Grupo de idosos da UNATI UNISUAM visita a FIOCRUZ


Imagem do Post

A UNATI UNISUAM promoveu, dia 24/05, uma visita à FIOCRUZ com um grupo de idosos dos núcleos das Zona Norte e Oeste, que proporcionou a eles explorarem o Museu da Vida, um espaço de integração entre ciência, cultura e sociedade que tem como objetivo educar e informar, de forma lúdica e criativa, por meio de exposições, atividades interativas, multimídias, peças teatrais e laboratórios.

IMG_20180524_120443235

O grupo conheceu também a instalação Aventuras da Visão, na qual com a ajuda de obras de artistas famosos, é possível perceber efeitos que mexem com a nossa visão e adentrar no mundo das cores complementares da luz. Os visitantes puderam observar luzes e cores, descobrir os segredos do arco-íris e desvendar como olhos e cérebro trabalham no processo da visão.

IMG_20180524_104710388

Fechando a visita, eles passaram, ainda, pelo Parque da Ciência, que conta com cerca de 2.400 metros quadrados de área aberta e uma parte coberta – a pirâmide – para atividades complementares. As instalações do Parque estão organizadas em três temas principais: Energia, Comunicação e Organização da Vida.

No ambiente Energia, o grupo teve contato com equipamentos que demonstram ou permitem observar as transformações energéticas que a humanidade tem aprendido a controlar. Aparelhos como aquecedor solar, espelho parabólico e pilha humana criam espaço para a discussão sobre a eficiência, a economia e a ecologia das diferentes tecnologias de transformação e aproveitamento de energia.

A área destinada à Comunicação reúne equipamentos que permitem observar as várias propriedades das linguagens escrita e sonora, além de discutir a importância das duas para os seres vivos. Atrações como o Jardim dos Códigos, que conta a história da escrita e da matemática desde as pinturas de cavernas pré-históricas até a atualidade, os Espelhos Sonoros e os Tubos Musicais proporcionam um ambiente interativo e divertido.

Por fim, o ambiente Organização da Vida inclui equipamentos interativos, painéis e modelos tridimensionais que mostram as relações entre os mundos macroscópico e microscópico. Alguns destaques são o modelo de célula animal gigante e as esculturas que mostram como funcionam a fala e a audição.

A temática é complementada pela Pirâmide, que conta com uma câmara escura em que os visitantes puderam observar um modelo de olho humano gigante, além de sala de informática e salão de jogos e experimentos com diversas atividades sobre a vida micro e macroscópica.

IMG_20180524_131433401

A atividade, que terminou com um animado almoço na CADEG, além de ser um momento de diversão e muita interatividade, visa proporcionar aos idosos uma convivência social e valorizar o idoso dentro de todo o seu potencial intelectual e social para um envelhecimento saudável.

A UNATI UNISUAM, curso-programa vinculado à Extensão Universitária, tem por objetivo propiciar aos idosos instrumentos que os tornem capazes de enfrentar as mudanças físicas e emocionais desta etapa da vida e que são fundamentais para que o indivíduo continue sendo reconhecido como um sujeito autônomo capaz do exercício pleno da cidadania, participando, assim, ativamente da melhoria do processo de maturidade de sua população local.

Com Médicos, Enfermeiros, Psicólogos, Fisioterapeutas, Nutricionistas e Assistentes Sociais em sua equipe técnica, a UNATI UNISUAM oferece 10 diferentes atividades divididas entre as suas Unidades: Coral, Leitura e Escrita, Artesanato, Dança Cigana, Atividade Física, Cidadania, Atividades Lúdicas e Recreativas, Espanhol, Exercitando a Memória e Alongamento.

Além das aulas teórico-práticas são realizadas palestras, passeios, festas temáticas, atividades de socialização, dentre outras, proporcionando, assim, uma maior convivência e troca de experiências entre os participantes.

 

Mais informações pelo telefone: 3882-9797





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Nenhum comentário