Mesa Especial: A construção dos saberes na prática pedagógica!


Mesa Especial: A construção dos saberes na prática pedagógica!

mesa redondaEsta mesa teve como objetivo discutir a importância dos diferentes olhares na construção do conhecimento

A atividade realizada no dia 19/02, com início às 9h30, foi a mesa-redonda intitulada “A construção dos saberes na prática pedagógica”, mediada pela Pró-Reitora de Pesquisa e Extensão, Profa. Cláudia Costa, e constituída pelo Pró-Reitor de Ensino, Prof. Carlos Alberto Figueiredo; pela Coordenadora do Mestrado em Desenvolvimento Local na UNISUAM, Profa. Maria Geralda de Miranda; e pela Diretora de Comunicação Corporativa, Profa. Ediana Avelar.

Esta mesa teve como objetivo discutir a importância dos diferentes olhares na construção do conhecimento e, para isso, os palestrantes abordaram as temáticas de seus livros recentemente publicados: “BRASIL, ÁFRICA E PORTUGAL: TRAMAS HISTÓRICAS E LAÇOS CULTURAIS” – de Maria Geralda de Miranda; “ETNOMETODOLOGIAS” – Organizadores: Carlos Alberto Figueiredo da Silva & Sebastião Josué Votre; “O IMAGINÁRIO DA FORMATURA: As Raízes da Cultura Bacharelescana História do Brasil” – de Ediana Avelar.

A Profa. Maria Geralda iniciou sua apresentação abordando a leitura dos três livros utilizados como referencial teórico de sua produção, explicando a relação Brasil, África e Portugal , e as questões relacionadas à colonização e colonialidade.

O Prof. Carlos Alberto expôs a organização do livro, em parceria com alguns professores, cujo tema Etnometodologia foi detalhado pelos autores. A Etnometodologia  propõe abandonar a familiaridade que nos prende às relações e perceber os códigos atuantes nas representações sociais. O professor narrou a relação dos saberes conceituando os etnométodos como uma lógica do senso comum em que cada grupo social é capaz de compreender-se, comentar-se e analisar-se, ou seja, perceberem-se.

A Profa. Ediana apresentou o estudo que permeou identificar e analisar os sentidos do rito da Colação de Grau no Ensino Superior, presente no imaginário da sociedade, abordando os laços que unem a importância da formatura no cotidiano universitário.





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário