Mestranda em Desenvolvimento Local promove evento de Empreendedorismo para 50 jovens do Ensino Público


Mestranda em Desenvolvimento Local promove evento de Empreendedorismo para 50 jovens do Ensino Público

amb-p5

A Mestranda em Desenvolvimento Local, Denise de Mattos Gaudard, promoveu, dia 23/09, evento com o objetivo de ensinar Empreendedorismo para jovens do 2º e 3º anos do Ensino Médio.

Este encontro contemplou mais uma etapa integradora do Projeto de Dissertação de Mestrado de Denise, intitulado “Microempreendedorismo Sustentável: Experiência Realizada em Escola Pública de Ensino Básico com Aproveitamento de Óleos e Gorduras Vegetais Residuais (OGVRS)”.

O projeto é integrado a outras ações norteadas por meio do Projeto Master AMBENAP: Implicações do Ambiente no Processo de Ensino e Aprendizagem, que, desde 2013, vem sendo financiando pela CAPES e tem conseguido relevantes atuações, sempre com foco na sustentabilidade.

O Projeto AMBENAP impulsiona iniciativas de aplicação prática por meio de diversas pesquisas acadêmicas, cujos mestrandos pesquisadores, auxiliados por estudantes de Iniciação Científica dos cursos de Graduação, têm desenvolvido junto com a equipe interdisciplinar constituída pelos professores do Mestrado em Desenvolvimento Local UNISUAM, liderados pela Prof ª Dr ª Maria Geralda de Miranda, Orientadora da Dissertação de Denise.

O objetivo geral do AMBENAP é viabilizar a implantação e execução de Programas de Desenvolvimento Local em diversas escolas públicas que estão nas áreas de influência do Complexo do Alemão, no Município do Rio de Janeiro.

O projeto de Denise é uma parceria direta, que está sendo aplicada pelo Mestrado em Desenvolvimento Local UNISUAM no Colégio José de Souza Marques, em Brás de Pina, bairro do subúrbio carioca, resultante de um convênio firmado com o seu Diretor, Prof. André Barroso.

Dentre as diversas atividades propostas neste encontro, se propiciou a participação de um grupo de 50 jovens alunos que tiveram a oportunidade de vivenciar práticas de Iniciação Científica e Tecnológica, que faz parte de uma metodologia que está sendo implementada por diversos encontros e dois cursos, em que se procurou desenvolver nos alunos a cultura e a atitude empreendedora e sustentável.

A atividade proporcionou ao grupo noções de educação ambiental e cidadania por meio da compreensão da importância da reciclagem, além da conscientização de que podem conseguir matéria-prima (os OGVERS) quase que gratuitamente através de uma campanha cidadã de mobilização, integrando sua escola e os bairros periféricos.

Os jovens aprenderam, ainda, Química, Gestão, como se tornar MEI e tiveram a possibilidade de fazer parte do processo de fabricação de sabão, conduzido pelo Professor do Mestrado, Rodrigo Otávio, ajudando no processo de envasamento. Terminada essa etapa, foram para a segunda atividade prática do dia, na qual foram separados em 7 equipes e cada uma embalou seus sabões de forma a produzir um produto 100% pronto para o mercado.

thumbnail_imagem4

thumbnail_imagem7
thumbnail_imagem8

imagem11

Segundo Denise, não foi nada fácil trabalhar com um grupo tão grande e conduzir, de forma objetiva e eficaz, 50 jovens entusiasmados com tantas novidades. “Mas, garanto que foi extremamente gratificante ir constatando os resultados de cada momento em que eles percebiam o que iam viver e aprender.”, relata ela.

Denise é graduada em Administração, com Especialização em Comércio Exterior, além de formações complementares em Economia e Gestão de Projetos, entre outros. Desde os anos 2000, ela tem promovido eventos, workshops e seminários sobre intercâmbios técnicos com foco em temáticas como Inovação, Empreendedorismo e a promoção de Desenvolvimento Local no Brasil e em outros países. Além de prestar Consultoria de Gestão e Sustentabilidade, atuando em todo o território nacional e também internacionalmente.





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário