Integração entre a academia e o mercado


Integração entre a academia e o mercado

UNISUAM e MUDE, uma iniciativa que promove Cooperação, Inovação e Oportunidade

 

As melhores práticas estão pautadas em ações que envolvem as diversas esferas da sociedade. A Universidade está sempre atenta às iniciativas que promovem o desenvolvimento social, com foco no aprendizado da comunidade acadêmica. As parcerias profícuas são aquelas que pensam inovação em prol da promoção do bem-estar, viabilizando ideias que, de fato, transformem o mundo. Partindo da premissa de transformar vidas, a UNISUAM desenvolve diversos projetos que visam ao desenvolvimento social, promoção da melhoria da qualidade de vida, acesso aos direitos e à saúde da sociedade, iniciativas essas que estão em consonância com as práticas da MUDE.

 

A parceria UNISUAM/MUDE surgiu inspirada em uma missão internacional que o Reitor, Prof.  Arapuan Netto, fez na Alemanha, que propiciou seu contato com projetos de extrema relevância de integração entre a academia e o mercado de trabalho. Essa experiência foi tão marcante que o incentivou a instalar uma indústria do setor de Engenharia em uma estrutura antiga da UNISUAM.

 

Esta troca entre o alicerce acadêmico e infraestrutura que a UNISUAM possui e a tecnologia e know-how de mercado de trabalho para implementação de projetos fornecidos pela MUDE são elementos fundamentais para que todas as propostas sejam concretizadas e esses projetos se solidifiquem, gerando frutos. Exemplo disso, é a proximidade do Mestrado em Desenvolvimento Local com as inovações propostas pela empresa. O programa oferece formação acadêmica e profissional completa, de modo que os alunos conseguem integrar competências e habilidades em Pesquisa e Docência, bem como atuar no mercado de trabalho, desenvolvendo novas tecnologias sociais, pensando inovação e as cadeias produtivas, tornando-o um ser capaz de promover a geração de renda e a inclusão social, sem perder de vista os valores culturais locais e o caráter protagonista da população envolvida, entendendo ele como um dos atores que opera na identificação do conhecimento local, bem como na otimização dos saberes como alavanca para o desenvolvimento.

 

Os cursos de Graduação também trabalham fortemente em prol do desenvolvimento de carreira sem abrir mão da missão UNISUAM de promover o desenvolvimento do homem e do meio em que vive, numa relação recíproca com a sociedade. Por meio da disciplina de empreendedorismo, comum a todos os cursos, são desenvolvidas ideias, que trabalham questões ligadas ao mercado de trabalho e ao empreendedorismo social. Essas ideias também são abarcadas pelo Pólen, um espaço de inovação da UNISUAM situado em Bonsucesso, Zona Norte do Rio de Janeiro, que funciona como incubadora e orienta o planejamento estratégico de produtos e empresas, que surgem das iniciativas do corpo discente da UNISUAM. Tudo isso, em um ecossistema que proporciona acompanhamento acadêmico em todas as fases do processo.

 

Com base nessa realidade, a parceria com a MUDE consiste na capacitação dos alunos da Instituição em programas de estágio e projetos inéditos. Com o conceito Building Wellness Cities, a empresa produz equipamentos inovadores de musculação em aço inox para academias ao ar livre. São mais de 80 academias públicas e 300 estações de ginástica e alongamento, espalhadas por todo o Brasil, que traz saúde e qualidade de vida para mais de 200 mil pessoas, primeiro no Rio de Janeiro, e depois seguiram com um acelerado processo de expansão para todo o Brasil. A MUDE pretende suprir diversas demandas no mercado de planejamento urbanístico, com uma preocupação focada no design, funcionalidade e durabilidade, com parte de sua produção oriunda da parceria com a UNISUAM.

 

A MUDE tem uma proposta de valor baseada na implantação de infraestrutura urbana esportiva e prestação de serviços gratuitos aos usuários, sendo um ponto de interconexão entre os usuários finais: os profissionais de Educação Física, que utilizam nossos espaços para suas atividades de orientação; o poder público, que combate o sedentarismo e melhora o espaço urbano; e nossos patrocinadores, tendo como principal apoiador o Banco Santander, que utilizam e financiam os nossos projetos para trazer saúde e esporte às cidades brasileiras.  Para Marcus Moraes, o convite do Prof. Arapuan Netto foi visionário e inspirador: “Pude realizar um sonho, já que fizemos um espaço que pretende dar oportunidades a novos empreendedores para aqui se instalar, além de trazer toda a efervescência acadêmica de diversas áreas de estudos para inspirar e contribuir com os projetos da MUDE”.

 

Para o Prof. Arapuan Netto, Reitor da UNISUAM, parcerias como essa aproximam a academia, o aluno e a sociedade, e são capazes de mudar o mundo, sob uma ótica ideal de cooperação, inovação e oportunidade, construindo uma máquina propulsora de grandes realizações, cumprindo o papel social de uma IES Cidadã.

 

 

 

Edital de Incubadora de Empresas aberto

 

A incubadora de empresas, sediada dentro da UNISUAM, visa estimular o desenvolvimento local tecnológico de maneira efetiva no ambiente em que está lotado, bem como criação de novas oportunidades de trabalho, a geração de  novos meios produtivos e fronteiras industriais, o desenvolvimento de tecnologias que impactem a sociedade e o surgimento de inovações tecnológicas.

 

O programa vai disponibilizar a incubação de 2 empresas por 1 ano. Essas empresas ganharão todos os benefícios necessários para desenvolverem os seus negócios, como a estadia e infraestrutura completa. Além disso, terão orientação de como apresentar o seu negócio para investidores e mentoria de empreendedores experientes. As inscrições vão até 31/08.

 

Serão priorizados projetos que sejam focados em tecnologia que impactem positivamente as pessoas.

 

Para os interessados não selecionados pelo programa, que desejem os benefícios da incubação, o Pólen, Polo de Inovação da UNISUAM, conta com espaços para coworking a partir de R$ 90,00, em estações individuais, e R$ 700,00, a sala comercial.

 

 

Para saber mais acesse poleninovaçao.com.br ou envie um e-mail para contato@poleninovação.com.br.





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Nenhum comentário