II Encontro de Iniciação Científica, Extensão e Inovação: veja como foi!


II Encontro de Iniciação Científica, Extensão e Inovação: veja como foi!

dsc_0451

Foi realizado, no dia 03/10, o “II Encontro de Iniciação Científica, Extensão e Inovação”. O evento, organizado pela Vice-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Inovação, é o segundo de uma série de três encontros anuais, que tem como objetivo avaliar os resultados alcançados e certificar a todos os envolvidos no programa.

dsc_0376

dsc_0405

Todos os participantes dos Projetos de Pesquisa e Extensão foram condecorados com certificados de participação, mas dois projetos foram convidados a apresentarem os seus resultados para todos os presentes.

dsc_0415

dsc_0432

Um desses projetos, uma parceria entre a UNISUAM e o Clube de Regatas Vasco da Gama, tem como intuito criar uma solução mais barata e eficiente para o treinamento dos atletas de remo, que, ao treinar em solo, utilizam uma máquina chamada remoergômetros. O treinamento em solo tem uma série de vantagens, já que é possível controlar com mais facilidade a carga dos treinos e mensurar diversos parâmetros.

dsc_0423

Orientado pelo Prof. André Sih, e utilizando o remoergômetro da marca Concept2, modelo PM4, que foi cedido pelo clube, o projeto consiste em analisar as saídas de dados do equipamento e melhorá-las, tirando o que não é necessário para o treinamento e ampliando as funções realmente primordiais, além de gerar alternativas para um monitoramento da performance do atleta, como um aplicativo, por exemplo.

dsc_0436

dsc_0442

dsc_0446

Já o segundo projeto apresentado foi o da aluna Kétrin Cordova Brum, que está envolvida em vários projetos diferentes dentro da área de Saúde e Alimentação. Kétrin discorreu sobre o projeto da sua empresa, a Doce por Natureza, que surgiu da sua necessidade de alimentar o próprio filho, alérgico, com uma alimentação que não fosse só saudável, mas também saborosa.  Na UNISUAM, Kétrin encontrou o apoio que precisava para legalizar e expandir o negócio, além de se envolver em outros projetos, como, por exemplo, o de estudo do uso da carne de rã para alimentação de pessoas alérgicas.

dsc_0453

No final do ano haverá um terceiro encontro entre alunos e professores, que servirá para fechar o ciclo anual e atualizar a todos os envolvidos dos resultados dos projetos.





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário