Estudo realizado pelo Mestrado em Ciências da Reabilitação UNISUAM, em parceria com a UERJ, é apresentado em evento internacional


Imagem do Post

A UNISUAM esteve presente, entre os dias 18 e 23/05, na Conferência Internacional da American Thoracic Society, realizada em San Diego, nos Estados Unidos.

No evento, que é o maior referente à área respiratória do mundo, os egressos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Reabilitação puderam apresentar o seu trabalho de Mestrado na área.

Intitulado “Peripheral muscle dysfunction is associated with deterioration of lung function and poorer quality of life in patients with COPD”, o estudo, que tem como orientador o Prof. Dr. Agnaldo José Lopes, foi realizado por Ádrea Leal da Hora e Mauricio dos Santos, egressos UNISUAM, em parceria com Bruno Rangel Antunes da Silva, Doutorando UERJ.

IMG-20180525-WA0027

“A UNISUAM está cada vez mais presente em eventos internacionais e este evento, em particular, mostra a qualidade das pesquisas produzidas pelos nossos alunos e docentes”, explica o Prof. Dr. Arthur de Sá Ferreira, Coordenador do Programa.

Nesse trabalho, os pesquisadores avaliaram 42 pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e 42 controles saudáveis pareados por gênero, idade, peso e altura. A conclusão do estudo é que os pacientes com DPOC apresentam uma redução tanto da força muscular de quadríceps quanto da endurance, sendo essa redução mais marcante nas mulheres.

“Além do mais, há correlações significativas entre função muscular, função pulmonar, qualidade de vida relacionada à saúde e níveis séricos de vitamina D, sendo essas associações mais marcantes quando a endurance e o equilíbrio entre os músculos isquiotibiais e quadríceps são testados”, explica Prof. Agnaldo.

O Mestrado em Ciências da Reabilitação UNISUAM espera, com esse trabalho, contribuir com a melhoria do manejo clínico dessa população.

 





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Nenhum comentário