Empoderada! Egressa do curso de Jornalismo lança projeto para empreendedoras!


Imagem do Post

Pode parecer clichê, mas a jornalista Gabriela Anastácia, 28 anos, e mãe do pequeno Arthur Marcos de 1 ano e 9 meses, resolveu unir suas duas paixões: o jornalismo e o empreendedorismo, e há cinco anos é dona de uma agência de assessoria de comunicação. Após a maternidade precisou rever suas prioridades e aprender a administrar melhor seu tempo para continuar tocando todas as áreas de sua vida. Foi no mundo virtual que ela começou a interagir e compartilhar com outras mulheres que tinham as mesmas angústias.

Criado em outubro de 2016, o Papo de Empreendedora tem a proposta de apoiar e ajudar a capacitar mulheres que empreendem, principalmente mães, tanto na hora de começarem seus próprios negócios como ao estruturarem a marca. Por meio da troca de histórias, informações e treinamentos práticos o projeto foi se moldando com o tempo e no segundo semestre será lançada uma nova plataforma.

O empreendedorismo feminino no Brasil ganhou força nos últimos anos. A pesquisa “Quem são elas?”, realizada pela RME (Rede Mulher Empreendedora), em 2016, e, até hoje, a maior pesquisa feita sobre o ramo, aponta os obstáculos enfrentados por essas mulheres e busca definir um perfil das empreendedoras. Foi nessa pesquisa que se comprovou o que já era observado no mercado: 75% das mulheres resolvem empreender após a maternidade. Se a análise se restringir a apenas a classe C o número sobe para 83%. Seguindo outros pontos da análise, 68% trabalha em casa e 41% começou o seu projeto sem acesso a crédito, apenas com o capital que tinha. Entre os principais motivos para o empreendedorismo está a possibilidade de se trabalhar com o que gosta, a versatilidade de horário e a busca por uma renda melhor para sua família.

GabrielaAnastacia-PapodeEmpreendedora-divulgação

Essas razões também motivaram Gabriela: “Trabalhei até os seis meses de vida do meu filho e depois resolvi dar uma pausa de mesmo tempo para me dedicar exclusivamente a ele. Mas sentia falta da troca com outras mulheres, cafés com as amigas e um espaço para falar da pesada rotina que é empreender, em especial, quando se tem filhos. Por isso criei, inicialmente, o perfil no Instagram e, aos poucos, fui desenvolvendo um relacionamento de amizade e parceria com outras profissionais. Assim surgiu a ideia dos workshops presenciais e um site para capacitação online”, declara.

E Gabriela continua crescendo. Em junho, o Papo de Empreendedora fará palestras e workshops no Shopping Grande Rio, Baixada Fluminense, em parceria com o espaço CoLabore. Os eventos seguem a dinâmica do Papo e buscam temas para atualizar e dinamizar as empreendedoras acesse e conheça. Apesar do grande salto, Gabriela continua cheia de ideias: “Meu sonho é realizar um evento em um lugar com espaço infantil, para que as mães também possam trazer os filhos”.





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Nenhum comentário