FAÇA UMA PÓS-GRADUAÇÃO E GANHE ATÉ 70% MAIS


FAÇA UMA PÓS-GRADUAÇÃO E GANHE ATÉ 70% MAIS

Foi-se o tempo em que a Graduação bastava para conquistar um bom emprego. Há 10 anos atrás, concluir uma Graduação era o diferencial. Hoje, a Pós é a “nova Graduação”.

Com o mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e passando por constantes transformações, a necessidade de se aperfeiçoar continuamente para atender às novas exigências e demandas aumenta mais e mais.

Para se adequar a este cenário e avançar na carreira é fundamental se manter atualizado e uma Pós-Graduação, além de ser uma excelente maneira de enriquecer o currículo com uma experiência de peso, pode, ainda, ampliar as chances de um aumento de salário ou de uma promoção.

Com base em dados de pesquisas realizadas pela Catho e pela FGV, quem faz uma Especialização, MBA, Doutorado ou Mestrado chega a ganhar até 70% mais que alguém que cursou apenas uma Graduação.

Outro ponto a ser ressaltado é que os recrutadores dão preferência a quem possui Pós-Graduação voltada para a área da vaga oferecida.

“O RH acredita que o mercado de trabalho já está saturado de profissionais com apenas a Graduação e, para selecionar os melhores, a área dá preferência para aqueles com especializações. Ter uma Pós-Graduação, além de todo o conhecimento adquirido, indica que o profissional não parou no tempo, que é uma pessoa em constante busca pelo conhecimento, e é esse profissional que o mercado busca atualmente”, destaca Edna de Oliveira, Vice-Reitora de Gente e Gestão UNISUAM.

 

 

10 MOTIVOS PARA CURSAR UMA PÓS-GRADUAÇÃO

 

1 – AMPLIAR CONHECIMENTOS E MANTER-SE ATUALIZADO

artistas-que-deve-conhecer-noticias

Conforme um profissional avança em uma empresa é natural que passe a desempenhar funções que exigem mais de seus conhecimentos. Surgem, então, desafios relacionados tanto às novas demandas como também às outras áreas com as quais possa vir a ter que se relacionar.

Geralmente, o alerta para a necessidade de uma Pós-Graduação soa em meio à rotina de trabalho. Um dia, o profissional se depara com novos desafios e sente que é hora de voltar aos estudos, adquirir competências novas ou se atualizar.

Outra vantagem considerada fundamental é o aprendizado de conteúdos mais atuais, com professores que atuam no mercado e que conciliam, diariamente, a teoria e a prática de determinada disciplina ou área.

 

2 – DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS

AAEAAQAAAAAAAAv7AAAAJDU4ODczNjMxLTdhYWItNDUzNy05MDAzLTMyM2I0NDNhNzcxZg

O mercado de trabalho tem diversas carências em relação a profissionais especializados ou que tenham determinadas competências. Entre as vantagens de cursar uma Pós-Graduação está desenvolver essas habilidades, não apenas para suprir a demanda do momento como também pensando nas que virão no futuro.

 

3 – VOCÊ SERÁ UM ESPECIALISTA

especialista-e1512401495838

A Pós-Graduação permite que o profissional se torne um especialista em uma determinada área ou assunto. Isso porque os conhecimentos captados na Graduação serão aprofundados na especialização ou no MBA.

O aprofundamento desse conteúdo é observado, principalmente, pela ênfase no aspecto prático, que não foi visto com profundidade na Graduação, dada a quantidade de outros temas abordados. Para os consultores, a Pós faz o profissional dar um passo adiante na sua carreira, pois ele aprende a aplicar os conteúdos teóricos absorvidos na Graduação, além de ter uma visão mais próxima ao cotidiano da área.

 

4 – FOCO EM RESULTADOS

foco-em-resultados

Os cursos de Pós-Graduação são voltados à prática na área profissional em que o aluno atua ou pretende atuar. Por meio das competências desenvolvidas no curso, o profissional passa a conhecer os problemas e as soluções relacionadas à área de atuação, aprendendo a trabalhar com resultados e atendendo às demandas das empresas.

 

5 – SALTO NA CARREIRA

palestra-de-um-salto-em-sua-carreira

Para quem está prestes a assumir uma nova função em uma empresa, os cursos de especialização são ideais. Essa modalidade de estudo oferece, em pouco tempo, um apanhado geral de uma área do conhecimento, capacitando o profissional a dominar determinado assunto com segurança.

 

6 – REDE DE CONTATOS

modos-simples-ampliar-rede-de-contatos-noticias

Outro fator positivo é a possibilidade de ampliar a sua rede de contatos – networking – durante as aulas do curso por meio do convívio com pessoas que já estão no mercado e que propiciam uma rede maravilhosa, seja para trocar experiência, ideias, ou, para quem está ingressando no mercado de trabalho, conseguir uma colocação.

Ao mesmo tempo que se engorda a agenda de telefones, essa exposição e esses encontros constituem um modo de se fazer conhecido no mercado.

 

7 – AUMENTO DA EMPREGABILIDADE

selecaoblog

Tornar o seu currículo mais competitivo a ponto de estar apto a concorrer com vantagem em qualquer processo seletivo deve ser a sua meta constante. Se você não possui muita experiência profissional, vale a pena investir em uma Pós-Graduação para enriquecer o seu currículo, além de ampliar o seu networking, que, no futuro, pode lhe garantir boas oportunidades de empregos e negócios.

Se você já possui bastante experiência profissional, é válido investir em uma Pós-Graduação para aperfeiçoar os seus conhecimentos e consolidar o item “formação acadêmica” como um atrativo a mais em seu currículo. Ter dois pontos fortes – a teoria e a prática – é melhor que ter apenas um.

 

8 – RECONHECIMENTO PROFISSIONAL

Relações de trabalho

O reconhecimento profissional pode se dar basicamente de 2 maneiras: a promoção de cargo ou o aumento salarial. Você pode continuar no mesmo cargo e ganhar um aumento ou mudar de cargo e ganhar uma bonificação no salário.

Em geral, o reconhecimento profissional significa aumento de responsabilidades, aumento de visibilidade pessoal, reconhecimento das suas capacidades técnicas e comportamentais, adequadas ao seu novo cargo ou merecedoras do tão sonhado aumento salarial.

Em ambos os casos, as decisões das chefias favorecem os membros da equipe que têm melhor formação acadêmica e competências profissionais e os profissionais com Pós-Graduação disparam sempre na frente desta competição, pois significa que o profissional está engajado com a sua carreira, com disciplina e ambição para continuar progredindo constantemente no ambiente profissional.

 

9 – REDIRECIONAMENTO DE CARREIRA

Realizar-Transição-Carreira-2018-1200_630

Cursar uma Pós-Graduação pode alavancar a sua vida profissional e, até mesmo, mudar a sua carreira. Além de ser o caminho mais curto e menos dispendioso para entrar em outra área de conhecimento, existem muitos cursos transdisciplinares que podem ajudá-lo a criar um foco de atuação totalmente novo, seja para mudar de emprego ou enfrentar outros desafios profissionais.

 

10 – EMPREENDEDORISMO

noticia_01

Já pensou em ser o seu próprio patrão e abrir um negócio? Nada melhor do que uma Pós-Graduação que ofereça uma visão gerencial, com foco em atividades de Gestão Empresarial, Marketing e Empreendedorismo para ajudá-lo a pensar em planos de negócios, planilhas de custos, processos de negociação e inovação.

 

 

ESPECIALIZAÇÃO E MBA: QUAL A DIFERENÇA? QUAL ESCOLHER?

posxmba

Na hora de cursar uma Pós-Graduação Lato Sensu é possível escolher 2 caminhos: a Especialização ou o MBA.

A Especialização, indicada para recém-formados ou para aqueles que querem mudar o ramo de atuação na carreira, consiste em um curso focado e fechado em um determinado tema, cujo profissional deseja se aprofundar.

O MBA, da sigla em inglês “Master Business Administration”, não é um curso de Mestrado, como o nome sugere, mas também uma especialização, com ênfase em um determinado tema, porém direcionado a um público mais “sênior”, que já está no mercado de trabalho há pelo menos 3 anos e voltado para a área deGestão Empresarial e Negócios, com abordagem objetiva no mercado de trabalho. No entanto, é possível encontrar MBA´s em outras áreas, como Comunicação e Saúde.

 

 

EspecializaçãoMBA
Voltada para o aperfeiçoamento específico em um tema ou modalidade mais prática de uma área do conhecimentoVoltado para a Gestão e Administração aplicadas a qualquer área de conhecimento
Aumento do salário em relação a um profissional graduado em cerca de 70%Aumento do salário em relação a um profissional graduado em cerca de 70%
Tem duração média de 12 a 24 mesesTem duração média de 12 a 24 meses
Necessidade: Inglês básicoNecessidade: Inglês intermediário e outro idioma básico, como mandarim ou espanhol
Foco no mercado e na prática profissionalFoco no mercado e é feito por quem deseja cargos de liderança
Não prepara para a docência (ser professor)Não prepara para a docência (ser professor)
Procurado por pessoas que não têm muito tempo para se dedicar aos estudos diários e à pesquisa científicaProcurado por pessoas que não têm muito tempo para se dedicar aos estudos diários e à pesquisa científica

 

 

 

 





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Nenhum comentário