Faço hemodiálise – Como proceder na quarentena


Faço hemodiálise – Como proceder na quarentena

Com a pandemia, muitos pacientes que fazem hemodiálise ficam em dúvida de como proceder na quarentena. O tratamento pode ser interrompido? É possível realizar em casa? O que fazer?


O mundo da saúde está voltado para a pandemia do COVID-19 e as equipes médicas dedicadas quase que exclusivamente a este tema, mas existem pessoas com algumas doenças crônicas que precisam diariamente de assistência ambulatorial, como os pacientes que sofrem de problemas renais e necessitam fazer hemodiálise com frequência.

(Leia mais: Quais vitaminas você não pode deixar de lado nessa quarentena?)


A Profª Claudia Cunha, Docente dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem UNISUAM, explica como os pacientes que fazem hemodiálise devem proceder neste momento.



O que é recomendado nesse caso? O tratamento pode ser interrompido? O paciente pode ser tratado em casa?

Pessoas com problemas renais estão no grupo de risco do COVID-19 e não é recomendado que interrompam o tratamento, pois ele é muito importante. Então, não falte! Continue o tratamento e siga as orientações dos Nefrologistas e dos Enfermeiros que trabalham no centro de diálise, onde você tem toda a informação sendo bastante disseminada. 


Caso tenha algum sintoma suspeito, comunique imediatamente!

Comunique imediatamente a clínica onde você realiza a hemodiálise se você tiver qualquer sintoma suspeito de COVID-19, como febre, tosse, cansaço, dificuldade respiratória, mal-estar, dor muscular ou também alguns sintomas gastrointestinais.


Fique em casa e lave bem as mãos!

É importante também para continuar o tratamento que você mantenha o isolamento social. Lave sempre as mãos ao chegar e ao sair de casa e da clínica.


Existe alguma possibilidade de durante esse período o paciente diminuir o número de idas à clínica?

O paciente com doença renal crônica em tratamento dialítico não deve faltar às sessões de hemodiálise porque pertence ao grupo de risco e, caso interrompa o tratamento, pode ter diabetes, hipertensão arterial, lúpus. 

A sua imunidade pode estar mais baixa também e para evitar que outras doenças possam prejudicar a sua saúde, busque respeitar o seu tratamento, comparecendo a todas as sessões de hemodiálise.


Mantenha o seu peso e a sua pressão controlada!

Outra responsabilidade é manter o seu peso seco, o seu peso ideal. Isso é muito importante para que o seu organismo esteja equilibrado. Mantenha também a sua pressão controlada.  Tome as suas medicações e busque uma alimentação mais equilibrada.


Além dos cuidados básicos, como lavar sempre as mãos e utilizar o álcool em gel. Existe alguma outra recomendação?

Se cuide, se preserve, não falte às sessões de hemodiálise e mantenha os ambientes bem ventilados, não compartilhe objetos pessoais. Nesse momento, é importante que a gente tenha muita atenção na questão da limpeza e na questão da segurança. 





Quer estudar com a gente?


Conheça o curso de Enfermagem UNISUAM!



Para mais informações, ligue (21) 3882-9797






Luana Medeiros

Por

Analista de Comunicação e MKT/Jornalista/Revisora - Especialista em produção de conteúdo com foco em alta performance

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário