Extensão UNISUAM e os Coordenadores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Direito, Engenharia Civil e Serviço Social visitam a ONG Amparando Jardim Gramacho


Imagem do Post

No dia 28/03, a Extensão UNISUAM, representada por alguns de seus colaboradores, juntamente com os Coordenadores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Prof. Gustavo Jucá; Direito, Prof. Ronaldo Figueiredo Brito; Engenharia Civil, Prof. Vinícius Machado de Oliveira; e Serviço Social, Profª Marcia Soares Vieira, fizeram uma visita à ONG Amparando Jardim Gramacho, com a finalidade de conhecer o projeto e as principais demandas da comunidade para entender como a UNISUAM pode ajudá-los.

A responsável pelo projeto, Roberta Azevedo, egressa do curso de Serviço Social UNISUAM e vencedora da 9ª edição do Prêmio Cidadão Socialmente Responsável, em 2015, por sua iniciativa com a ONG, recepcionou a comitiva institucional e apresentou toda a dinâmica do projeto, como se dá o controle das doações recebidas, os registros de atividades com os alunos e suas famílias, bem como as suas principais necessidades.

A organização, que atende a comunidade do entorno da região prestando serviços educacionais, de saúde e lazer, conta, atualmente, com o auxílio e doações de empresas locais e pessoas físicas, assim como o apadrinhamento de crianças e o trabalho de voluntários nas áreas de Educação Física, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social.

“Nós recebemos doações de alimentos não perecíveis, roupas e calçados. Para ajudar na manutenção do projeto, nós promovemos um bazar, no qual vendemos uma parte dessas doações”, explica Roberta.

De acordo com ela, a ONG deve expandir o seu raio de ação para o município de Nova Iguaçu, onde receberam a doação de um terreno para a construção de um novo espaço.

download

A equipe que realizou a visita tem como missão montar um cronograma de atividades, com base nos projetos disponibilizados por meio do Voluntariado UNISUAM e nas ações sociais promovidas pela Extensão, em parceria com os cursos de Graduação institucionais, tais como o Serviço de Psicologia Aplicada – SPA e o acolhimento e atendimento realizado por meio do curso de Serviço Social, dentre outros serviços, para atuação no projeto, propiciando, ainda, que os alunos coloquem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

 

Sobre a ONG

A Associação Amparando Jardim Gramacho é uma organização não governamental e sem fins lucrativos, instituída em 18 de junho de 2014, pela Assistente Social Roberta Azevedo. O projeto é reconhecido pelo seu trabalho comunitário, atendendo crianças e adolescentes de 08 a 14 anos, e também as suas famílias, em situação de vulnerabilidade social.

Desde então, os projetos sociais realizados pela ONG têm como público-alvo famílias que vivem no antigo aterro sanitário no Jardim Gramacho, no município de Duque de Caxias.

A ausência de alguns serviços públicos essenciais dificulta a inserção dessas famílias em um contexto social. Hoje, a ONG dispõe de programas e projetos desenhados especificamente para os moradores de Jardim Gramacho, sendo o principal deles dar condições para que estas famílias tenham condições de caminhar.





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Nenhum comentário