Liga Discente ATC-Rio da UNISUAM – Nós temos!


Liga Discente ATC-Rio da UNISUAM – Nós temos!

Criada em 22/07/2019, a Liga Discente ATC-Rio da UNISUAM, composta por alunos da Graduação e Pós-Graduação, é um marco para o curso de Psicologia e para a Pós em Terapia Cognitivo-Comportamental da Instituição.

 

 

(Leia mais: Docente do curso de Psicologia UNISUAM publica pesquisa em revista europeia)

 

 

 

Mas, afinal, o que são as Ligas Discentes da ATC?

 

As Ligas Discentes da Associação de Terapias Cognitivas – ATC-Rio são entidades constituídas, fundamentalmente, por estudantes universitários do Estado do Rio de Janeiro, associados da ATC-Rio, em que se busca aprofundar temas em Terapia Cognitivo-Comportamental – TCC, fomentando a produção de conhecimento alinhado com a produção científica.

 

A TCC é uma abordagem psicológica que vem crescendo nos últimos anos, pontualmente, por ser baseada em evidências e estar em constante atualização e integração de novos achados científicos através de modelos integrativos de psicoterapia.

 

De acordo com a Profª Maristela Cândida, Coordenadora da Pós em Terapia Cognitivo-Comportamental UNISUAM, essa parceria representa um marco na história da Psicologia da UNISUAM, pois é uma inserção desses alunos e da Instituição diretamente no campo profissional e científico de umas das abordagens psicológicas da contemporaneidade. Ela ressalta, ainda, que a ATC-Rio é a maior incentivadora de produção científica e protagonismo dos alunos que participaram da Liga Discente do Estado, além de estar vinculada à Federação Brasileira de Terapias Cognitivas – FBTC, que atua como representante nacional das Terapias Cognitivo-Comportamentais – TCCs.

 

“Desde o início da minha trajetória no Serviço de Psicologia Aplicada em Terapia Cognitivo-Comportamental da UNISUAM, venho organizando um movimento cada vez mais crescente de estudos, eventos, apresentações, que culminou na I Jornada da TCC, em outubro de 2018, e que reuniu cerca de 600 alunos (manhã e noite) para assistir às palestras sobre Terapia Cognitivo-Comportamental Contemporânea com palestrantes de referência na área. Os alunos vêm participando de forma bastante ativa nas possibilidades de crescimento das Terapias Cognitivas na Instituição por meio de jornadas, oficinas, apresentação de casos, entre outros eventos”, afirma ela.

 

 

(Leia mais: Curso de Psicologia UNISUAM realiza I Jornada de Terapias Cognitivo-Comportamentais)

 

 

Como funciona?

 

Os alunos de Graduação e Pós-Graduação participam, semestralmente, de processos seletivos e, ao decorrer do semestre, são orientados por professores da Instituição que fazem parte de cursos de Graduação e Pós-Graduação em Psicologia e que integram a Comissão Docente da ATC-Rio, coordenando, voluntariamente, os alunos no desenvolvimento de atividades que contribuam para o seu protagonismo e compartilhamento do conhecimento.

 

De caráter educativo e sem fins lucrativos, busca proporcionar enriquecimento da formação acadêmica por meio da promoção de eventos diversos, tais como oficinas, feiras, seminários, campanhas, entre outros, que fomentem o processo de ensino-aprendizagem, proporcionando a todos os alunos de Psicologia o acesso às informações e participação nos eventos produzidos pelos seus pares.

 

 

(Leia mais: Professora do Curso de Psicologia apresenta pesquisa em Congresso Internacional)

 

 

 

Membros Fundadores da Liga da UNISUAM da ATC-Rio

 

Orientador Líder: Maristela Cândida

Psicóloga Clínica, Mestre em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro – IPUB/ UFRJ, Especialista em Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness – MBCT pelo Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção de Saúde da UNIFESP e do Oxford Mindfulness Centre. Sócia-Diretora do Instituto Potência Psi. Coordenadora da Pós-Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental e Psicologia Organizacional e do Trabalho da UNISUAM. Membro da ATC-RIO e membro da Comissão de Docentes ATC-RIO. Terapeuta certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas – FBTC e Orientadora Líder da LIGA Discente da ATC-UNISUAM.

 

Orientador: Sandro Valle

 

Discentes (Graduação e Pós-Graduação): Alexandra L. Lopes, Assucena Alves dos S. Assis, Celinete Ribeiro da Silva, Cristiani da Fonseca B. da Silva, Jaqueline Elisabete da Silva, Joyce Mendes Guimarães, Kathleen A. da Cruz, Kelly Cristina da S. Campos, Luã Rocha de Souza Mello, Matheus O. de Azevedo.

 

 

Como me tornar membro da Liga Discente ATC-Rio da UNISUAM?

 

Para participar dos eventos e de futuros processos seletivos, entre em contato pelo e-mail maristela.freitas@souunisuam.com.br

 

 

 

 

 

Quer estudar com a gente?

 

MATRÍCULAS ABERTAS

 

 

 

Conheça o curso de Psicologia UNISUAM!

Para mais informações, ligue (21) 3882-9797





Luana Medeiros

Por

Analista de Comunicação e MKT/Jornalista/Revisora - Especialista em produção de conteúdo com foco em alta performance

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário