Marco Legal das Startups: os desafios do empreendedorismo e da inovação


Marco Legal das Startups: os desafios do empreendedorismo e da inovação
Victor Hugo Gonçalves, Supervisor de Empreendedorismo e Inovação da UNISUAM, no Marco Legal das Startups.

 

A USINA, em parceria com a WeWork Labs apresentou um debate de extrema importância junto ao ecossistema cariocano dia 18 de junho: o Marco Legal das Startups. Com o objetivo de discutir opiniões e avaliar as prerrogativas que nortearão o marco em sua caminhada até o legislativo, o debate foi estruturado de modo a ter representantes dos alicerces da tripla-hélice do empreendedorismo e da inovação: empresas privadas, governo e universidades.

 

O evento, de extrema importância para a difusão e amadurecimento da cultura empreendedora no Brasil, conta com grandes nomes do  ecossistema de startups carioca para, juntos, discutirem sobre propostas reais, que serão enviadas para o governo através de uma consulta pública. Victor Hugo Gonçalves, Supervisor de Empreendedorismo e Inovação da UNISUAM e  fundador da Auger Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação, esteve entre os convidados.

 

Foram debatidos os quatro critérios norteadores do Marco Legal das Startups: ambiente de negócios, investimentos em startups, relações trabalhistas e compras públicas, além de assuntos que estão diretamente relacionados ao dia a dia das startups, como é o caso da inovação, da pesquisa, e da transferência de tecnologia, temas também presentes na rotina daUNISUAM. Victor Hugo afirma que, ao representar a instituição neste debate, pôde agregar ao colocar em pauta a ótica das universidades,  quanto ao marco legal, sobretudo aquelas que reconhecem e estimulam atividades empreendedoras em sua grade curricular e atividades extensionistas. 

 

Victor assumiu recentemente a Supervisão do Pra Quem Faz, a plataforma de cursos livres da UNISUAM, e do Pólen, nossa incubadora de startups. Segundo ele, essas são áreas que precisam estar em constante mudança para acompanhar a velocidade da inovação que vivemos atualmente. “Estar a frente de duas frentes tão importantes na formação das nossas alunas e alunos e, sobretudo, para a sociedade em geral, é um desafio diário de metamorfose e aprendizado”, declarou.

 

Além disso, o Supervisor comentou que, caso conseguisse resumir todos os objetivos destas duas áreas em uma única frase, diria que espera “formar um ecossistema colaborativo que aborde temáticas extremamente importantes para a trabalhabilidade de uma pessoa, como as competências, habilidades, o empreendedorismo e a inovação”.

 

Ao mesmo tempo que isso é algo complexo de se acompanhar, Victor sabe que, em contrapartida, é extremamente rico de se executar, uma vez que gera retornos e benefícios a todos os envolvidosNa ótica de gestão, tais objetivos se tornam grandes desafios, uma vez que os processos, a comunicação, as ferramentas utilizadas e outros parâmetros devem ser constantemente revisados e atualizados. Afinal, não queremos que se crie um gap entre a demanda do mercado e a oferta por nossa parte.

 

Desejamos que Victor consiga atingir seus objetivos aqui na UNISUAM e que traga ainda mais benefícios para o ambiente colaborativo e para nossos alunos!

 

Quer um apoio para seu negócio e acompanhamento para começar a empreender? 
Como aluno da UNISUAM você tem esses e outros benefícios!
Matricule-se já!




Mariana Mortani

Por

Mariana Mortani é estudante de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Foi colunista do Pauta Rio, do site da autora Isabela Freitas e tradutora de Inglês, Espanhol e Italiano do autor argentino Hugo Accardi. Em 2014, organizou a primeira Feira Literária da Zona Norte do Rio de Janeiro; em 2017, publicou o seu primeiro livro; e, desde 2012, atua no mercado literário com leituras críticas, traduções, entrevistas e cobertura de eventos. Atualmente, está estagiando no setor de Comunicação e Marketing da UNISUAM e possui um canal no YouTube sobre cinema e literatura com mais de 1 milhão de visualizações.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Nenhum comentário