Faculdade é muito mais que sala de aula


Faculdade é muito mais que sala de aula

Você sabia que a faculdade é muito mais que sala de aula? O período universitário oferece muitas possibilidades aos jovens, como grupos de estudos, programas de monitoria, projetos de pesquisa e extensão, e aproveitar esses espaços para conhecer pessoas diferentes, expandir a sua rede de contatos, além de construir e ter acesso a oportunidades pode ser fundamental para iniciar a sua jornada no mercado de trabalho.

👉 10 maneiras de ganhar experiência profissional na faculdade


Izabela Factorine Favilla Nunes, aluna do 10º período do curso de Arquitetura e Urbanismo UNISUAM, é prova viva disto. Após o término do seu contrato de estágio, ela acaba de ser efetivada pela MUDE, empresa de mobiliários urbanos desportivos, que há mais de 15 anos transforma as cidades em ambientes ideias para praticar o bem-estar.

A nossa Coruja recém-contratada compartilha a sua trajetória com a gente. Confira, se inspire e aproveite para anotar as dicas!



Se liga só 👇


“Entrei na UNISUAM em 2015 e sempre passei a maior parte do tempo na faculdade. O curso de Arquitetura e Urbanismo exige muitos trabalhos manuais e eu gostava de fazê-los nas salas disponibilizadas pela universidade porque sempre tinha algum outro aluno e sempre era uma troca interessante. 

Fui buscando cada vez mais ficar na faculdade, que pra mim sempre foi um ambiente bem acolhedor e de encontros, e fazer as atividades que ela oferece. 

Ao começaram as chamadas para os Projetos de Pesquisa e Extensão, me interessei pelo projeto da Profª Núbia, que eu já admirava muito e, principalmente, por conta das disciplinas lecionadas por ela abordarem temas de meu interesse. 

Participei do processo seletivo e, com mais 4 colegas, fui selecionada e estamos até hoje pesquisando, debatendo e aprendendo.

Foi por meio da Profª Núbia que fiquei sabendo da vaga para o estágio na MUDE. Ela falou que a vaga estava no portal da UNISUAM, a descrição das atividades a serem exercidas batiam bastante com as que a gente fazia para produzir mapas e, como é uma área em que gosto de atuar, resolvi me candidatar.

Eu já tinha cadastro no Portal de Carreiras da UNISUAM. Então, só precisei me aplicar para a vaga. Depois disso, recebi uma ligação para fazer uma entrevista. 

O processo foi todo dentro da universidade. Passamos por uma entrevista individual, depois o Coordenador do curso, Prof. Gustavo Jucá, conversou com a gente em grupo e falou um pouco sobre a vaga. 

Em seguida, um dos CEO’s da MUDE explicou sobre as atividades a serem desempenhadas, o funcionamento da empresa e a sua missão, que é levar saúde e bem-estar para as pessoas através da cidade. E isso caminha de mãos dadas com o Urbanismo.



O processo seletivo foi bastante concorrido e foi muito bom e gratificante saber que tinha sido aprovada. 

Eu buscava um estágio desde 2015 e nunca apareceu uma vaga que eu quisesse tanto. Eu achava que só seria possível trabalhar com Urbanismo em iniciativas públicas. Então, foi como um encaixe maravilhoso poder trabalhar com mobiliários urbanos.

Lá, lidamos desde a análise do local a ser implantado, o pedido da área para a prefeitura até várias situações que vão e que podem acontecer com o mobiliário. 


Cumpri todo o período de estágio, coloquei em prática os conteúdos adquiridos em sala de aula e, ao final do contrato, fui efetivada! 


Eu acredito que a bagagem de conhecimentos gerada pela Graduação e, principalmente, as aulas bem embasadas da Profª Andrea Borges de Souza Cruz, da Profª Núbia França de Oliveira Nemezio e do Prof. Vinícius Ferreira Mattos foram essenciais para eu entender, através da História e Teoria das Cidades, o Urbanismo Contemporâneo, que é o agente-chave da empresa. 


Também fiz um curso do Pra Quem Faz sobre Kevin Linch, com o Prof. Fábio Bruno, que foi um luxo e tenho certeza que me ajudou muito a entender alguns conceitos.


Hoje, tendo dado meu primeiro passo rumo à construção da minha trajetória profissional, contratada, inserida no mercado e atuando em uma área que gosto, sinto que ter enxergado a faculdade como muito mais que uma sala de aula, explorado e aproveitado todos os espaços, atividades e oportunidades oferecidos pela Instituição, contribuiu para eu ter chegado até aqui!”


Venha para a UNISUAM e esteja pronto para se destacar no mercado de trabalho!

Matrículas abertas

Conheça o curso de Arquitetura e Urbanismo UNISUAM!





Luana Medeiros

Por

Analista de Comunicação e MKT/Jornalista/Revisora - Especialista em produção de conteúdo com foco em alta performance

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário