Meu primeiro currículo – Como fazer ?


Meu primeiro currículo – Como fazer ?

Aprenda a fazer o primeiro currículo com a quantidade certa de informações e um modelo simples e eficaz!


O currículo é o primeiro passo para conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Por isso, ele deve ser atraente o suficiente para os examinadores ou recrutadores selecionarem aquele candidato para a próxima etapa. 


👉 12 características que o mercado espera do jovem profissional

Afinal, além dele ser a conexão entre o candidato e a fonte empregatícia, é pelo currículo que o primeiro perfil do candidato será traçado. Nele, devem estar contidas todas as aptidões, competências e experiências que o candidato selecionado possui para assumir a vaga disponível. 



Mas, como fazer com que o meu currículo se destaque se eu não tenho experiência?

Calma! Todo profissional experiente no mercado já esteve na mesma posição que você e teve que dar o seu primeiro passo também.


👉 10 maneiras de ganhar experiência profissional na faculdade


Para te ajudar a fazer o seu primeiro currículo, confira um formato básico, com as principais informações que devem estar contidas, e algumas dicas dadas pela Diana Melo, Supervisora do Núcleo de Carreiras da UNISUAM, para que você possa tornar o seu currículo atraente mesmo sem ter experiência profissional!



1- Seja breve

Recomenda-se que o currículo tenha, preferencialmente, uma página. Por isso, edite, edite e edite, mantendo as informações que são indispensáveis para a oportunidade desejada. 


2 – Revise com atenção

Como os recrutadores recebem um volume alto de perfis, um simples erro de digitação pode lhe custar a eliminação antes mesmo do processo iniciar. Revise cuidadosamente o seu currículo antes de enviá-lo para que quaisquer erros de ortografia e gramática, bem como quaisquer inconsistências no formato (como usar diferentes estilos de marcadores) não passem despercebidos. 


3 – Atente para a descrição da vaga

Antes de enviar o seu currículo, verifique se você tem os requisitos mínimos solicitados pela oportunidade. Fique atento também ao formato de currículo solicitado e envie neste modelo. Alguns recrutadores pedem o currículo no corpo do e-mail, outros por anexo no e-mail e há vagas em que o cadastro é feito online. Utilize somente o formato indicado na descrição da vaga. 


4 – Design de currículo

Muitas pessoas ficam surpresas ao saber que o design do currículo é tão importante quanto o conteúdo. Mas, se considerar que o seu currículo tem menos de 20 segundos para causar a impressão certa, você entenderá porque deve ser atraente e fácil de ler. A primeira impressão pode não ser a que fica, mas certamente é a que pode te levar para a próxima etapa. 


Formato

Campos obrigatórios


Informações pessoais
As informações pessoais que devem ter no seu currículo são: nome completo, bairro e município que reside e formas de contato (telefone e e-mail).  Se você já tiver um perfil no LinkedIn, coloque o endereço dele também. 

Objetivo
Como a sua carreira está apenas começando, você pode indicar somente a sua área de interesse. Por exemplo, “Estágio na Área Financeira” ou  “Área Financeira”.

Formação acadêmica
Descreva a sua formação acadêmica. Aqui, é importante descrever o nome do curso + o nome da instituição + ano de conclusão.

Idiomas
É importante dizer qual é o seu grau de conhecimento em cada idioma listado, inclusive com nível de proficiência, se houver. Seja verdadeiro. Coloque apenas se realmente conseguir aplicar o conhecimento citado. 

Cursos extras
Inclua os cursos que estiverem ligados à área em que você está buscando uma vaga.

Informações adicionais
Para preencher esse campo, você precisa resgatar da memória tudo o que pode diferenciar o seu currículo dos concorrentes. Veja algumas dicas:


SE LIGA! 

👉 Informações adicionais que podem turbinar o currículo


Você se destacou em alguma matéria na faculdade?

Se você se saiu muito bem em alguma disciplina da faculdade, pode colocar essa informação no currículo para o primeiro emprego, principalmente se você estiver se candidatando a uma vaga relacionada a essa matéria. 


Você cursou disciplinas optativas que podem ser relevantes para a vaga que está disputando?

Se você cursou alguma disciplina que não está diretamente ligada ao seu curso, mas pode ser relevante para conquistar a vaga que você está querendo, esta é a hora de falar sobre ela. Demonstre que você buscou uma formação mais ampla e que fez isso pensando mesmo em se preparar melhor para o mercado de trabalho.


Você participou de atividades extras, voluntariado?

Se você participou de voluntariado, projetos especiais, teatro, equipe de esportes, entre outros, vale a pena incluir isso no currículo para o primeiro emprego. Essas atividades indicam que você pode ter desenvolvido algumas competências, como trabalho em equipe, e liderança, por exemplo.


Você trabalhou em empresa júnior ou no centro acadêmico?

Essas informações demonstram que você é proativo e já desenvolveu alguma experiência semelhante a um emprego formal, que exige responsabilidade e disciplina. Descreva no seu primeiro currículo quais foram as suas atividades na empresa júnior, por exemplo, por quanto tempo você realizou o trabalho e o que aprendeu com ele.


Você tinha alguma responsabilidade especial na escola ou na faculdade?

Assumir responsabilidades demonstra comprometimento e mostra que você não tem medo de trabalhar duro. Vale a pena mencionar que você participou de atividades de monitoria, deu aula de reforço ou foi representante de classe. Conte por que você decidiu fazer a atividade ou como foi escolhido para ela e o que você aprendeu. Se você organizou as finanças para uma festa de formatura, por exemplo, isso demonstra que você sabe lidar com dinheiro.


Quais são os seus hobbies?

O que você faz fora da escola ou da faculdade mostra muito do tipo de pessoa que você é e das habilidades que você tem. Aqui, é importante se afastar de coisas óbvias como “ver tv”. Vale a pena incluir coisas mais inusitadas – cozinhar, escrever, fotografar, por exemplo.


Você ganhou prêmios ou teve alguma conquista especial?

Muitas escolas dão prêmios para uma variedade de realizações diferentes, como a excelência em um assunto específico, atividades extracurriculares etc. Inclua informações sobre prêmios desse tipo, se você tiver algum, detalhando o que você ganhou e o que fez para ser premiado.



Vem ser UNISUAM e esteja pronto para o mercado!

MATRÍCULAS ABERTAS

Conheça os cursos de Graduação UNISUAM!





Luana Medeiros

Por

Analista de Comunicação e MKT/Jornalista/Revisora - Especialista em produção de conteúdo com foco em alta performance

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário