Novos Líderes do Ensino: conheça a nova Coordenadora do curso de Direito UNISUAM


Novos Líderes do Ensino: conheça a nova Coordenadora do curso de Direito UNISUAM

thumbnail_04

O curso de Direito UNISUAM, ao longo de seus 40 anos de funcionamento, visa atender às demandas sociais da região em que é ofertado, bem como as necessidades apontadas nos resultados obtidos a partir das avaliações endógenas e exógenas já referidas, de modo que, frequentemente, procura rever e atualizar as suas abordagens, formas, atividades, recursos e metodologias de ensino empregadas. Partindo desta premissa e em uma busca constante pela melhoria do curso e da ampliação das perspectivas do nosso corpo discente, o Ensino trouxe a Prof. Andréia Fernandes Almeida, que assumiu a coordenação do Direito UNISUAM.

 

Prof. Andréia Fernandes Almeida – Coordenadora do curso de Direito UNISUAM

Convidada a assumir a coordenação do curso de Direito da UNISUAM no início de 2017, a Prof. Andréia Fernandes Almeida tem como desafio fortalecer e estruturar novos projetos e, dessa forma, estimular o processo de aprendizado e uma série de inovações referentes ao corpo discente do curso.

De acordo com ela, alguns fatores acrescentarão muito no desenvolvimento acadêmico dos alunos, como a criação do Projeto OAB, que consiste em aulas específicas e preparatórias para o Exame da Ordem, ministrada por professores de cursinhos, visando priorizar o aumento do rendimento dos futuros Bacharéis na realização da prova, para que ele seja capaz de exercer a Advocacia.

A Coordenadora afirma, ainda, que dentre outros projetos, os estudantes do curso serão submetidos a uma série de atividades extras, tais como leitura, interpretação textual, conhecimentos gerais, resolução das questões do ENADE. Tanto o aluno concluinte, quanto o ingressante, passarão por esta preparação para o exame, que ocorrerá em 2018.

Um dos primeiros investimentos realizados pela nova gestão no Núcleo de Práticas Jurídicas – NPJ UNISUAM foi a contratação de novos docentes, em tempo integral, para atuar na elaboração de peças processuais e no auxílio do aluno ao atendimento da comunidade. Os novos professores se dedicarão exclusivamente aos discentes e haverá, também, outros dois professores, que já pertenciam ao corpo docente da Instituição, que ficarão incumbidos de acompanhar os processos e audiências dos moradores do entorno.

A reformulação da estrutura curricular também está dentre as propostas da nova Coordenadora, que tem como foco adequar o conteúdo das ementas ao atual contexto social e acadêmico, além de implementar a construção coletiva dos Planos de Ensino e Planos de Aula, criar uma tutoria para Monografia e promover a revisão da tabela de Atividades Complementares.

“O intuito é que a longo prazo o curso tenha capacidade de formar o egresso para o mercado de trabalho, que o índice de aprovação na prova da OAB seja cada vez mais elevado e que com essas medidas implementadas na Graduação cooperem no alcance do conceito máximo no MEC (nota 5)”, ressalta ela.

 

 

Minicurrículo

Doutora e Mestre em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Pós-graduada em Direito Privado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora de Direito Civil em cursos de Graduação e Pós-Graduação e ex-Professora do Departamento de Direito Aplicado da Universidade Federal Fluminense (UFF). Orientadora de Monografia. Membro do corpo editorial da Revista de Direito da Faculdade Guanambi. Bolsista de Projeto de Pesquisa Produtividade (2017-2018). Professora-Orientadora do Programa de Iniciação Científica (PIBIC 2015-2016 e 2016-2017), além de atuar como Coordenadora de Curso de Direito desde 2013. Participou de avaliação in loco pelo MEC, obtendo o grau máximo. Atuou como Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) de diversas unidades. Foi membro integrante do grupo de trabalho de revisão do Modelo de Atividade Acadêmica Complementar. Participou ativamente do Processo de Transferência Assistida (PTA) da Universidade Gama Filho.  Atualmente, coordena o Curso de Direito UNISUAM.

 

 





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 comentário

  • Avatar Lineu da Costa Amorim disse:

    Brilhante iniciativa coordenadora, a Unisuam estava precisando desta inovação, portanto, sucesso em todos os seus projetos!