I Simpósio Paradesportivo Carioca é realizado com sucesso e recebe elogios


I Simpósio Paradesportivo Carioca é realizado com sucesso e recebe elogios

Nos dias 21 e 22 deste mês, a UNISUAM, por meio do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências da Reabilitação, promoveu o I Simpósio Paradesportivo Carioca, com apoio da Academia Paralímpica Brasileira (APB) e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

O I simpósio Paradesportivo Carioca teve como objetivo proporcionar discussões sobre o esporte adaptado, além de divulgar e estimular a realização de pesquisas científicas na área. Estiveram presentes cerca de 220 participantes, entre estudantes da Graduação, Pós-Graduação e profissionais de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição e áreas afins. Além das palestras, mesas redondas e debates, o evento contemplou apresentação de trabalhos científicos, em forma de temas livres. Os três trabalhos de maior destaque foram premiados com Menção Honrosa e com o livro “Vencedores”, do fotógrafo Sérgio Dutti.

O Vice-Presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Prof°. Ivaldo Brandão, prestigiou o evento ministrando a palestra de abertura “Perspectivas para Rio 2016”.

Representantes das instituições parceiras do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências da Reabilitação – Instituto Benjamin Constant, Instituto Superar, Santer Rio Rugby e Urece Esporte e Cultura – também estiveram presentes nos debates, contando ainda, com a participação de atletas de diferentes modalidades paradesportivas.

Outro momento de destaque do evento foi a participação da Coordenadora da Câmara de Comércio Exterior Rio 2016 e Representante da Câmara Alemã do Rio de Janeiro, Viktoria Rohde, que apresentou o programa de formação de profissionais do esporte adaptado, fruto da parceria entre a Alemanha e o Brasil, visando Rio 2016.

Os participantes do I Simpósio Paradesportivo Carioca tiveram, ainda, a oportunidade de conviver com grandes medalhistas Paralímpicos, como a Roseane dos Santos, a Rosinha. A atleta contou suas experiências no esporte Paralímpico, além de tirar fotos e autografar o livro infantil “A menina que perdeu a perna”, que conta de forma lúdica a sua história de vida, escrito por Carina Alves.

O atleta Claudemir Santos, medalhista de prata no revezamento 4x100m em Pequim-2008 e atual aluno de mestrado do programa, foi o mestre de cerimônias.

O evento presidido pela Prof.ª Dra Patrícia Vigário foi um sucesso de público e recebeu inúmeros elogios por parte dos alunos, além de reconhecimento das autoridades presentes por ser o único evento destinado à discussão científica do paradesporto, às vésperas das Paralimpíadas Rio 2016. Os palestrantes que pertencem a outras instituições de ensino do país, valorizaram o Doutorado da UNISUAM, por ser o único no Brasil a ter uma linha de pesquisa voltada para avaliação e intervenção no esporte adaptado.





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário