Precisa de um help pra declarar o Imposto de Renda?


Precisa de um help pra declarar o Imposto de Renda?

Você já se declarou esse ano para o leão? Precisa de um help pra declarar o Imposto de Renda? A UNISUAM te ajuda a fazer a sua declaração de maneira totalmente online e gratuita.


A nossa rotina foi completamente alterada nos últimos meses por conta do distanciamento social devido à pandemia provocada pelo COVID-19, mas não tem como fugir da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física.


(Leia mais: UNISUAM oferece consultorias online gratuitas nas áreas contábil e de negócios)


O período para a realização da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física já se iniciou e o curso de Ciências Contábeis UNISUAM, por meio do Projeto de Extensão de Práticas Contábeis, em parceria com o Pólen, espaço destinado ao empreendedorismo e inovação, que faz parte do Núcleo de Apoio ao Empreendedorismo – NAE UNISUAM, oferece atendimento, online e gratuito, para auxiliar quem precisa preparar o seu “ajuste fiscal”.



5 passos que merecem atenção na hora de fazer a sua declaração do Imposto de Renda


1 – Não deixe de declarar rendimentos diversos


Mesmo que tenha passado pouco tempo no emprego ou que seja um trabalho como autônomo é preciso declarar. Outro rendimento que não pode ficar de fora é a venda de um bem, seja ele imóvel, carro ou qualquer outro que tenha gerado algum ganho. Além disso, aluguéis não podem ser esquecidos.

2 – Dependentes

Desde que a Receita passou a exigir o CPF de todos os dependentes, ficou ainda mais fácil para verificar qualquer irregularidade. Na hora de declarar o filho, o pai ou a mãe podem incluí-lo. Vale ficar atento: se o dependente tiver qualquer tipo de renda ou patrimônio, tudo deverá constar na hora da declaração.

3 – Para empregador doméstico

Este ano não é mais dedutível do IR o valor de contribuição patronal pago à Previdência Social. Esta foi uma alteração importante deste ano.

4 – Aposentados e pensionistas

As rendas de aposentadoria ou pensões também precisam ser comunicadas, já que na outra ponta serão declaradas. O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS declara o seu pagamento aos aposentados. O pagador de pensão também deve declarar e ainda tem a vantagem de poder deduzir o valor integral, desde que tenha sido por decisão judicial ou acordo registrado em cartório.

5 – Despesas médicas dedutíveis

Vale lembrar que remédios e vacinas não estão entre as despesas dedutíveis no IR. Outro ponto é prestar atenção ao valor de reembolso, já que o mesmo tem um campo próprio para declaração em Parcela não dedutível/valor reembolsado.

“Não deixe para a última hora para conseguir fazer tudo com calma e atenção. É importante que as pessoas prestem atenção nos recibos e nos valores no momento de colocar tudo no programa, pois qualquer erro ou omissão podem fazer o contribuinte cair na malha fina”, finaliza Prof. Aníbal.

Bônus

Se liga nesses outros bizus que o Diego Farias, Contador e colaborador do setor financeiro da UNISUAM, tem pra você!



A UNISUAM te ajuda fazer a sua declaração do Imposto de Renda de maneira online e totalmente gratuita


Desde 2007, o curso de Ciências Contábeis UNISUAM, através do projeto, em parceria com o Núcleo de Apoio Fiscal da Receita Federal – NAF, disponibiliza, gratuitamente, um serviço especializado de elaboração e análise da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física, orientando as pessoas físicas a solucionarem as suas pendências.

O projeto está vinculado, há 4 anos, ao Núcleo de Apoio Fiscal da Receita Federal – NAF e, de acordo com o órgão, a UNISUAM é a única Instituição no Município do Rio de Janeiro que está oferecendo atendimento remoto para a elaboração da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física em virtude do distanciamento social devido ao COVID-19.

“O projeto é de grande importância, uma vez que a comunidade tem acesso a um serviço qualificado e sem custo, enquanto os alunos que atuam no projeto têm a oportunidade de colocar em prática toda a teoria aplicada em sala de aula”, afirma o Prof. Aníbal Ribeiro de Figueiredo – Coordenador do curso de Ciências Contábeis UNISUAM.


(Leia mais: 8 dicas para não se enrolar com o cartão de crédito)


Os alunos envolvidos no projeto são treinados diretamente pelos representantes de Educação Fiscal da Receita Federal do Brasil (7ª RF) e supervisionados pelos docentes do curso.



Mas, atenção: as vagas são limitadas. Então, não deixe para fazer a sua declaração do imposto de renda em cima da hora. Faça já o seu agendamento!


O período para a realização da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2020 vai de 02/03 a 30/06. O agendamento pode ser realizado pelo Instagram do Pólen e os atendimentos acontecem com base na disponibilidade de horários e professores, sendo realizados de forma online pelo Hangouts.


(Leia mais: Alunas de Ciências Contábeis UNISUAM são homenageadas pelo CRCRJ por melhor desempenho acadêmico)



Documentos necessários para fazer a declaração do Imposto de Renda


* Última Declaração de Imposto de Renda (caso tenha declarado)


*Comprovante de Rendimentos (trabalho assalariado, distribuição de lucros, prestação de serviços como autônomo, indenizações trabalhistas)


*Comprovante de Rendimentos Bancários (conta-corrente, poupança, aplicações)


* Documentos referentes à aquisição de bens em 2019 (nota fiscal, escritura, documento de compra e venda, recibos). Em caso de compra de imóvel, trazer também cópia do IPTU. Em caso de compra de veículo, trazer também cópia dos documentos do carro.


*Comprovante de pagamento das despesas médicas (comprovante de pagamento anual do plano de saúde, recibos de pagamento a profissionais)


*Comprovante de pagamento das despesas com instrução (declarante e dependente)




Núcleo de Apoio ao Empreendedorismo – NAE


Esse é o espaço para os inovadores, empreendedores e todo e qualquer público que deseje criar/validar/aprimorar o seu negócio, seja ele social, empresarial ou tecnológico, independente do setor econômico.

O NAE, localizado no Pólen, polo de inovação da UNISUAM, conta, ainda, com oportunidades para os alunos desenvolverem o seu potencial dentro do Laboratório de Criação Publicitária, da Consultoria de Tecnologia de Informação e do Projeto de Práticas Contábeis, criando, assim, um sistema que atua em diversas dimensões operacionais e administrativas de uma empresa.



Vem fazer Ciências Contábeis com a gente! Vem ser UNISUAM!



Conheça o curso de Ciências Contábeis UNISUAM


Para mais informações, ligue (21) 3882-9797





Luana Medeiros

Por

Analista de Comunicação e MKT/Jornalista/Revisora - Especialista em produção de conteúdo com foco em alta performance

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário