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pedagogia (2)

PEDAGOGIA
Coordenação: Prof. Jorge França Mota

Objetivo Geral

Formar profissionais para o exercício das funções de Magistério nos ambientes não escolares e escolares de Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos Cursos de Ensino Médio, na Modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços, Gestão e Apoio Escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, contemplando a formação para diversidade humana.

 

Objetivos Específicos

– Garantir a unidade entre a teoria e a prática, de forma a manter a indissociabilidade entre o Ensino, a Extensão e a Pesquisa;

– Incentivar a capacidade criativa e criadora do aluno, facilitando a sua aplicação prática com base no currículo do curso;

– Esclarecer, por meio de ações estratégicas, os conhecimentos da Pedagogia como uma ciência integrada, fundamentais à formação de um educador pluralista;

– Viabilizar propostas e ações integradas para o trabalho em espaços escolares e não escolares, a fim de promover a aprendizagem em diferentes etapas do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo.

– Realizar práticas educativas que possibilitem aos alunos o reconhecimento da ética como princípio fundamental da formação humana.

 

Público-alvo

Concluintes do Ensino Médio e Cursos Técnicos da Rede Pública e/ou Privada; Professores; Profissionais da Educação e demais interessados na área de Serviços e Apoio Educacional.

 

Perfil e competências do profissional

– Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;

– Compreender, cuidar e educar crianças de 0 a 5 anos, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;

– Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;

– Trabalhar em espaços escolares e não-escolares na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;

– Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;

– Ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;

– Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;

– Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;

– Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas etc.;

– Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;

– Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;

– Participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;

– Participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;

– Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;

– Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;

– Estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.

 

Mercado e áreas de atuação

O Pedagogo pode atuar no exercício das funções do Magistério nos ambientes não escolares e escolares de Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos Cursos de Ensino Médio, na Modalidade Normal. Pode assumir também outras funções no mercado de trabalho, como Gestor, Coordenador ou Orientador em instituições de ensino ou organizações não escolares em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, contemplando a formação para diversidade humana.

 

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http://www.unisuam.edu.br/index.php/pedagogia-unisuam





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