Novo curso UNISUAM: Engenharia de Alimentos


Novo curso UNISUAM: Engenharia de Alimentos

engenharia-de-alimentos

Atualmente, a profissão de Engenheiro de Alimentos está muito difundida, principalmente, nos países desenvolvidos e industrializados. Além disso, estes criam intercâmbio com o Brasil, possibilitando o contato com tecnologias de ponta, para posterior adaptação e aplicação às nossas condições.

O profissional desta área é formado para atuar em escala industrial, cuidando de todas as etapas de preparo e conservação de alimentos de origem animal e vegetal. Além disso, desenvolve tecnologias limpas e processos para aproveitamento de resíduos. A indústria alimentícia é, sem dúvida, o principal campo de atuação desse engenheiro. Mas ele pode trabalhar, ainda, em indústrias fornecedoras de equipamentos, embalagens e aditivos.

A UNISUAM agora oferece o curso de Engenharia de Alimentos, que vem formar com os cursos de Engenharias, Gastronomia e Nutrição um núcleo de formação acadêmico-profissional, em que as técnicas e os conhecimentos usados na fabricação, na conservação, no armazenamento e no transporte de alimentos industrializados são estudados, pesquisados e desenvolvidos na prática. Venha fazer Engenharia de Alimentos na UNISUAM!

 

Tipos de atividades exercidas pelo Engenheiro de Alimentos

Produção/Processos

Planejar, implementar, racionalizar e melhorar processos e fluxos produtivos para incremento da qualidade e produtividade e para redução dos custos industriais, incluindo a parte de automação.

Garantia da Qualidade

Determinar padrões de qualidade e procedimentos operacionais para os processos desde a matéria-prima até o transporte do produto final. Planejar e implementar estruturas para análise e monitoramento destes processos, treinar pessoal para prática da qualidade como rotina operacional. Organizar métodos e sistemas de controle de qualidade das matérias-primas e do produto processado nas indústrias alimentícias.

Pesquisa e Desenvolvimento

Desenvolvimento de produtos e tecnologias com o objetivo de atingir novos mercados, reduzir desperdícios, reutilizar subprodutos e aproveitar os recursos naturais disponíveis. Criar e aperfeiçoar produtos, de acordo com as necessidades do mercado. Pesquisar e elaborar tecnologias de produção.

Projetos

Planejar, executar, implantar e fazer avaliação de viabilidade econômica de projetos de unidades de processamento (“plant lay-out”, instalações industriais, equipamentos, distribuição etc.), bem como avaliar a viabilidade econômica de novas indústrias, estudando as oportunidades de mercado, os custos, as instalações e os equipamentos.

Tratamento de resíduos

Definir métodos de descarte, reciclagem e possível reaproveitamento de resíduos da indústria alimentícia, protegendo o meio ambiente.

Comercial / Marketing

Utilizar do conhecimento técnico como diferencial de Marketing na prospecção e abertura de mercados, na assistência técnica, no desenvolvimento de produtos junto aos clientes e apoio à área de Vendas. Comercializar matérias-primas, aditivos e equipamentos para indústrias alimentícias e também produtos de toda a cadeia produtiva de alimentos para o consumo.

Fiscalização de Alimentos e Bebidas

Atuar junto aos órgãos governamentais de âmbito municipal, estadual e federal, objetivando o estabelecimento de padrões de qualidade e identidade de produtos, e na aplicação destes padrões pelas indústrias, garantindo, assim, os direitos do consumidor.

Consultoria

Auxiliar na implantação e administração de unidades industriais, quanto aos aspectos relevantes como instalações, aspectos legais, tecnologia de processamento, garantia da qualidade, entre outros.

Docência

Atuar na formação de profissionais na área de Engenharia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, bem como em áreas correlatas. De modo geral, para ensino em cursos de Graduação, é exigido Mestrado e/ou Doutorado.

 

Engenharia de Alimentos? A UNISUAM tem!

Conheça o curso http://www.unisuam.edu.br/index.php/objetivos-engenharia-de-alimentos e inscreva-se no Vest UNISUAM em http://hotsite.unisuam.edu.br/vest/

Para mais informações entre em contato pelo telefone (21) 3882-9797 ou procure a Secretaria Geral da UNISUAM.





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário