I Fórum Científico sobre Esporte Adaptado nas Ciências da Reabilitação UNISUAM


Imagem do Post

 

 

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação UNISUAM realizou, dia 16/10, o I Fórum Científico sobre Esporte Adaptado nas Ciências da Reabilitação, que teve como intuito discutir as questões relativas à prática de esportes por pessoas com deficiência.

 

O evento contou com um corpo de palestrantes composto exclusivamente por Mestrandos e Doutorandos da linha de pesquisa “Reabilitação no esporte e no esporte adaptado”, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação UNISUAM, que apresentaram os resultados das pesquisas concluídas, bem como uma parcial dos estudos em andamento, levantando discussões relevantes sobre o tema entre os presentes.

 

De acordo com o Doutorando Pablo Rodrigo Oliveira, um dos palestrantes, participar de um evento como este é extremamente relevante, não somente pela troca de experiências com estudantes e outros profissionais que trabalham na área do Esporte Adaptado, como também pela possibilidade de aprimoramento como Pesquisador.

 

Doutorando Pablo Rodrigo Oliveira palestrando sobre alterações cardiovasculares em lesados medulares

 

“Mesmo já atuando como Docente do Ensino Superior, palestrar em um evento científico é sempre um desafio. O público, a dinâmica e as abordagens não são os mesmos de uma sala de aula. Por isso, é fundamental que o profissional esteja sempre se aprimorando em busca da excelência e quando isso é feito sob a supervisão dos orientadores é muito gratificante”, destaca Pablo.

 

A Coordenadora da linha de pesquisa “Reabilitação no esporte e no esporte adaptado”, Profª Drª Patrícia Vigário, ressalta que esta iniciativa é outro ponto forte do PPGCR da UNISUAM.

 

“Os Mestrandos e Doutorandos, além de cumprirem as exigências da grade curricular do PPGCR, fundamentais para o amadurecimento profissional e formação acadêmica, têm a possibilidade de adquirir experiência como palestrantes em eventos científicos, sendo mais um diferencial no currículo”, observa ela.

 

 

 

Sobre o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Reabilitação UNISUAM

 

O Programa de Especialização Stricto Sensu em Ciências da Reabilitação UNISUAM é o único no Estado do Rio de Janeiro com perfil multidisciplinar, o que possibilita a capacitação interdisciplinar de alunos de distintas formações acadêmicas, que atuam ou pretendem atuar com reabilitação e promoção da saúde, articulando Ensino e Pesquisa.

 

Reconhecido pela CAPES como excelente, o Programa em Ciências da Reabilitação UNISUAM conta com professores altamente qualificados e infraestrutura de ponta, tendo como foco o desenvolvimento tecnológico de sistemas e equipamentos, passando por estudos funcionais do desempenho e reabilitação esportiva e paradesportiva até o aperfeiçoamento de estratégias de promoção, prevenção e inserção nas políticas públicas de saúde.

 

O Programa possui 3 linhas de pesquisa:

 

Abordagem Terapêutica em Reabilitação – Contempla a avaliação do desempenho funcional e da qualidade de vida em função das intervenções terapêuticas nas fases do desenvolvimento ontogênico, visando à reabilitação de desordens nas diversas populações. Adicionalmente, esta linha objetiva o desenvolvimento tecnológico de sistemas e análise da validade e confiabilidade dos instrumentos utilizados em Reabilitação.

 

Avaliação Funcional em Reabilitação – Abrange o estudo dos aspectos funcionais, metodológicos e epidemiológicos envolvidos no processo saúde-doença e no desempenho esportivo, influenciados pelas condições fisiológicas, fisiopatológicas, cognitivas, biomecânicas, biofísicas, bioquímicas e morfológicas. Tem como objetivo o planejamento de ações estratégicas de promoção, prevenção e reabilitação, considerando as diferentes características populacionais e sua inserção nas políticas públicas de saúde.

 

Avaliação e Intervenção no Esporte Adaptado – Investiga os principais aspectos fisiológicos e biomecânicos de praticantes de diferentes esportes adaptados e inclui o estudo das intervenções para prevenir e recuperar lesões advindas da prática esportiva e otimizar o desempenho funcional.

 

 

 

Mestrado

Proporciona ao aluno as bases científicas para a Pesquisa e Ensino e seu caráter multidisciplinar abrange o desenvolvimento tecnológico de sistemas e equipamentos, passando por estudos funcionais do desempenho e reabilitação esportivo e paradesportivo até o aperfeiçoamento de estratégias de promoção, prevenção e inserção nas políticas públicas de saúde.

 

 

 

Doutorado

 

Foca na inserção dos alunos em programas de pesquisa já consolidados, autônomos e na criação e desenvolvimento de novos núcleos de pesquisadores, além do exercício profissional em um padrão altamente qualificado.

 

 

 

Pós-Doutorado

 

Visa à inserção e integração de pesquisadores brasileiros e estrangeiros para realização de projetos de pesquisa desenvolvidos na área da reabilitação de modo autônomo.

 

 

Saiba mais!





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Nenhum comentário