Futebol – Paixão nacional e um vasto campo de atuação no mercado


Futebol – Paixão nacional e um vasto campo de atuação no mercado

dia_nacional_futebol

No dia 19/07, comemoramos o Dia Nacional do esporte mais popular no Brasil, o Futebol, que chegou às terras canarinhas pelas mãos, ou melhor, pelos pés de Charles Miller, brasileiro filho de ingleses que, após viagem pela Inglaterra – país que inventou o Futebol, trouxe consigo uma bola e um conjunto de regras, em 1894. A data foi escolhida pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), atual Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 1976.

300px-Charles_Miller

No início, o Futebol brasileiro era praticado apenas pela aristocracia e somente os brancos podiam praticar o esporte. O primeiro clube a escalar um negro e a ganhar um campeonato com um time em sua maioria negro foi o Vasco da Gama, em meados da década de 20. A vitória do mundial de 1958, com o time comando por Didi e Pelé, ambos negros, marcou a consagração do Futebol como identidade nacional.

Tendo nosso país sido colonizado por estrangeiros, a maioria dos clubes brasileiros também foram por eles fundados, como o Palmeiras e o Cruzeiro, que tiveram suas fundações feitas por italianos – ambos chegaram a se chamar Palestra Itália – e o Vasco e a Portuguesa (SP), fundados por portugueses. Porém, o posto de clube de Futebol brasileiro mais antigo é do Sport Club Rio Grande, fundado em 19 de julho de 1900, na cidade de Rio Grande (RS).

サッカー

A primeira partida de Futebol no Brasil ocorreu em 15 de abril de 1895, na Várzea do Carmo, na cidade de São Paulo, entre os funcionários de duas empresas que atuavam na cidade. O placar do jogo foi Companhia de Gás 2 x 4 Cia. Ferroviária São Paulo Railway. Também foi em São Paulo onde ocorreu o primeiro Campeonato de Futebol no país, em 1902 o São Paulo Atlhetic Club venceu o Campeonato Paulista.

O primeiro jogo oficial da Seleção Brasileira foi contra a Argentina. Realizado em Buenos Aires, em 20 de setembro de 1914, os argentinos levaram a melhor e ganharam por 3 x 0. O maior público pagante em uma partida de Futebol no Brasil também foi da seleção, contra o Paraguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1970. O jogo, realizado no Estádio do Maracanã, em 31 de agosto de 1969, foi visto por 183.341 pagantes. O Brasil venceu a partida pelo placar de 1 x 0.

futebol

Algumas outras curiosidades sobre o Futebol brasileiro:

– O Flamengo é o time de maior torcida, cerca de 38 milhões de torcedores.

– O Palmeiras é o time que possui mais títulos nacionais. São 11 ao todo, 8 Brasileiros e 3 Copas do Brasil.

– O Campeonato Brasileiro que reuniu a maior quantidade de clubes foi o do ano 2000. Nesta edição, batizada de Copa João Havelange, participaram 116 clubes da 1ª, 2ª e 3ª divisões do Futebol brasileiro. O Vasco foi o campeão.

– Em uma partida de Futebol profissional, um jogador de linha anda e corre entre 10 e 14Km.

– Inaugurado em 17 de outubro de 1902, o Estádio de Laranjeiras é o mais antigo do Brasil.

– 6 atletas nacionais venceram a Bola de Ouro da FIFA. Romário (1), Rivaldo (1), Kaká (1), Ronaldinho Gaúcho (2), Ronaldo Fenômeno (3) e Marta (5).

Estaduais

Além de ser um dos entretenimentos mais apreciados pelos brasileiros, o Futebol também oferece um vasto campo de atuação no mercado de trabalho. Sim, é possível aliar carreira e diversão. E o Pra Quem Faz, plataforma de cursos livres da UNISUAM, te dá essa bola. Veja abaixo alguns dos cursos disponíveis na área:

 

* FISIOTERAPIA DESPORTIVA COM ÊNFASE NO FUTEBOL

Com início em 06/08, o curso, com duração de 2 sábados e aberto ao público externo, visa capacitar o aluno a trabalhar com Fisioterapia Desportiva, principalmente em clube de Futebol, melhorar a capacidade de realizar um fisiodiagnóstico correto e escolher a melhor técnica terapêutica nas diversas lesões que se apresentam no esporte. Alunos e ex-alunos UNISUAM têm 20% de desconto.

Aula 1: Analisar os fatores que desencadeiam as lesões mais frequentes no esporte; discutir o papel do Fisioterapeuta na equipe multidisciplinar; despertar a consciência dos profissionais para a importância da Fisioterapia Preventiva no esporte; aprofundar discussão sobre técnicas de tratamento na área de Fisioterapia; estimular a produção científica por meio da documentação e discussão de casos clínicos.

Aula 2: Principais lesões no Futebol; prevenção e tratamento; Aulas práticas.

Inscreva-se já!

 

* INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA ESPORTIVA

Com início em 06/08, o curso tem duração de 2 sábados e tem por objetivo introduzir os pontos básicos da Psicologia Esportiva. Alunos e ex-alunos UNISUAM têm 20% de desconto.

As aulas abordarão:

– História da Psicologia Esportiva
– A Psicologia e as quatro dimensões esportivas
– Iniciação esportiva na perspectiva da Psicologia
– A Psicologia e as modalidades esportivas individuais
– A Psicologia e as modalidades esportivas coletivas

Inscreva-se já!

 

* NUTRIÇÃO ESPORTIVA

O curso acontecerá dia 06/08, das 9h às 16h, e tem como intuito passar o conhecimento na área de Nutrição Esportiva sobre alimentação adequada no pré e pós treino, suplementos próprios para hipertrofia e definição muscular, além de conhecimentos gerais sobre legislação brasileira de venda e uso de suplementos.

As aulas abordarão:

– O que são suplementos?
– Legislação brasileira sobre venda e uso de suplementos
– Conceitos básicos sobre hipertrofia (anatomia)
– Dieta para hipertrofia
– Suplementos voltados para hipertrofia
– Conceitos básicos sobre definição e emagrecimento
– Dieta para definição e emagrecimento
– Suplementos para definição e emagrecimento

Inscreva-se já!

 

O curso de Educação Física UNISUAM, estrelado em 2015 pelo Guia do Estudante, está com inscrições abertas. Conheça o curso e faça já a sua inscrição para o Vest UNISUAM!





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário