar, ministrar, avaliar e gerenciar as implementações do estudo e movimento do corpo humano em academias, clubes, empresas, projetos sociais e equipes multidisciplinares na área da Saúde. Partindo desta premissa e em uma busca constante pela melhoria do curso, a Diretoria de Ensino apresenta o Prof. Marcelo Gomes da Costa, que assumiu a coordenação do curso de Educação Física UNISUAM no início de 2017.

 

 

Prof. Marcelo Costa – Coordenador do curso de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física UNISUAM

“No final de 2016, estava de férias e recebi uma ligação de um amigo falando que o processo seletivo para Coordenador estava aberto e a vaga ainda não tinha sido preenchida. Me candidatei, passei por todo processo de avaliação e, no final de janeiro, recebi a resposta do interesse da UNISUAM”, conta o Prof. Marcelo sobre a sua candidatura e aprovação para a vaga de Coordenador do curso de Educação Física.

Com cerca de 20 anos de experiência à frente de cursos da área em outras Instituições de Ensino, o novo Coordenador do curso de Educação Física UNISUAM afirma que consegue enxergar claramente a necessidade que a Graduação tem de se relacionar com o mercado de trabalho por meio de empresas que dão visibilidade à área como, por exemplo, as Confederações e Federações Esportivas.

O Coordenador ressalta que tem o objetivo de aproximar ainda mais a Instituição de grandes empresas do segmento, a fim de promover parcerias concretas e dar oportunidade ao discente de vivenciar a realidade da profissão.

Com relação à estrutura curricular, segundo ele, até o final do primeiro semestre de 2017, o curso terá a instalação de um novo modelo da Licenciatura, elaborado pelo MEC e, ainda, a alteração da matriz curricular do Bacharelado.

O intuito é que a estrutura curricular das duas habilitações tenham disciplinas como a “Educação Física e o envelhecimento” e também outras disciplinas voltadas para a formação de Personal Trainers (Treinamento Funcional), áreas de atuação com grande importância para o curso, além de serem núcleos de conhecimentos com um crescimento extraordinário no mercado de trabalho.

Em busca da modernização do curso, a nova coordenação busca incessantemente por iniciativas que melhorem as condições de aprendizado dos discentes. O retorno da Academia Escola é uma delas. A Academia voltará à ativa com um modelo muito mais moderno, inovador e vanguardista. Outras novidades são a aproximação com empresas ligadas ao Comitê Olímpico Brasileiro e suas confederações e a parceria firmada com o Instituto Irmãos Nogueira, dos lutadores de MMA Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro, que visa contribuir para o desenvolvimento integral e possibilitar um futuro melhor para crianças e adolescentes de comunidades socialmente vulneráveis.

Entender as demandas do mercado é também uma das expectativas do Coordenador. Ele alega que as exigências que o MEC impõe devem obviamente ser atendidas, mas não apenas por questões regulatórias e, sim, para não deixar de compreender que a universidade é um local onde o aluno tem a sua vida transformada, agregando conhecimentos e informações com um novo olhar em relação ao mundo. “Tanto o MEC, quanto o mercado de trabalho e o crescimento cultural para o futuro egresso, devem ser atendidos pelo curso por meio de um trabalho que visa a qualidade voltada para a Educação Física”, finaliza ele.

 

 

 

Minicurrículo

Doutorando em Ciências do Desporto – Universidade de Coimbra – Portugal; Mestrado em Educação – Universidade Estácio de Sá; Mestrado em Ciência da Motricidade Humana – Universidade Castelo Branco; MBA em Gestão Estratégica de Instituições de Ensino Superior – Universidade Estácio de Sá; Graduação em Educação Física – Universidade Castelo Branco.

Possui 30 anos de experiência nas áreas de Ginástica, Futsal e Gestão e 25 anos de experiência no Magistério no Ensino Superior, Graduação e Pós-Graduação, além de ter cerca de 20 anos de experiência na Gestão de grandes Academias de Ginástica no Rio de Janeiro e 20 anos de experiência de Gestão no Ensino Superior.

Atuou como palestrante em diversos Congressos Nacionais e Internacionais na área de Educação Física e do Esporte, autor dos livros Ginástica Localizada e Grupos Heterogêneos e Coautor de Reflexões sobre o Corpo e Lutas, Conselheiro do Conselho Regional de Educação Física do Rio de Janeiro e Espírito Santo – CREF1, Membro da Comissão de Ética do Conselho Federal de Educação Física – CONFEF e Sócio-Diretor da Prime Sport – empresa de Consultoria e Desenvolvimento Profissional em Educação Física.

Ganhou 4 prêmios nacionais: TOP ENAF / Profissional do Ano Fitness & Academia; TOP ENAF – Profissional do Ano Sport Medicine; TOP FIEP – Professor do Ano; CONFEF – Medalha Manoel José Gomes Tubino.

 

 

 

 





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário