Homenagem mais que merecida!


Homenagem mais que merecida!

homenagem“O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.”
Immanuel Kant

Com a presença de autoridades e figuras de destaque da área de Educação, Prof. Arapuan Medeiros da Motta é premiado em noite de homenagens

O Jockey Club Brasileiro ficou pequeno no último dia 18/10 para os 10 ilustres educadores eleitos pelo tradicional prêmio “Personalidade Educacional 2012”, prêmio do Jornal Folha Dirigida, Associação Brasileira de Imprensa e Associação Brasileira de Educação. Foi uma noite de muita emoção e encontros especiais para o Chanceler Honorifico da UNISUAM e fundador da Sociedade Unificada de Ensino Augusto Motta Prof. Arapuan Medeiros da Motta, uma das estrelas homegeadas da noite.

Com todo o seu carisma e simpatia recebeu com um sorriso no rosto cada abraço e congratulação por seus feitos na Educação e por sua trajetória de dignidade, força e muito trabalho. Um homem admirado pela comunidade acadêmica e reconhecido pela sociedade Carioca como uma personalidade ímpar e acolhedora, tanto com sua família quanto com seus colaboradores e com quem cruzar pelo caminho, sempre atencioso e generoso, o Chanceler teve como seu padrinho de homenagem no prêmio seu neto mais velho e atual Reitor da UNISUAM, o Prof. Arapuan Netto, que discursou emocionado ao lado de seu Avô e exemplo de vida.

O homenageado contou com a presença de sua filha, Ana Cristina Monteiro da Motta Cruz – Chanceler da UNISUAM e de seu Filho Augusto Motta – Diretor do Núcleo de Relações Internacionais, conseguindo reunir em uma só solenidade três gerações da família Motta. Também estiveram no evento muitos colaboradores da Instituição que fizeram questão de prestigiá-lo.

 

Breve Histórico do premiado

Arapuan Medeiros da Motta nasceu em 17 de janeiro de 1935, em Bonsucesso, Rio de Janeiro. Cursou o ginasial e o científico no Colégio Militar do Rio de Janeiro. Concluiu os estudos na Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN, em 1959, de onde saiu aspirante do curso de Intendência. Posteriormente, foi nomeado Instrutor e Professor em comissão da mesma AMAN. O gosto pelos estudos levou-o a frequentar a UERJ e Universidade Gama Filho, graduando-se em Economia e Geografia. Fez também a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais – ESAO. Em meio às experiências e carreiras institucionais, assumiu o projeto de formação e fundação da SUAM, em 1970, ao lado de sua mãe, Prof. Amarina Motta. Desde então se dedica exclusivamente à causa da educação, construindo também a família que perpetua sua obra. Sua história pessoal se confunde com a história do bairro de Bonsucesso e da UNISUAM. A Instituição é, pela sua história e função, geradora de vida e de cultura desde o seu nascedouro, vivificando e dinamizando o cotidiano de Bonsucesso, e de toda a região da Leopoldina.

Com a história da UNISUAM, o Professor Arapuan vive a história concreta de sua vida. Hoje, sua filha, Ana Cristina Monteiro da Motta Cruz – Chanceler da UNISUAM, seu filho, Augusto Medeiros da Motta Neto, e seu neto, Arapuan Medeiros da Motta Neto – Reitor da UNISUAM, conduzem a Instituição, dando continuidade e perpetuando o projeto sonhado e vivido como parte da identidade e da história da Cidade do Rio de Janeiro.

 

 





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 comentário

  • Avatar Nilséa Maria Eiterer disse:

    Gosto muito de participar da UNATIUNISUAM em Bonsucesso – RJ. Espero que em 2013 a UNATI possa contar com a participação da UNISUAM nesse maravilhoso projeto através de recursos vindos da própria UNISUAM.
    Obrigada a todos os Professores e colaborados da UNATIUNISUAM Bonsucesso – RJ
    Nilséa Maria Eiterer
    Vista Alegre
    Rio de Janeiro – RJ