Empodera: saiba como foi!


Empodera: saiba como foi!

A UNISUAM recebeu, no ultimo dia 14/06, o evento “Empodera, A mulher sob a ótica da comunição e da mídia”, uma discussão sobre o empoderamento feminino, pensado e realizado pela Disciplina de “Marketing Cultural e Esportivo”, em parceria com o curso de Comunicação Social, cujo objetivo foi o de promover a análise e reflexão em relação ao papel da mulher atual no mundo.

01

Foram, ao todo, 7 horas de evento, na Unidade Bonsucesso, oferecendo ao público presente uma gama de ações de empoderamento feminino, uma das pautas mais impactantes do movimento feminista. A mulher que visitava as ações foi surpreendida por atividades como “O retrato da autoestima” realizada pelo Professor Altayr Derossi, com o suporte do Núcleo de Fotografia da UNISUAM, que consistia em um tratamento de beleza do salão MV Studio Hair e o empréstimo de semijóias, da Lu Delgado, para participar de uma sessão de fotos.

03

Quem foi para a aula da noite, foi recebido ao som da roda de samba das meninas do “Bambas de Saia”, grupo de percussão composto, exclusivamente, por mulheres clique e confira como foi . Outro ponto alto do evento foi a exposição “Nunca me Calarei” do fotografo Márcio Freitas, que impactou a quem passava pelo pátio com imagens em tamanho gigante de mulheres que sofreram algum tipo de violência. O sucesso da exposição foi tanto, que a #NuncaMeCalarei e #EmpoderaUNISUAM tomaram conta das redes sociais da comunidade acadêmica.

04

O CCULT também participou do movimento com a exibição do filme “O agora é delas”, fruto do trabalho da Disciplina “Oficina de Publicidade e Propaganda”,  produzido pelos alunos de primeiro período, sob a orientação do Prof. Paulo Cesar Ramos, que discutiu a história imagética da mulher na publicidade, seguido por um debate sobre o tema.

05

O fechamento da noite, foi com chave de ouro e, trouxe ao palco do Auditório Sylvia Bissagio , uma mesa-redonda com mulheres profissionais protagonistas. O papo foi descontraído e cheio de significado, e contou com a presença das convidadas empoderadas Luana Liberato – Goleira do Clube de Regatas Flamengo; Jac Lopes – Personal Branding; Raquel Leiko – Produtora Executiva e Jéssica Ferreira – Professora de Sociologia, tudo isso, sob a mediação da Professora – Vanessa Paiva – do curso de Jornalismo. Confira em breve na Programação da UTV – canal 11 da Net.

06

O evento orientado pela Profª Claudia Val, com a colaboração de outras disciplinas do curso de Comunicação Social e Agência Locomotiva sob a supervisão do Professor Eduardo Murad – Coordenador Líder dos cursos de Comunicação Social e Marketing da UNISUAM, buscou abrir os olhos do público presente às causas feministas.

O sucesso do evento deixou outro legado, com o sucesso da exposição “Nunca me calarei”, o CCULT – Centro Cultural UNISUAM acolherá, de 21/06 a 28/07, o acervo que contará com exibição estendida, as peças que já foram expostas na Praia de Copacabana, no vão do Masp e no palácio da justiça do Distrito Federal foram sucesso por onde passaram. A exposição mostra os rostos de mulheres, de todas as partes do Brasil, que sofreram alguma  forma de assédio, tentativa ou abuso sexual.

Ao todo, são 20 painéis de 2×2 metros, expondo nos olhares de cada uma, sua dor, medo, mágoa e raiva, dando voz a essas mulheres que durante toda uma vida se calaram devido  a anteparos sociais e emocionais. Elas convidam outras mulheres a não se calarem diante de qualquer forma de violência. Foram realizados diversos ensaios, com a participação de dezenas  de mulheres,  em cada sessão, todas  as voluntárias passaram por um doloroso processo de relembrar situações vividas.  Enquanto pintavam suas mãos com batom  e aplicavam elas mesmas tampando suas bocas. A exposição foi destaque em mais 140 países com divulgação em massa por meio da mídia mundial.

 





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário