Novos Líderes do Ensino: Diretoria de Ensino apresenta o novo Coordenador do curso de Engenharia Civil, Prof. Vinícius de Oliveira


Novos Líderes do Ensino: Diretoria de Ensino apresenta o novo Coordenador do curso de Engenharia Civil, Prof. Vinícius de Oliveira

DSC_0068 cópia

O curso de Engenharia Civil UNISUAM, ao longo dos seus 30 anos de existência, tem a missão de possibilitar uma formação sólida aos seus alunos, inserindo uma visão de responsabilidade socioambiental, além de estimular o desenvolvimento, o autoaprendizado e as capacidades crítica e pessoal em combinação com as técnicas, práticas, habilidades e conhecimentos adquiridos dentro e fora da sala de aula. Partindo desse princípio, a Diretoria de Ensino apresentou, no início de 2017, o Prof. Vinícius Machado de Oliveira como o novo Coordenador do curso de Engenharia Civil UNISUAM.

 

 

Prof. Vinícius Machado de Oliveira – Coordenador do curso de Engenharia Civil UNISUAM

Após uma série de entrevistas feitas pela Vice-Reitora de Recursos Humanos, Edna de Oliveira; pelo Diretor de Ensino, Prof. Eduardo Halpern; juntamente com o Líder das Engenharias, Prof. Marcelo Vinícius; e em sua fase final de seleção, com o Reitor, Prof. Arapuan Netto; Prof. Vinícius Machado de Oliveira conta que sua permanência na Instituição foi aprovada e logo foram discutidas questões técnicas e de gestão para aumentar o reconhecimento do curso no mercado.

Prof. Vinícius conta que a Engenharia Civil é vista de forma condicional pela maioria das universidades e é um somatório de conhecimento e ferramentas que são passados para o aluno de forma que eles cheguem ao mercado de trabalho unindo as ferramentas adquiridas no decorrer do curso, com o propósito de prover soluções na medida em que o mercado demande.

Segundo o Coordenador, o discente, consequentemente, não sai com uma visão muito clara acerca da aplicabilidade do conhecimento adquirido na Graduação e, seguindo essa linha de raciocínio, sua proposta é formatar, de forma interdisciplinar, grandes empresas para que o aluno compreenda na prática como se deve unir as ferramentas absorvidas durante o curso.

Com relação à estrutura curricular, ele enfatiza que mudanças sucessivas podem causar embaraço para os alunos na montagem da grade. Porém, será feito um trabalho dentro das ementas atuais para adequação do conteúdo às exigências acadêmicas e mercadológicas. “Por exemplo, as disciplinas de Projeto Integrador I, II e III e o TCC, que são disciplinas nas quais, geralmente, o aluno tem dificuldade de compreender exatamente para que servem, e muitos que vieram por meio de transferência externa me perguntam se terão que cursar esse “tal” Projeto Integrador, porém esse é justamente um espaço de criação da visão metódica de negócio para o mercado de trabalho. Um espaço de criação, elaboração e que aproxima o aluno do pensar sistêmico, esticando um pouco mais a linha da pesquisa”, explica ele.

O Coordenador ressalta, ainda, que, mesmo em pouco tempo de gestão, já deu início ao processo de incentivo aos alunos para a participação nos Projetos de Iniciação Científica oferecidos pela UNISUAM, além de enfatizar a solicitação de algumas vagas para esses projetos com o intuito de abrir ainda mais o leque de informações para o graduando, de modo que ele não tenha apenas o conhecimento das ferramentas que ele já recebeu, mas que ele saiba somar isso em desenvolvimento e inovação.

Outra questão apontada por ele é o seu contentamento tanto com a infraestrutura oferecida pela Instituição quanto com o corpo docente. “A UNISUAM me surpreendeu positivamente. Quando eu recebi a notícia que viria para cá, não conhecia a faculdade fisicamente, então tentei formar uma imagem do que eu poderia encontrar aqui. Isso ao meu ver é muito natural, pois a gente sempre faz uma pré-avaliação ou uma pré-estimativa sobre tudo”, declara ele.

 

 

Minicurrículo

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Santa Úrsula – USU (1986), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2005) e Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2010). Atuou como professor convidado na Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Federal Fluminense entre 2003 e 2010 e como Professor de Gerenciamento de Projetos no curso de Engenharia Ambiental do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA entre agosto de 2002 e julho de 2006. Desde setembro de 2006 atua como Diretor de Desenvolvimento das empresas do grupo Viniplan, das quais é fundador e principal acionista. Tem experiência na área de Gerência de Projetos Complexos, com destaque para o planejamento de empreendimentos como construção e expansão de refinarias de petróleo, de usinas siderúrgicas, de minerações e portos, de usinas de etanol, de projetos de geração, transmissão e distribuição de energia, entre outros.

Desde fevereiro de 2017 atua como Coordenador do curso de Graduação em Engenharia Civil da UNISUAM.

 





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário