II Semana UNISUAM Inclusiva


II Semana UNISUAM Inclusiva

semana_inclusiva_facebook

Visando sensibilizar a comunidade acadêmica da UNISUAM quanto às dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência – PCD, a Instituição promoverá entre os dias 16 e 20 de maio, em todas as Unidades, a II Semana da Inclusão UNISUAM, o objetivo é conscientizar sobre as dificuldades do cotidiano das pessoas com deficiência.

Além de palestras e mesas-redondas, a UNISUAM, como uma Instituição focada nas questões sociais, promoverá o Cine Inclusão. Com programação variada, as sessões levarão a todas as Unidades um olhar artístico sobre a vida de uma pessoa com deficiência.

A Educação Inclusiva é um fator condicionante para uma sociedade mais justa e igualitária. Com base nisso, a UNISUAM promove esse evento de reflexão para minimizar a exclusão dos PCD’s nos espaços escolares e não escolares.

 

 

Confira abaixo a programação da Semana Inclusiva e do Cine Inclusão:

 

 

II Semana Inclusiva

16/05

Cesário de Mello

8h30 às 12h30 – Visita guiada a exposição sobre a Inclusão social da pessoa com deficiência.

Local: Corredor Cultural

 

19h às 21h30 – Mesa-redonda: “Quebrando barreiras: Acessibilidade e Inclusão” – Renata Macedo, Especialista em Acessibilidade Cultural e Lenildo, Tradutor Intérprete de Libras do INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Local: Auditório

 

17/05

Campo Grande

13h30 às 15h30 – Palestra: “O processo de reabilitação da pessoa com deficiência visual adquirida”. Professores de música Caroline Camargo e Denis Martino, Instituto Benjamin Constant.

Local: Auditório

 

19h às 21h30 – Abertura oficial da exposição com o artista plástico Jefferson Maia e Palestra “Acessibilidade Cultural” – Renata Macedo, Especialista em Acessibilidade Cultural.

Local: Espaço de Convivência

 

18/05

Bangu

19h às 21h30 – Palestra “Acessibilidade: direito de todos “ –   Jefferson Maia

Local: 206A

 

19/05

Jacarepaguá

19h às 21h30 – Palestra “ A inclusão social da pessoa com deficiência” – Tereza Cristina Simões

Local: Auditório

 

20/05

Bonsucesso

9h às 11h30 – Apresentação dos alunos da Oficina de Dança do Instituto Municipal Helena Antipoff e Palestra “Educação inclusiva: Políticas públicas e legislação” –  Luciano Aragão – Fundação Mundo Azul.

Local: Auditório Amarina Motta

 

18h30 às 21h30 –Apresentação do grupo de dança Pulsar Cia de Dança e Mesa-Redonda –  Acessibilidade  com Margarita Leong, Escola de Gente e Camila Lopes – Instituto Nacional de Educação de Surdos  – INES.

Local: Auditório Amarina Motta

 

 

 

Cine Inclusão – II Semana de Inclusão UNISUAM

 

17/05

Jacarepaguá

“Filhos do Silêncio”

Professor leciona linguagem dos sinais para deficientes auditivos. Apaixona-se por uma surda que tem dificuldades para relacionar-se com os outros. Oscar e Globo de Ouro de melhor atriz e Urso de Prata no Festival de Berlim para direção. Duração 119 minutos.

Local: Sala 103M

Horário: 19h

 

18/05

Cesário de Mello

“King Gimp”

Vencedor do Oscar. Esse documentário retrata a vida de um portador de paralisia cerebral. Duração 40 minutos.

Local: Auditório

Horário: 17h30

 

19/05

Campo Grande

“Sempre Amigos”

A história da amizade entre dois meninos, um superdotado, porém com distrofia muscular, e o outro grande e forte, mas pouco inteligente e sem amigos. Duração 100 minutos.

Local: Auditório

Horário: 16h30 e 18h30

 

19/05

Bonsucesso

Local: CCULT

Horário: 16h

Filme: “Desafio sem limites”

Jogador de futebol americano, no auge da carreira, fica cego. Inconformado, se mete em confusão e é preso. Recebe a visita de um dentista que ficou paraplégico devido a um acidente e que lhe propõe uma inusitada parceria: enfrentarem, juntos, o campeonato de canoagem de Gold Hill. Baseado em fatos reais. Duração 92 minutos

 

20/05

Bangu

“Desafio sem limites”

Jogador de futebol americano, no auge da carreira, fica cego. Inconformado, se mete em confusão e é preso. Recebe a visita de um dentista que ficou paraplégico devido a um acidente e que lhe propõe uma inusitada parceria: enfrentarem, juntos, o campeonato de canoagem de Gold Hill. Baseado em fatos reais. 92 minutos.

Local: Área de Convivência

Horário: 16h30





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário