I Encontro de Psicopedagogia UNISUAM/UNIABEU


I Encontro de Psicopedagogia UNISUAM/UNIABEU

1_encontro_psicopedagogia

No dia 27 de outubro, no Auditório Amarina Motta, na Unidade Bonsucesso da UNISUAM, acontecerá o I Encontro de Psicopedagogia UNISUAM/UNIABEU. Com o tema “O saber e o fazer na psicopedagogia”, o evento, voltado para profissionais da área de Educação e Saúde, busca discutir o espaço de atuação dos Psicopedagogos, para entender suas interfaces no atual contexto social.

A abertura do encontro terá início às 9h e contará com a participação de representantes da UNISUAM, UNIABEU e Associação Brasileira de Psicopedagogia – Seção Rio de Janeiro – ABPp. Logo após, às 9h30, haverá uma mesa-redonda que falará sobre “PSICOPEDAGOGIA – histórico, formação e práticas no contexto brasileiro”, com as professoras Maria Lucia Lemme Weiss e Heloisa Rubman e, mediando o debate, a Profª Aglael Luz Borges.

Às 11h30 serão apresentados pôsteres e das 14h às 16h30 acontecem as oficinas e relatos de experiências. As oficinas são separadas por temas: “Inclusão Escolar” englobará 3 atividades diferentes (Matematicando: pensando a matemática através de variados recursos, com a Profª Márcia Marin; Recursos e instrumentos psicopedagógicos para a inclusão escolar, com a Profª Sonia Mendes e Um olhar diferenciado para a produção de textos dos alunos surdos, com a Profª Maria Cristina de Oliveira), “Ludicidade” terá 4 vertentes (A brinquedoteca na prática psicopedagógica hospitalar, Profª Olívia Porto; O lúdico no espaço psicopedagógico clínico, Profª Luzia Margarete Coutinho; A utilização de jogos psicopedagógicos no cotidiano acadêmico, Profª Jane de Oliveira Caldas e A vida através da música, que terá como facilitadores Gisele Ribeiro e Paulo Henrique dos Santos – Espaço Vivencial Multidisciplinar – EVM) e “Ensino Superior” com 3 abordagens (Estratégias cognitivas e metacognitivas na Educação Superior, Profª Leila Tavares; A mediação como prática de intervenção psicopedagógica junto ao docente do Ensino Superior, Profª Anne Patricia Pimentel e A inclusão do aluno com deficiência na universidade: o desafio pedagógico, Profª Tereza Cristina Simões de Paiva.

Entre os relatos de experiências serão expostos A prática psicopedagógica na Escola Especial Favo de Mel – FAETEC, Profª Sonia Mendes; A perspectiva psicopedagógica na avaliação do Ensino Superior, Profª Elaine Constant e Letramento: um olhar psicopedagógico, Profª Aline Teles. Por fim, às 17h, “A prática psicopedagógica da Educação Infantil ao Ensino Superior” será o assunto discutido na mesa-redonda comandada pela Profª Valéria Coelho e com participação das professoras Márcia Marin, Márcia Barbosa e Marilane da Costa Gonçalves.

Investimento: R$30,00 (Profissionais da Rede Pública e alunos dos Cursos de Graduação)

Gratuidade: para os alunos dos cursos de Pós-Graduação em Psicopedagogia e Serviço Social da UNISUAM

 

 

 





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário