Networking – 10 dicas pra começar o seu já na faculdade


Networking – 10 dicas pra começar o seu já na faculdade

Você sabia que a melhor maneira de criar oportunidades é por meio de uma rede de contatos? E sabe quem é uma grande aliada na construção desse networking? A faculdade!  

A faculdade é o lugar ideal para começar a construir uma rede de relacionamentos, uma vez que o ambiente propicia estar sempre em contato com profissionais da sua área, formar parcerias, conseguir boas indicações de emprego e negócios, construir empreendimentos e adquirir conhecimento.


👉 10 maneiras de ganhar experiência profissional na faculdade

Aqueles que conseguem aproveitar os benefícios oferecidos por meio do networking, ainda no período da faculdade, estão sempre um passo à frente dos seus futuros concorrentes, já que muitas oportunidades não são divulgadas amplamente na internet e em jornais, mas vêm da sua rede de contatos.

Confira 10 dicas que vão te ajudar a começar fazer networking já na faculdade!


10 dicas pra você começar o seu networking já na faculdade


1 – Frequente cursos e palestras da sua área de atuação

Pratique networking de forma intencional, participando de palestras, seminários, workshops, congressos, lançamentos de livros da sua área de atuação. Aproveite a ocasião para encontrar interesses comuns, isso gera empatia. Vá preparado para trocar cartões de visita.


2 – Esteja sempre presente 

A faculdade vai muito além da sala de aula. Geralmente, há diversos laboratórios, biblioteca, área de convivência, entre outras instalações. Aproveitar esses espaços para conhecer pessoas diferentes e expandir a sua rede de contatos é fundamental.

Fora isso, há a possibilidade de conversar com funcionários, alunos de outros cursos e áreas e obter conhecimento diferente daquele que está habituado. Portanto, além de acompanhar as aulas, aproveitar um pouco mais da faculdade é algo benéfico para a sua carreira.


3 – Faça monitoria voluntária na faculdade

Muitas instituições de ensino oferecem aos estudantes a possibilidade de fazer monitoria voluntária. A função consiste em oferecer apoio a professores, laboratórios e auxiliar demais alunos. 

Essa é uma oportunidade para cumprir as horas obrigatórias de atividades complementares e, em muitos casos, contam como estágio. Mas, principalmente, ajuda a construir networking! Afinal, o monitor estará em contato diariamente com muitas pessoas, tanto da sua área quanto de outras. Com isso, poderá conversar, identificar afinidades e, talvez, futuramente, fechar parcerias. Seguramente, a atividade será muito produtiva para o estudante.


4 – Mantenha conversas frequentes com os professores

Os primeiros mentores de carreira são os professores, profissionais com vasto conhecimento acadêmico e de mercado, que podem trazer muito conhecimento, informação e boas dicas aos alunos. Logo, manter contato mais próximo com os mestres é fundamental para fazer networking ou, no mínimo, ter uma conversa interessante e muito inteligente!


5 – Valorize a relação com os colegas

Não são só os professores que tem algo a oferecer. Os seus colegas, por mais que estejam no mesmo momento profissional que você, também são ótimos contatos para compor o seu networking. Por isso, não deixe de valorizar a sua relação com os colegas de faculdade. 

Preze pela educação, inclusive nos momentos de discussão em sala. Também contribua com as pessoas na realização de trabalhos e outras atividades. A sua imagem na Graduação influencia bastante o profissional que você se torna. É importante construir relações respeitosas na faculdade, já que são os seus colegas que estarão do seu lado nos trabalhos e provas durante a Graduação e poderão trocar experiências profissionais depois de formados. 

Outra boa dica nesse ponto é não se limitar à sua turma. Procure conhecer pessoas de outros semestres e de outras instituições.


6 – Participe de grupos de estudo

O período universitário oferece muitas possibilidades aos jovens, como, por exemplo, os grupos de estudo, que são reuniões de estudantes para pesquisar e entender um tema de interesse de todos. Além de produzirem conhecimento sobre diferentes áreas, esses grupos contribuem para que pessoas com interesses em comum possam se conhecer.

Essa é uma das grandes possibilidades de fazer networking na faculdade, pois haverá convivência com aqueles que têm os mesmos objetivos e afinidades. Isso é algo que pode ocasionar grandes parcerias futuras. Se ainda não tiver um grupo de estudos que seja do seu interesse, inicie um novo, pois a proatividade também é algo muito valorizado na carreira.


7 – Participe da empresa júnior 

Geralmente, as faculdades possuem empresas júnior para que os estudantes possam praticar o que está sendo ensinado em sala de aula. Existem para as mais diferentes áreas, como jornais, agência de publicidade, agência de inovação e muitos outros.

Os alunos devem aproveitar a oportunidade para adquirir conhecimento e experiência de mercado, que contará muitos pontos ao procurar uma vaga de emprego. Além disso, essa é uma boa chance de formar parcerias. Há muitas pessoas que se conheceram na empresa júnior da faculdade e, posteriormente, construíram o seu próprio empreendimento.


8 – Alimente este relacionamento

Troque informações e mensagens interessantes. Não construa um relacionamento e depois pare de nutrí-lo. Mantenha a sua rede próxima e ativa ou você terá perdido tempo e estará sempre com uma pequena rede de apoio.


9 – Esteja disponível

Seja solidário e se ofereça para ajudar quando for possível. Fazendo isso, você demonstra o interesse em fortalecer essa relação e dar apoio. Porém, é importante que seja de forma genuína, sem esperar nada em troca. 

Durante a faculdade, você vai encontrar várias possibilidades de colocar essa habilidade em prática, como ajudar um colega a estudar para uma matéria difícil ou emprestar livros e materiais. São tarefas simples, mas que certamente serão lembradas no futuro.


10 – Tenha visibilidade

Ter visibilidade é importante para que as pessoas se lembrem de você quando surgirem oportunidades. Além disso, elas precisam ter meios para encontrar o seu contato sempre que necessário. 

Com o uso cada vez maior da tecnologia, é fundamental ter redes sociais atualizadas — uma dica é apostar no LinkedIn, que tem um perfil profissional e é mais voltado para a carreira. Sempre que possível, publique e compartilhe conteúdos que sejam interessantes para os seus contatos. Assim, além de ser lembrado, você também se torna fonte de informação, o que aumenta a credibilidade.

Mas, não é apenas no ambiente virtual que você deve investir. Fora dele é importante se manter visível. Por isso, cumprimente as pessoas conhecidas e, sempre que possível, aproveite a oportunidade para conversar um pouco e se atualizar.



Vem ser UNISUAM e esteja pronto para o mercado!

MATRÍCULAS ABERTAS

Conheça os cursos de Graduação UNISUAM!





Luana Medeiros

Por

Analista de Comunicação e MKT/Jornalista/Revisora - Especialista em produção de conteúdo com foco em alta performance

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário