Novos Líderes do Ensino: conheça o Prof. Eduardo Murad, novo Coordenador dos cursos de Comunicação Social e Marketing UNISUAM


Novos Líderes do Ensino: conheça o Prof. Eduardo Murad, novo Coordenador dos cursos de Comunicação Social e Marketing UNISUAM

Eduardo Murad

Com mais de 40 anos de história, o curso de Comunicação Social UNISUAM propicia ao aluno o estudo das causas, funcionamento e consequências da relação entre a sociedade e os meios de comunicação de massa – rádio, revista, jornal, televisão, cinema, propaganda, internet – englobando os processos de informar, persuadir e entreter.

O curso, que oferece duas habilitações: Jornalismo e Publicidade e Propaganda, proporciona ao aluno uma interface dinâmica com o curso de Marketing por meio de atividades e disciplinas que se complementam. O curso de Jornalismo prepara profissionais para a realidade da interatividade com o público nas diversas plataformas pelas quais a audiência transita, mantendo compromisso com a verdade e promovendo a informação com espírito crítico e postura ética diante da sociedade, além de trazer a lógica da comunicação corporativa, produção de conteúdo para diversas plataformas e oportunidade de desenvolvimento das práticas do Núcleo Hans Donner de Comunicação.

O Curso de Publicidade e Propaganda forma profissionais multitarefas, com conhecimento aprofundado em novas mídias, capacitados a encontrarem soluções inovadoras para as demandas do acelerado momento de transformação dos hábitos e costumes de consumo da sociedade moderna, além de proporem soluções de comunicação, compreenderem e auxiliarem as marcas para gerenciamento e construção de soluções, entendendo os públicos e avaliando tendências.

O curso de Marketing forma profissionais criativos, capazes de aliar competências e habilidades profissionais em soluções mercadológicas, com conhecimento para exercer funções de análise, planejamento, execução e gerência de projetos de Marketing, aptos a gerenciar o negócio como um todo, cuidar da relação com os stakeholders, mensurar e analisar resultados e pensar a abertura de novos mercados, ou seja, um profissional estratégico por excelência.

 

Prof. Eduardo Murad – Coordenador dos cursos de Comunicação Social e Marketing UNISUAM

Na constante busca pela melhoria dos cursos e para o desenvolvimento na formação de profissionais éticos e cidadãos, em consonância com a missão da institucional, no final de 2016, a Diretoria de Ensino apresentou o Prof. Eduardo Murad como novo Coordenador dos cursos de Comunicação Social e Tecnológico em Marketing.

Prof. Murad conta que já havia trabalhado com o atual Diretor de Ensino da UNISUAM, Prof. Eduardo Halpern, em outra instituição. Prof. Halpern, que chegou à UNISUAM com o objetivo de promover uma reestruturação no Ensino, sugeriu o nome de Murad para estar à frente dos cursos e, após passar por diversas etapas do processo seletivo, que incluiu entrevistas com a Vice-Reitora Acadêmica de Graduação e Pós-Graduação, Profª Claudia de Freitas Lopes da Costa, a Vice-Reitora de Recursos Humanos, Edna Oliveira, e o Reitor, Prof. Arapuan Netto, Prof. Eduardo Murad foi convidado a assumir as coordenações. “Claro que eu aceitei”, enfatiza ele.

O novo Coordenador classifica o desafio dado a ele como interessante e inspirador, principalmente pelo fato do curso de Comunicação Social UNISUAM possuir mais de 4 décadas de atividades e já ter formado vários profissionais de destaque. Porém, ele acredita que agora o curso deve olhar para o futuro em função das mudanças estruturais que acontecem a todo instante nas áreas, pois sua preocupação é não só atender às atuais demandas, mas também atender futuramente ao mercado.

A infraestrutura da Instituição foi outro ponto positivo ressaltado por ele. Na opinião do Prof. Murad, o Núcleo Hans Donner – NHD, prédio exclusivo dos cursos de Comunicação Social e Marketing, que já possui 10 anos de existência, é uma ideia inteligente, com um enorme potencial de crescimento e, ainda, pode ser tornar uma referência mercadológica.

Entre as propostas do novo Coordenador para sua gestão, juntamente com a Diretoria de Ensino, estão o redesenho e investimento na melhoria dos espaços que a Instituição possui, bem como a revisão e reestruturação das matrizes curriculares dos cursos e, com a ajuda de instituições como o Sindicato dos Jornalistas, ABI, APB, ABA e ABMN, será feito o estreitamento dos laços dessas organizações com os discentes.

Segundo Prof. Murad, coordenar cursos como estes tem sido um prazer porque ele tem tido uma recepção muito positiva tanto dos professores quanto dos alunos. “Esta oportunidade é maravilhosa. Desde a minha chegada à UNISUAM tenho visto um grande desejo de transformação nos rostos dos professores e é possível perceber que a Diretoria Acadêmica está com uma visão muito clara com relação ao caminho que podemos tomar”, enfatiza ele.

O novo Coordenador crê que é possível fazer, em até menos tempo do que ele imagina, uma grande revolução nos cursos por ele assumidos, porém é necessário que todos trabalhem em conjunto. “Um coordenador sentado dentro de uma sala não consegue fazer absolutamente nada. Isso é uma questão de trabalho de equipe, um trabalho orgânico, que precisa da ajuda do aluno, do professor, da estrutura, das áreas. Sozinho não se faz nada!”, finaliza Prof. Eduardo Murad em tom esperançoso.

 

 

Minicurrículo

Doutor em Comunicação pela ECA – USP, desenvolveu, por meio da ONG Dialog projetos de investimento social e gestão de impacto de empresas como Shell, Vale do Rio Doce, Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, Portal do Voluntário e Accenture. É consultor associado do Ideia Café, onde realizou projetos para clientes como DNV, Geosoft, Projac – Globo/RJ e CSU. Sócio da Consultoria Organica, atendeu a empresas como a Andrade Gutierrez. Atuou, ainda, como Coordenador da Pós-Graduação em Comunicação Organizacional Integrada e em Gestão do Entretenimento da ESPM-RJ, Coordenador Acadêmico das Graduações de Comunicação (Jornalismo e Propaganda & Marketing) do IBMEC e Coordenador do MBA em Comunicação Estratégica do Ibmec. Atualmente, é Professor da Universidade Federal Fluminense – UFF/IACS, Professor do Mestrado de Administração – IBMEC e Coordenador das Graduações de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda) e Marketing da UNISUAM.

Produziu diversos artigos e capítulos de livros, é autor das obras: “Comunicação e Economia Verde” (Editório), “Negociação Empresarial (Editora Saraiva) e “Rio Circular: A cidade em pauta” (Editora Autografia). É profissional certificado de Execitive Coaching, Life Coaching e Professional Coaching e trabalha com Mentoring.





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 comentário

  • Avatar Eduardo de Souza Moraes disse:

    É muito bom ter um profissional altamente capacitado e interessado em modificar o sistema de ensino.Foi bom saber que o senhor tem livros publicados, que futuramente eu os comprarei. Espero que obtenhas sucesso. Sou aluno de jornalismo. Levar o aluno desta área a pensar e idealizar cada vez é uma maneira de elevar a sua visão mercadológica e empresarial.