Mestre em Ciências da Reabilitação UNISUAM recebe prêmio de melhor apresentação na USP


Imagem do Post

A mais nova Mestre em Ciências da Reabilitação formada pela UNISUAM, Jessica Fernandez Mosqueira Gomes, 36 anos, recebeu uma menção honrosa e prêmio de melhor apresentação oral dentre os trabalhos de Pós-Graduação no I Simpósio em Evidências e Manejo de Dor.

 

(Leia mais: Docente e alunos do Mestrado em Ciências da Reabilitação UNISUAM apresentam estudos no Congresso Mundial de Dor em Boston)

 

O evento, realizado nos dias 19 e 20/07, na USP-Ribeirão Preto, reúne profissionais de saúde, como Médicos, Fisioterapeutas, Psicólogos, Dentistas, entre outros, que pesquisam, estudam e manejam dor.

 

“O artigo premiado, intitulado STarT Back e Örebro como preditores de melhora de dor e incapacidade em pacientes com dor lombar crônica inespecífica, consistiu no meu trabalho de Mestrado, que foi uma análise secundária do ensaio clínico controlado aleatorizado realizado na CLESAM nos dois últimos anos”, conta Jéssica.

 

(Leia mais: Estudo realizado pelo Mestrado em Ciências da Reabilitação UNISUAM é divulgado em veículo internacional)

 

De acordo com Jéssica, o estudo observacional longitudinal derivado dessa análise testou a eficácia da Terapia Cognitivo Funcional versus Terapia Manual combinada com exercícios de controle motor em pacientes que apresentam dores lombares crônicas inespecíficas, aquelas dores que não se originam de processos infecciosos, fraturas ou tumores, dentre alguns exemplos de causas específicas.

 

“O objetivo do estudo foi avaliar se os escores e as categorizações obtidos por ambos os questionários, STarT Back Screening Tool e Örebro Musculoskeletal Pain Screening Questionnaire, podem ser considerados preditores de incapacidade em 132 pacientes com dores lombares crônicas inespecíficas que foram submetidos à fisioterapia”, explica ela.

 

Para analisar as associações entre os escores dos questionários e a categorização com a melhora clínica em incapacidade – diferença entre a linha de base (baseline) e o acompanhamento (follow up) de 3 meses – foi utilizada regressão linear.

 

(Leia mais: Mestrado e Doutorado em Ciências da Reabilitação UNISUAM iniciam as suas primeiras turmas em Curitiba)

 

“Os resultados obtidos mostraram que houve associação entre o escore e a categoria alto risco do questionário STarT Back. Já em relação ao questionário Örebro, as análises mostraram que este questionário não foi capaz de predizer os desfechos de intensidade e incapacidade da dor”, revela Jéssica.

 

No entanto, a pesquisa terá continuidade. Segundo ela, mais análises serão realizadas com uma amostra maior, utilizando dados dos follow ups de 6 e 12 meses pós tratamento, assim como serão avaliados os modificadores de efeito das duas intervenções testadas.

 

Se você é aluno UNISUAM e deseja participar dos projetos de Iniciação Científica voltados para o estudo de dores crônicas, colaborando com as pesquisas em andamento, entre em contato pelo e-mail dorlombarunisuam@gmail.com

 

 

(Leia mais: Você está com dor lombar há mais de 3 meses? Participe do estudo do Doutorado e Mestrado em Ciências da Reabilitação UNISUAM!)

 

 

 

 

Sobre o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Reabilitação UNISUAM

 

O Programa de Especialização Stricto Sensu em Ciências da Reabilitação UNISUAM é o único no Estado do Rio de Janeiro com perfil multidisciplinar, o que possibilita a capacitação interdisciplinar de alunos de distintas formações acadêmicas, que atuam ou pretendem atuar com reabilitação e promoção da saúde, articulando Ensino e Pesquisa.

 

Reconhecido pela CAPES como excelente, o Programa em Ciências da Reabilitação UNISUAM conta com professores altamente qualificados e infraestrutura de ponta, tendo como foco o desenvolvimento tecnológico de sistemas e equipamentos, passando por estudos funcionais do desempenho e reabilitação esportiva e paradesportiva até o aperfeiçoamento de estratégias de promoção, prevenção e inserção nas políticas públicas de saúde.

 

O Programa possui 3 linhas de pesquisa:

 

Abordagem Terapêutica em Reabilitação – Contempla a avaliação do desempenho funcional e da qualidade de vida em função das intervenções terapêuticas nas fases do desenvolvimento ontogênico, visando à reabilitação de desordens nas diversas populações. Adicionalmente, esta linha objetiva o desenvolvimento tecnológico de sistemas e análise da validade e confiabilidade dos instrumentos utilizados em Reabilitação.

 

Avaliação Funcional em Reabilitação – Abrange o estudo dos aspectos funcionais, metodológicos e epidemiológicos envolvidos no processo saúde-doença e no desempenho esportivo, influenciados pelas condições fisiológicas, fisiopatológicas, cognitivas, biomecânicas, biofísicas, bioquímicas e morfológicas. Tem como objetivo o planejamento de ações estratégicas de promoção, prevenção e reabilitação, considerando as diferentes características populacionais e sua inserção nas políticas públicas de saúde.

 

Avaliação e Intervenção no Esporte Adaptado – Investiga os principais aspectos fisiológicos e biomecânicos de praticantes de diferentes esportes adaptados e inclui o estudo das intervenções para prevenir e recuperar lesões advindas da prática esportiva e otimizar o desempenho funcional.

 

 

 

Mestrado

Proporciona ao aluno as bases científicas para a Pesquisa e Ensino e seu caráter multidisciplinar abrange o desenvolvimento tecnológico de sistemas e equipamentos, passando por estudos funcionais do desempenho e reabilitação esportivo e paradesportivo até o aperfeiçoamento de estratégias de promoção, prevenção e inserção nas políticas públicas de saúde.

 

 

 

Doutorado

 

Foca na inserção dos alunos em programas de pesquisa já consolidados, autônomos e na criação e desenvolvimento de novos núcleos de pesquisadores, além do exercício profissional em um padrão altamente qualificado.

 

 

 

Pós-Doutorado

 

Visa à inserção e integração de pesquisadores brasileiros e estrangeiros para realização de projetos de pesquisa desenvolvidos na área da reabilitação de modo autônomo.

 

 

Saiba mais sobre o Mestrado em Ciências da Reabilitação UNISUAM

 

 

 

 

Vem fazer Mestrado com a gente!

 

MATRÍCULAS ABERTAS





Luana Medeiros

Por

Analista de Comunicação e MKT/Jornalista/Revisora - Especialista em produção de conteúdo com foco em alta performance

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Nenhum comentário