Mestrado e Doutorado em Ciências da Reabilitação UNISUAM iniciam as suas primeiras turmas em Curitiba


Mestrado e Doutorado em Ciências da Reabilitação UNISUAM iniciam as suas primeiras turmas em Curitiba

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Reabilitação UNISUAM, em parceria com a Faculdade Inspirar como instituição receptora, localizada em Curitiba,  iniciou, entre os dias 22 e 24/02, as aulas de suas primeiras turmas dos cursos de Mestrado e Doutorado na modalidade interinstitucional, conhecidas como Minter e Dinter, respectivamente.

 

(Leia mais: Docente e alunos do Mestrado em Ciências da Reabilitação UNISUAM apresentam estudos no Congresso Mundial de Dor em Boston)

 

Minter e Dinter são turmas de Mestrado e de Doutorado acadêmicos conduzidas por Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu no âmbito de instituição distinta daquela a qual o programa promotor pertence.

 

 

“Esses cursos visam atender à necessidade de formação específica de recursos humanos altamente qualificados para atuação, na docência e na pesquisa, em regiões que não possuem Programas de Pós-Graduação específicos na área”, explica Prof. Arthur de Sá Ferreira – Coordenador o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação UNISUAM.

 

(Leia mais: Estudo realizado pelo Mestrado em Ciências da Reabilitação UNISUAM é divulgado em veículo internacional)

 

A Aula Magna dos Mestrandos e Doutorandos foi proferida pelo Prof. Dr. Andre Luiz Felix Rodacki, Professor da Universidade Federal do Paraná desde 1993 e Ex-Coordenador da Área 21 da CAPES entre 2011-2018 (área de conhecimento do Programa).

 

 

A atividade contou, ainda, com a participação do Prof. Dr. Arthur de Sá Ferreira – Coordenador do Programa, do Prof. Dr. Agnaldo José Lopes – Docente do Programa, do Prof. Dr. Esperidião Elias Aquim – um dos presidentes da Faculdade Inspirar, da Profª Drª Angelica Lodovico – Diretora de Pós-Graduação e Extensão da Faculdade Inspirar,  e da Profª Sibele de Andrade Melo Knaut – Diretora Acadêmica da Faculdade Inspirar.

 

 

Prof. Agnaldo ministrou a primeira disciplina aos Mestrandos e Doutorandos: Bioética na Pesquisa com Seres Humanos.

 

 

“Esperamos que ao final do Minter e do Dinter, 2 e 4 anos, respectivamente, a região de Curitiba possa iniciar a nucleação de novos grupos de pesquisa em Ciências da Reabilitação, visando ampliar a docência e a produção científica qualificadas na área”, declara ele.

 

 

(Leia mais: Você está com dor lombar há mais de 3 meses? Participe do estudo do Doutorado e Mestrado em Ciências da Reabilitação UNISUAM!)

 

 

 

 

Sobre o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Reabilitação UNISUAM

 

O Programa de Especialização Stricto Sensu em Ciências da Reabilitação UNISUAM é o único no Estado do Rio de Janeiro com perfil multidisciplinar, o que possibilita a capacitação interdisciplinar de alunos de distintas formações acadêmicas, que atuam ou pretendem atuar com reabilitação e promoção da saúde, articulando Ensino e Pesquisa.

 

Reconhecido pela CAPES como excelente, o Programa em Ciências da Reabilitação UNISUAM conta com professores altamente qualificados e infraestrutura de ponta, tendo como foco o desenvolvimento tecnológico de sistemas e equipamentos, passando por estudos funcionais do desempenho e reabilitação esportiva e paradesportiva até o aperfeiçoamento de estratégias de promoção, prevenção e inserção nas políticas públicas de saúde.

 

O Programa possui 3 linhas de pesquisa:

 

Abordagem Terapêutica em Reabilitação – Contempla a avaliação do desempenho funcional e da qualidade de vida em função das intervenções terapêuticas nas fases do desenvolvimento ontogênico, visando à reabilitação de desordens nas diversas populações. Adicionalmente, esta linha objetiva o desenvolvimento tecnológico de sistemas e análise da validade e confiabilidade dos instrumentos utilizados em Reabilitação.

 

Avaliação Funcional em Reabilitação – Abrange o estudo dos aspectos funcionais, metodológicos e epidemiológicos envolvidos no processo saúde-doença e no desempenho esportivo, influenciados pelas condições fisiológicas, fisiopatológicas, cognitivas, biomecânicas, biofísicas, bioquímicas e morfológicas. Tem como objetivo o planejamento de ações estratégicas de promoção, prevenção e reabilitação, considerando as diferentes características populacionais e sua inserção nas políticas públicas de saúde.

 

Avaliação e Intervenção no Esporte Adaptado – Investiga os principais aspectos fisiológicos e biomecânicos de praticantes de diferentes esportes adaptados e inclui o estudo das intervenções para prevenir e recuperar lesões advindas da prática esportiva e otimizar o desempenho funcional.

 

 

 

Mestrado

Proporciona ao aluno as bases científicas para a Pesquisa e Ensino e seu caráter multidisciplinar abrange o desenvolvimento tecnológico de sistemas e equipamentos, passando por estudos funcionais do desempenho e reabilitação esportivo e paradesportivo até o aperfeiçoamento de estratégias de promoção, prevenção e inserção nas políticas públicas de saúde.

 

 

 

Doutorado

 

Foca na inserção dos alunos em programas de pesquisa já consolidados, autônomos e na criação e desenvolvimento de novos núcleos de pesquisadores, além do exercício profissional em um padrão altamente qualificado.

 

 

 

Pós-Doutorado

 

Visa à inserção e integração de pesquisadores brasileiros e estrangeiros para realização de projetos de pesquisa desenvolvidos na área da reabilitação de modo autônomo.

 

 

Saiba mais!

 

 

 

Revisão: Luana Medeiros





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Nenhum comentário