Livro com repercussão internacional tem colaboração de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação UNISUAM


Imagem do Post

Os Professores Leandro Calazans Nogueira e Ney Meziat Filho, pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação UNISUAM, colaboraram com o desenvolvimento do livro “Uma Jornada para Entender a Dor”, que teve repercussão não apenas nacional, mas, principalmente, internacional.

 

O projeto, que levou cerca de 2 anos para ser concluído e objetiva educar crianças e adolescentes sobre as características da dor, foi lançado no XVII Congresso Mundial de Dor, organizado pela Associação Internacional para o Estudo da Dor – IASP, realizado entre os dias 11 e 16/09, em Boston, nos Estados Unidos.

 

(Leia mais: Docente e alunos do Mestrado em Ciências da Reabilitação UNISUAM apresentam estudos no Congresso Mundial de Dor em Boston)

 

O pesquisador Felipe Reis, da IFRJ e UFRJ, liderou a elaboração do projeto, reunindo uma equipe de pesquisadores nacionais e internacionais, dentre eles Adriaan Louw, Tonya Palermo e Kelly Ickmans, e o Ilustrador, Flávio Almeida, além de captar recursos para a produção do livro.

 

“O processo de elaboração passou por várias etapas, incluindo o desenvolvimento do conteúdo, a criação das ilustrações, a avaliação de especialistas e a opinião de crianças e responsáveis”, conta o Prof. Leandro Calazans Nogueira.

 

A aceitação do livro foi tamanha que, logo após o seu lançamento, diversos profissionais da área da Saúde iniciaram a sua utilização com crianças e adolescentes e uma versão na língua inglesa foi produzida.

 

“O livro facilita o aprendizado das características da dor porque utiliza conceitos atuais da dor em formato de história em quadrinhos e pode ser acessado gratuitamente. Esperamos que crianças saudáveis e crianças com dores possam se beneficiar do livro!”, ressalta o Prof. Ney Meziat Filho.

 

A Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor – SBED publicou uma recente matéria sobre o livro e a Associação Australiana para o Bem-estar da Saúde Infantil – Australian Association for the Welfare of Child Health recomendou o livro para os seus integrantes.

 

 

Confira o livro nas versões português e inglês.

 

 

 

 

Sobre o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Reabilitação UNISUAM

 

O Programa de Especialização Stricto Sensu em Ciências da Reabilitação UNISUAM é o único no Estado do Rio de Janeiro com perfil multidisciplinar, o que possibilita a capacitação interdisciplinar de alunos de distintas formações acadêmicas, que atuam ou pretendem atuar com reabilitação e promoção da saúde, articulando Ensino e Pesquisa.

 

Reconhecido pela CAPES como excelente, o Programa em Ciências da Reabilitação UNISUAM conta com professores altamente qualificados e infraestrutura de ponta, tendo como foco o desenvolvimento tecnológico de sistemas e equipamentos, passando por estudos funcionais do desempenho e reabilitação esportiva e paradesportiva até o aperfeiçoamento de estratégias de promoção, prevenção e inserção nas políticas públicas de saúde.

 

O Programa possui 3 linhas de pesquisa:

 

Abordagem Terapêutica em Reabilitação – Contempla a avaliação do desempenho funcional e da qualidade de vida em função das intervenções terapêuticas nas fases do desenvolvimento ontogênico, visando à reabilitação de desordens nas diversas populações. Adicionalmente, esta linha objetiva o desenvolvimento tecnológico de sistemas e análise da validade e confiabilidade dos instrumentos utilizados em Reabilitação.

 

Avaliação Funcional em Reabilitação – Abrange o estudo dos aspectos funcionais, metodológicos e epidemiológicos envolvidos no processo saúde-doença e no desempenho esportivo, influenciados pelas condições fisiológicas, fisiopatológicas, cognitivas, biomecânicas, biofísicas, bioquímicas e morfológicas. Tem como objetivo o planejamento de ações estratégicas de promoção, prevenção e reabilitação, considerando as diferentes características populacionais e sua inserção nas políticas públicas de saúde.

 

Avaliação e Intervenção no Esporte Adaptado – Investiga os principais aspectos fisiológicos e biomecânicos de praticantes de diferentes esportes adaptados e inclui o estudo das intervenções para prevenir e recuperar lesões advindas da prática esportiva e otimizar o desempenho funcional.

 

 

 

Mestrado

 

Proporciona ao aluno as bases científicas para a Pesquisa e Ensino e seu caráter multidisciplinar abrange o desenvolvimento tecnológico de sistemas e equipamentos, passando por estudos funcionais do desempenho e reabilitação esportivo e paradesportivo até o aperfeiçoamento de estratégias de promoção, prevenção e inserção nas políticas públicas de saúde.

 

 

Doutorado

 

Foca na inserção dos alunos em programas de pesquisa já consolidados, autônomos e na criação e desenvolvimento de novos núcleos de pesquisadores, além do exercício profissional em um padrão altamente qualificado.

 

 

 

Pós-Doutorado

 

Visa à inserção e integração de pesquisadores brasileiros e estrangeiros para realização de projetos de pesquisa desenvolvidos na área da reabilitação de modo autônomo.

 

 

Saiba mais!

 

 

 





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Nenhum comentário