I Simpósio de Serviço Social da UNISUAM – SIMSESO prorroga período de inscrições


I Simpósio de Serviço Social da UNISUAM – SIMSESO prorroga período de inscrições

simseso

As inscrições para o I Simpósio de Serviço Social da UNISUAM – SIMSESO foram prorrogadas até o dia 31/03. O evento, que será realizado nos dias 04 e 05 de maio de 2015, na Unidade Bonsucesso, zona norte da cidade do Rio de Janeiro, terá como tema central “O Serviço Social na Teoria e na Prática: os Desafios Contemporâneos”.

Esta primeira edição do SIMSESO emerge como desdobramento da publicação do livro de organização e autoria dos docentes membros do curso, cujo título inspirou o tema deste Simpósio. O referido livro, em sua segunda edição, tem mais de 1000 exemplares vendidos por todo o Brasil, Colômbia e Angola. Ele apresenta um debate da correlação teoria e prática, com ênfase na manifestação prática da teoria na fundamentação para a superação dos desafios postos aos assistentes sociais nos diversos campos sócio-ocupacionais.

Nesse sentido, o I SIMSESO propõe o debate da correlação teoria e prática nos diversos campos sócios-ocupacionais, oportunizando aos assistentes sociais apresentarem experiências que expressam os seus desafios, bem como as alternativas/estratégias criadas por eles para a superação dos dilemas postos ao Serviço Social no mundo moderno. Tal debate segue a direção ético-política da profissão afinado à análise dialética das temáticas apresentadas, tendo o cuidado de não cair nas linhas pragmática, fatalistas, messiânicas ou neoconservadoras de se conceber a profissão. Ou seja, há de considerar a correlação teoria e prática no desvendamento da realidade em suas dimensões macro e micro estruturais e os seus reflexos no fazer profissional. Cabe ressaltar que o cenário contemporâneo expressa as profundas mudanças estruturais a favor da reestruturação do capital, a qual redesenha novas funções para o Estado e para a sociedade civil, desmontando a lógica de direito e de cidadania da população brasileira, que chega às instituições apresentando situações implícitas e explícitas oriundas desse movimento, cujos reflexos são o aprofundamento da desigualdade e agudização da questão social.

Em meio às concepções e projetos em disputa, o desafio de manter a autonomia da profissão e a sua perspectiva crítica de intervenção é o locus desse I SIMSESO, que a partir do tema central se estrutura em dois blocos, um que garante o debate teórico por meio de conferências em plenárias abertas e a apresentação de experiências práticas dialeticamente fundamentadas na teoria, por meio das sessões temáticas, as quais foram organizadas nos seguintes eixos:

  • Questões urbanas e de meio ambiente;
  • Seguridade Social: saúde e humanização;
  • Seguridade Social: assistência social e família;
  • Sociojurídico;
  • Educação, infância e juventude;
  • Questões de raça, gênero, etnia e diversidade sexual;
  • Gestão, empresa e responsabilidade social;
  • Saúde mental e dependência química.

Nas sessões temáticas serão apresentadas as experiências dos profissionais e estudantes de Serviço Social, que queiram compartilhá-las por meio de submissão de trabalhos, os quais serão avaliados por docentes e especialistas nas respectivas áreas e temáticas relacionadas em cada eixo.

 

Informações e inscrições: http://hotsite.unisuam.edu.br/simseso/





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário