Memória da Loucura


Memória da Loucura

Exposição Memória da LoucuraDe 29 de agosto a 13 de setembro, o Centro Cultural UNISUAM – CCULT receberá a exposição “Memória da Loucura”, que fica originalmente no Centro Cultural do Ministério da Saúde – CCMS.

Por meio da mostra, os visitantes vão conhecer um pouco da história da psiquiatria no Brasil, tomando ciência dos métodos desumanos e terapias agressivas praticadas nos manicômios onde os pacientes, chamados de loucos, eram internados.

A exposição não só relembra épocas em que isolamento e choques elétricos eram aceitos como tratamento, mas também visa manter ativa a Lei Antimanicomial nº 10.216, de 6/4/2001, que defende o tratamento humanizado e a substituição dos manicômios por Centros de Atenção Psicossocial – CAPS.

Hoje, mesmo com todo o avanço da medicina e informações de fácil acesso, o preconceito ainda persiste forte e, muitas vezes, de maneira agressiva. O país necessita de ações para que os direitos dos pacientes sejam respeitados e esta é uma boa oportunidade para se refletir.

A mostra, que já esteve em diversos estados e sempre mobilizou profissionais, estudantes e gestores, contará com o apoio de monitores do curso de Psicologia da UNISUAM.

Para mais informações acesse o site do CCULT http://www.unisuam.edu.br/ccult/

 





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário