III Simpósio de Psicologia Organizacional e do Trabalho


Imagem do Post

Dia 23 de maio o curso de Psicologia realizou o III Simpósio de Psicologia Organizacional e do Trabalho, evento que congregou diversos profissionais de empresas brasileiras e estrangeiras para compartilhar suas práticas organizacionais sobre diversidade e inclusão nas empresas.

O campo de atuação da psicologia organizacional caracteriza-se pelo estudo do fator humano na organização e compreende a criação de condições organizacionais e de trabalho que auxiliem na elaboração de um clima propício para que os colaboradores possam atingir suas metas de trabalho e de desenvolvimento pessoal. Para isto, o psicólogo organizacional deve compreender o homem como um ser social que está em constante interação com o meio e que sofre influências desse meio. Dessa forma, ele deve pensar em estratégias que articulem a satisfação das necessidades da organização com a satisfação das necessidades e da qualidade de vida dos colaboradores.

O evento contou com as empresas SAP e White Martins Praxair que compartilharam suas experiências com seus projetos nacionais e globais. A SAP Sistema tem o projeto neurodiversidade que contrata autistas para trabalhar nas áreas de programação da empresa. Atualmente eles contam com 12 profissionais com espectro autista espalhados entre Brasil e Argentina.

psi_2

A White Martins enfatizou seu compromisso com a equidade de gênero nas organizações, apresentando sua meta de preencher 50% das próximas vagas com mulheres e 20% de estagiários negros, um desafio numa empresa em que a maioria dos funcionários são homens e engenheiros.

Paloma Almeida, da consultoria A Seleta demonstrou que as empresas que investem em diversidade, contratando mulheres para os cargos de liderança, faz o lucro da empresa crescer em até 6%.

Tivemos o lançamento de dois livros no evento. O primeiro foi “Gestão igualitária: bases e práticas para uma empresa contemporânea” da consultora Paloma Almeida e o segundo “Inserção profissional de jovens e adultos com deficiência intelectual” da psicopedagoga Anni Gomes Redig.

Tivemos a apresentação dos projetos de inserção e ampliação das mulheres nas forças armadas. O capitão tenente, psicólogo da marinha Diego dos Santos e a primeiro tenente, assistente social Thaiana de Oliveira demonstraram como a Marinha vem avançando e ampliando essa temática na corporação.

psi_5

A empresa BFFC, o Instituto Life Down e o Psicólogo Maicon Moreira encerraram o simpósio trazendo suas experiências profissionais e as dicas de inclusão no ambiente do trabalho virtual, por meio do Linkedin.

O curso de Psicologia da UNISUAM oferece Pós-graduação em Psicologia Organizacional e do Trabalho com ênfase em análise comportamental no ambiente de trabalho. Dia 21 de Julho tem início novo módulo.





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Nenhum comentário