Gastronomia de 1ª Classe. Alunos de 1º e 2º períodos vencem o Buteco Universitário!


Gastronomia de 1ª Classe. Alunos de 1º e 2º períodos vencem o Buteco Universitário!

butecoNa última segunda-feira, dia 06 de maio, aconteceu na cozinha de Gastronomia da UNISUAM o Concurso Buteco Universitário, inspirado no tradicional Comida di Buteco, que ocorre todos os anos e elege os melhores bares e petiscos das cidades brasileiras.

Assim como o Comida di Buteco, os ingredientes básicos para a confecção dos pratos do concurso Buteco Universitário eram a mandioca e a linguiça e, logo pela manhã, a cozinha da UNISUAM já estava a todo vapor com os seis grupos participantes preparando seus petiscos para a competição. Os nomes dos petiscos eram: Sushi Suburbano, Sonho de Yucca, Misturinha, Bolinho Pinguço, Quero Mais Humm… e Empada de Aipim com Recheio de Linguiça.

O concurso contou com a presença de jurados ilustres, como o ator e protagonista do filme Faroeste Caboclo, Fabrício Boliveira; os idealizadores e realizadores do Comida di Buteco, Eduardo Maya e Eulália Araujo, além da jornalista Cacau Araújo, Jan Santos (chef e sócio do Restaurante Entretapas), David Bispo (dono do Bar do David, no Chapéu Mangueira), Bruno Magalhães (chef e sócio do Botero) e, representando o Reitor Prof. Arapuan Netto, o Prof. Pedro Pascoal Sava (Pró-Reitor de Registros Acadêmicos e Relacionamento Institucional).

Os jurados experimentaram os petiscos em clima de boteco e elegeram os vencedores, que não economizaram em criatividade na hora de elaborar os petiscos. Em segundo lugar, preparado por alunos do primeiro período, ficou o “Quero Mais Humm…”, uma espécie de croquete preparado à base de mandioca, leite de coco, biscoito Doritos e, claro, a linguiça.

O grande vencedor foi o Bolinho Pinguço, preparado pelos futuros chefs: Alessandro Francês, Thiago Silva, Juliana Lisboa e Beatriz Pacheco, alunos do 2º período. O prato consistia em uma pimenta recheada com linguiça fresca envolvida com massa de aipim e frita. O petisco já vinha com a proposta de esquentar a competição desde o seu preparo: o recheio foi flambado para dar aquele toque especial.

Apenas ao final da degustação e votação de todos os petiscos, os jurados souberam que todos os participantes eram alunos dos períodos iniciais do curso (1º e 2º períodos), e foram muito elogiados pelo chef Eduardo Maya, um dos jurados. O evento terminou em clima alegre, com a entrega dos prêmios aos vencedores.

Na página oficial da UNISUAM no Facebook, você pode encontrar as fotos dos preparativos e dos petiscos prontos.

Curta a página da UNISUAM em www.facebook.com/UNISUAM.Oficial

 

 





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário