Jovens da comunidade de Manguinhos concluem curso de programação de computadores


Imagem do Post

Por meio de uma parceria entre a UNISUAM e a FIOCRUZ, cerca de 20 jovens, de 11 a 16 anos, moradores da comunidade de Manguinhos, participaram da formatura após a conclusão do curso de Introdução à Programação de Computadores, ministrado com o material didático do CodeComet, no dia 03/05, na UNISUAM, que ofereceu toda a infraestrutura para a realização do curso.

O CodeComet é um sistema de ensino de Ciência da Computação voltado para crianças e jovens em idade escolar. O curso ensina programação de computadores, inspirando jovens a aprenderem a programar na prática por meio de jogos e personagens.

A iniciativa surgiu da parceria entre o CodeComet e o curso de Ciência da Computação UNISUAM. Segundo Miguel Fernandes, Engenheiro de Computação pela UFRJ e Fundador da CodeComet e da Inventos Digitais, quando um jovem aprende a programar um computador ele está não só trabalhando a confiança criativa, como também aplicando os conceitos práticos e abstratos do que ele aprendeu para lidar com os desafios reais que encontra no caminho e isso o leva naturalmente a exercitar outras habilidades em sua escolha, como o pensamento crítico e o raciocínio lógico.

Ainda de acordo com ele, a programação ensina o estudante a pensar de forma estruturada, ajudando o aluno a definir as suas ações em instruções, um passo a passo definido por sequência de números e palavras.

“Dessa forma a programação tem contribuído para o aprendizado da matemática e outras matérias e linguagens nas escolas ao redor do mundo e é isso que temos buscado com o CodeComet nas escolas que estamos. Em países como a Islândia, a programação já é uma matéria formal que integra o currículo das escolas, assim como o português e a matemática”, ressalta Miguel, que trabalhou mais de 10 anos no mercado financeiro como Programador profissional e atualmente ministra aula em colégios no Rio de Janeiro, ensinando tecnologia a estudantes do Ensino Médio e Fundamental.

Agora esses jovens estão capacitados a trabalhar em projetos que envolvam criação de produtos digitais como jogos, sites e aplicativos.

DSC_0074

O evento contou com a participação da Profª Sandra Vivoni – Docente UNISUAM e Coordenadora Pedagógica do PROJETO CRESCENDO COM MANGUINHOS/BIO-MANGUINHOS/FIOCRUZ, do Prof. Arapuan Netto – Reitor UNISUAM, do Prof. Samuel Otaviano – Docente do curso de Comunicação Social e um dos multiplicadores do Code Comet, Gabriel Espíndola – Programador UNISUAM e um dos multiplicadores do Code Comet, da Profª Simone Markenson – Coordenadora do curso de Ciência da Computação UNISUAM e do Prof. Eduardo Murad – Coordenador do curso de Comunicação Social UNISUAM.





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Nenhum comentário