Mestrado em Desenvolvimento Local UNISUAM realiza “I Seminário de Desenvolvimento e Justiça Ambiental” em parceria com o Centro Cultural Justiça Federal


Mestrado em Desenvolvimento Local UNISUAM realiza “I Seminário de Desenvolvimento e Justiça Ambiental” em parceria com o Centro Cultural Justiça Federal

No dia 30/06, o Mestrado em Desenvolvimento Local UNISUAM realizou, em parceria com o Centro Cultural Justiça Federal – CCJF, o “I Seminário de Desenvolvimento e Justiça Ambiental”.

O evento, em comemoração pelo dia do Meio Ambiente, 05/06, teve como objetivo discutir as relações entre sociedade de risco, desenvolvimento sustentável e justiça ambiental. A atividade, que reuniu a comunidade acadêmica, incluindo professores, pesquisadores, mestrandos, doutorandos e funcionários da Justiça Federal, propiciou o debate de questões importantes acerca da temática ambiental.

A abertura do evento contou com a participação do Dsc. José Carlos da Costa Silva Pinto, Diretor Executivo do Parque Tecnológico da UFRJ e Professor Titular do Programa de Engenharia Química da COPPE, que ministrou uma palestra sobre “Desenvolvimento Sustentável”.

IMG-20170703-WA0014

Na sequência, foi apresentada uma análise dos impactos socioambientais na Ilha Grande/RJ, intitulada “Os desafios da sustentabilidade no consumo de turismo”, realizada por Gercton B. Coitinho, aluno do Mestrado em Desenvolvimento Local UNISUAM e, logo após, a mestranda Rachel Cristina Santos Pires compartilhou com os presentes um estudo feito a partir do lançamento de esgoto na extensão do Rio Faria Timbó denominado “Gestão sustentável dos recursos hídricos na região da Leopoldina/RJ”.

gerc2

Cláudia Valéria Cunha Figueiredo, que acumula as funções de Docente da Graduação em Enfermagem e de Coordenadora da Pós-Graduação em Enfermagem Obstétrica e Ginecologia UNISUAM, palestrou sobre “Qualidade de vida do idoso: promoção em saúde e desenvolvimento local na Zona da Leopoldina”. Em seguida, a docente do curso de Gastronomia UNISUAM, Laura Kiyoko Ide, falou sobre a importância e os benefícios da utilização da carne de rã-touro na culinária asiática. Por fim, mais um mestrando da UNISUAM, Bruno Matos de Farias, expôs suas observações sobre o tema “Hortas verticais por meio do equipamento GardenMix”.

O encerramento do evento ficou por conta do espetáculo teatral “Carlos Drummond de Verdade”, com interpretação de Sérgio Mota, e visita guiada por todo o território do CCJF.

 

 

 

 





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário