Estudantes de Arquitetura e Urbanismo representam a UNISUAM nos eventos “Encontro de Arquitetura e Design” e “Morar Mais por Menos”


Estudantes de Arquitetura e Urbanismo representam a UNISUAM nos eventos “Encontro de Arquitetura e Design” e “Morar Mais por Menos”

Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo UNISUAM participaram de 2 eventos de destaque na área – “Encontro de Arquitetura e Design” e “Morar Mais por Menos” – que integram o “Giro Construção Civil”, promovido pela FIRJAN e que contou com a presença de Arquitetos renomados do cenário arquitetônico nacional e internacional.

Segundo o Prof. Gustavo Jucá, Coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo UNISUAM, essa oportunidade surgiu devido à busca constante de parceiros externos com o objetivo de ampliar a participação dos discentes em eventos e projetos ligados ao segmento. Ele conta que, em meio às negociações, surgiu o contato de um dos assessores do “Encontro de Arquitetura e Design”, realizado nos dias 15 e 16/09, e logo foi disponibilizada 1 gratuidade para o curso.

Jucá ressalta que teve a ideia de ceder essa cortesia para a aluna Fernanda Rangel Monteiro, estudante da Unidade Bangu, por conta de seu bom desempenho no curso. De acordo com ela, foi um privilégio estar perto de Arquitetos renomados e presenciar a apresentação de alguns de seus projetos e conhecer um pouco do método de trabalho deles. “Admiro o trabalho de todos e o evento em si foi muito bem organizado. Agradeço a UNISUAM por ter permitido que eu fizesse parte disso”, comenta a aluna, que descreve, ainda, essa experiência como incrível.

Fernanda Monteiro

Além da oportunidade que foi dada à Fernanda, no dia do evento foram disponibilizadas mais 2 gratuidades e os alunos Paulo Cezar Rangel de Lima Junior e Pamela de Araújo Abreu, também da Unidade Bangu, foram selecionados em virtude de suas participações assíduas em atividades, palestras e workshops externos.

Para Paulo, a experiência foi única, uma vez que estar de frente para Arquitetos conceituados e conhecer a fundo o conceito, o partido arquitetônico e os conhecimentos aplicados em cada projeto foi enriquecedor. “Afinal, não é todo dia que temos acesso à presença desses profissionais”, expõe o estudante.

“Primeiramente eu fiquei lisonjeada, pois não esperava ir ao evento. E foi incrível, completamente importante para nós agora em que estamos na de encontrar nossos estilos e personalidade. Tivemos contatos com Arquitetos incríveis, cada um ali com uma personalidade diferente, mas com o mesmo objetivo, mover a Arquitetura, por aqui e pelo mundo também!”, diz Pamela. A jovem afirma, ainda, que aprendeu bastante e pegou muitas informações que poderá aplicar daqui um tempo. “Eu sempre lembro de uma frase que li do Paulo Mendes da Rocha: o projeto ideal não existe, a cada projeto existe a oportunidade de realizar uma aproximação. E a Arquitetura nada mais é do que uma aproximação, uma interação. Sem dúvidas nenhuma, a Arquitetura move o mundo!”, completa ela.

Os estudantes Eduardo Storino Barcellos, da Unidade Bonsucesso, e Thamires de Souza dos Santos, de Bangu, integram a lista dos que participaram da palestra no Museu do Amanhã e também possuem CRs que deixam o Coordenador do curso muito orgulhoso.

foto Eduardo Storino

Storino relata que essa experiência foi muito boa e que, inclusive, despertou nele o interesse pela área de Design, área com a qual ele nunca teve muita afinidade. “Ouvi um pouco da experiência profissional de grandes nomes da Arquitetura e do Design e conhecer seus processos criativos abriu um leque de novas possibilidades. Em especial, destaco a palestra do Ruy Ohtake no primeiro dia, pois ele mostrou como alcançar tamanha leveza em grandes elementos de concreto tornando-os contemporâneos”, frisa o estudante.

“Fui presenteada pelo Coordenador Jucá para uma oportunidade inexplicável de assistir palestras no Museu do Amanhã de Arquitetos renomados, como Thiago Bernardes, Arthur Casas, entre outros. Esses profissionais me passaram muitas informações e conhecimento, foi maravilhoso”, declara, lisonjeada, Thamires.

Thamires2

O Coordenador do curso, que não esconde o seu contentamento em proporcionar aos alunos oportunidades para o enriquecimento acadêmico, ofertou, ainda, outras 3 gratuidades. Dessa vez para a palestra técnica “Morar Mais por Menos”, que aconteceu no CasaShopping, localizado na Barra da Tijuca, e possibilitou a participação dos estudantes Vitor Loureiro Ximenes e Millena Walkin Gonçalves, da Unidade Bonsucesso, e Vânia Cristina dos Santos Carlos, de Bangu, que, de acordo com ele, também estão bastante envolvidos com o curso.

Orgulhoso por poder proporcionar atividades enriquecedoras e que viabilizam a exposição da realidade do mercado de trabalho, além de colocar o discente em contato com grandes profissionais do ramo, o Coordenador afirma cada vez mais seu compromisso com a Instituição em prol do crescimento do curso e do amadurecimento do corpo discente. “Entendi que essas parcerias precisam ser intensificadas para maior exposição do curso e ganho técnico cultural de nossos alunos”, finaliza Jucá.





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário