Instituto Politécnico do Cávado e do Ave passa a aceitar o ENEM para ingresso


Instituto Politécnico do Cávado e do Ave passa a aceitar o ENEM para ingresso

ipca

Após acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) é a 8ª instituição portuguesa a utilizar o ENEM para selecionar estudantes brasileiros. As notas do ENEM devem começar a ser consideradas pela universidade já em seu próximo processo seletivo.

O foco do IPCA são cursos na área de Gestão, como Contabilidade, Finanças e Auditoria.

Utilizando o ENEM, os estudantes brasileiros são dispensados dos exames nacionais portugueses. Entretanto, as notas mínimas exigidas são altas. Para o curso de Direito da Universidade de Coimbra, por exemplo, é necessária uma pontuação média no ENEM de cerca de 600 pontos na prova objetiva e de 800 pontos na prova de redação (que vai até 1.000). É importante frisar que a nota mínima varia de acordo com o curso escolhido.

Outro aspecto que é imprescindível considerar para fazer o Ensino Superior em Portugal é o valor do curso: mesmo as universidades públicas cobram mensalidade. A diferença é que o pagamento é feito por meio de uma taxa anual, que é de 1.037 euros no caso da Universidade da Beira Interior e pode chegar até 7.000 euros para a Universidade de Coimbra. O valor da taxa anual pode ser parcelado e os estudantes também podem buscar bolsas de estudo e financiamento.

Além da mensalidade, é preciso ter em mente que a moeda do país é o euro. Assim, gastos com alimentação, moradia e lazer devem sempre ser multiplicados na hora do planejamento para evitar surpresas. Portugal não permite que estrangeiros trabalhem legalmente no país, mas no caso de universitários é possível encontrar estágios de meio período vinculados aos cursos.

Para mais notícias sobre intercâmbios, acesse o site do Núcleo de Relações Internacionais da UNISUAM – NRI.
E-mail: nri@UNISUAM.edu.br
Telefone: [+55] (21) 3882-9990





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário