Engenharia de Produção UNISUAM é nota 4 no MEC!


Imagem do Post

A Engenharia de Produção é um setor de destaque no mercado, sendo reconhecida como uma especialidade essencial para empresas alinhadas com as atuais práticas mercadológicas.

O curso de Engenharia de Produção UNISUAM passou, recentemente, por avaliação do MEC, que consistiu em uma visita in loco, realizada nos dias 13 e 14/08, que classificou o curso com conceito 4, reconhecendo, dessa forma, a Graduação em Engenharia de Produção da Instituição como um curso com um perfil muito bom de qualidade.

O alinhamento entre a infraestrutura moderna e o corpo docente de excelência habilita os alunos de Engenharia de Produção UNISUAM em conceitos primordiais ao mercado, pensar globalmente e agir localmente, estabelecer iniciativa empreendedora e prever a evolução dos cenários produtivos, percebendo a interação entre as organizações e os seus impactos sobre a competitividade, além de dimensionar e integrar todos os recursos da empresa da maneira mais eficaz.

O curso capacita o aluno a absorver e desenvolver novas tecnologias, construindo uma postura analítica de permanente atualização e desenvolvimento profissional, em consonância com as necessidades do mercado, preparando-o para realizar as demandas tradicionais e as novas demandas gerenciais, como liderança administrativa, otimização de processos e sistemas produtivos e desenvolvimento de estudos de viabilidade técnico-financeira.

A obtenção do conceito 4 é de suma importância para o curso, bem como para Instituição, pois, além de ser um indicador de qualidade, este resultado reflete a competência de todos os envolvidos no processo: Coordenação, NDE, Colegiado, setores como Assessoria Pedagógica, Infraestrutura, NAPP, UNISUAM Carreiras, bem como professores, alunos e funcionários administrativos, que trabalharam arduamente para essa conquista e que, acima de tudo, acreditaram em um curso inovador, seguindo as diretrizes impostas pelo MEC.

Para o Prof. José Cláudio de Souza Lima, Coordenador do curso de Engenharia de Produção e Gerente Acadêmico das Engenharias UNISUAM, a nota é fruto do constante investimento da Instituição na melhoria do seu corpo docente/administrativo e das instalações disponibilizadas aos alunos.

“Trata-se de um grande diferencial em relação às outras IES. Nesta avaliação, foram analisadas 3 dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. Só como exemplo, somos uma das fundadoras do consórcio STHEM Brasil, o qual tem seu foco na modernização das metodologias de ensino utilizadas em sala de aula. Além da qualificação anual realizada há 5 anos, com um grupo diferente de docentes a cada ano enviados à Lorena, em São Paulo, para um treinamento imersivo em metodologias ativas de ensino por uma semana. No primeiro semestre de 2018, enviamos um professor do curso para a Finlândia, durante 3 semanas, para participar de um curso de atualização em uma universidade daquele país. Também não se pode deixar de lado o comprometimento de todos os docentes com a constante melhoria da qualidade do próprio curso e dos projetos que desenvolvemos”, ressalta ele.

E o processo de otimização do curso, tanto na parte acadêmica quanto estrutural, não para por aí. De acordo com o Coordenador do curso, o intuito é fazer com que, no médio prazo, o curso seja referência nacional na área das Engenharias.

“Atualmente, disponibilizamos aos nossos alunos e professores um Espaço Maker, um local que estimula a inovação e a criatividade por meio da fabricação digital, e um Núcleo de Práticas de Projetos em Arquitetura e Engenharia. Também estamos preparando 3 projetos de modernização dos cursos de Engenharia da IES para apresentarmos à CAPES, com vistas a concorrer no edital aberto pela parceria CAPES-FULBRIGHT. Todas estas medidas objetivam, cada vez mais, agregar valor na formação dos nossos futuros Engenheiros”, revela ele, otimista.

Saiba mais sobre o curso de Engenharia de Produção UNISUAM.

 


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Nenhum comentário