Quer desenvolver máquinas e equipamentos para diversas indústrias?


Quer desenvolver máquinas e equipamentos para diversas indústrias?

A tal da Engenharia Mecânica é o ramo da Engenharia que aplica os princípios da Engenharia, Física e Ciência dos Materiais para a concepção, análise, fabricação, operação e manutenção de sistemas mecânicos.

 

 

Desde o ar-condicionado da sua casa até aviões de caça, passando pela exploração de petróleo e a indústria automobilística, a profissão de Engenheiro Mecânico é essencial para o desenvolvimento econômico do país.

 

 

O amplo mercado de trabalho e a possibilidade de conseguir altos salários, mesmo em início de carreira, contribuem para que a Engenharia esteja entre os cursos mais concorridos.

 

 

 

Como é o mercado de trabalho?

 

 

Após registrar uma taxa de crescimento negativa de 5% em 2016 e de 2,5% em 2017, de acordo com levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, os resultados apontam que o mercado de trabalho brasileiro está em pleno reaquecimento.

 

Em termos relativos, a categoria que ganha maior participação com o crescimento entre 2012 e 2023 é a de Engenheiros Mecânicos e afins, que passa de 32.573 postos de trabalho, em 2012, para 50.607, em 2023, um crescimento anual médio de 4,09%.

 

 

Em termos regionais, 59,35% do aumento no emprego em Engenharias concentram-se na região Sudeste, o que é um resultado esperado, dado o agrupamento de atividades produtivas na região, em especial no estado de São Paulo, que passaria a ter 122.489 Engenheiros empregados em 2023, seguido pelo Rio de Janeiro e Minas Gerais, com, respectivamente, 45.759 e 35.936 trabalhadores.

 

 

Para o Rio de Janeiro, o segundo estado no aumento do emprego, dos 13.956 postos criados, 29,21% seriam voltados para a área de Engenharia Mecânica e afins.

 

 

Pensando no mercado revitalizado nos próximos anos, é coerente afirmar que este é o melhor momento para iniciar a formação em Engenharia Mecânica.

 

 

 

 

Mas… Será que tenho o perfil?

 

 

O Engenheiro Mecânico é um profissional de formação generalista, que atua em estudos e projetos de sistemas mecânicos e térmicos, estruturas e elementos de máquinas, desde a sua concepção, análise e seleção de materiais, até a sua fabricação, controle e manutenção, de acordo com as normas técnicas previamente estabelecidas, podendo também participar na coordenação, fiscalização e execução de instalações mecânicas, termodinâmicas e eletromecânicas.

 

 

Responsabilidade e atitudes pautadas pela ética profissional, tanto em relação à legislação quanto aos impactos ambientais, são características essenciais para a formação e para a construção de uma carreira promissora na área da Engenharia.

 

 

 

E sabe o melhor de tudo? A média salarial é bem atrativa…

 


 

 

Você já conhece o preço fixo UNISUAM?

 

O Preço Fixo da UNISUAM é assim: você ingressa pagando um valor de mensalidade e termina pagando o mesmo! 💰

 

Sem nenhuma surpresa e nenhum reajuste até você se formar*! Você não vai ficar de fora, né? 😍

 

 

 

 

(Leia mais: Quem tem o curso de Engenharia Mecânica com conceito 4 no MEC?)

 

 

 

O curso de Engenharia Mecânica da UNISUAM é nota 4 no MEC em uma escala de 1 a 5! 👌

 

 

Quer estudar com a gente?

 

MATRÍCULAS ABERTAS

 

 

 

Conheça o curso de Engenharia Mecânica UNISUAM!

 

Para mais informações, ligue (21) 3882-9797





Luana Medeiros

Por

Analista de Comunicação e MKT/Jornalista/Revisora - Especialista em produção de conteúdo com foco em alta performance

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Nenhum comentário