Egressos do curso de Ciência da Computação UNISUAM participam do 2º WORKPEDIA na UFF


Egressos do curso de Ciência da Computação UNISUAM participam do 2º WORKPEDIA na UFF

workepedia

Entre os dias 14 e 16/12, o curso de Ciência da Computação UNISUAM marcou presença na 2º edição do WORKPEDIA – Workshop de Pesquisa e Desenvolvimento em Inteligência Artificial, Inteligência Coletiva e Ciência de Dados, realizado no Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense – UFF, em Niterói, em que egressos do curso apresentaram artigos oriundos de seus TCC’s, orientados pelo Prof. Reinaldo Viana Alvares.

O primeiro artigo, escrito por Bruno Pimentel e Diego Dantas, com orientação do Prof. Reinaldo Viana Alvares e co-orientação da Profª Nathielly Campos, é um resumo expandido, intitulado “Um sistema de suporte à decisão para análise dos resultados do ENADE”, que tem por objetivo construir uma aplicação de inteligência de negócios, com o auxílio da ferramenta Tableau, para a visualização integrada dos resultados dos cursos envolvendo qualquer edição do exame. De acordo com o Prof. Reinaldo, esse sistema apresentaria um painel de dados para simplificar o acesso aos resultados do ENADE que, atualmente, é publicado em arquivos distintos, sem padronizações e nem integrações.

O segundo artigo, escrito por Luis Eckstein e Fellipe Teixeira, orientado pelo Prof. Reinaldo Viana Alvares e co-orientado pelo Prof. Marcelo Loutfi, trata-se de um trabalho completo, intitulado “Um aplicativo para gestão curricular docente no Ensino Superior: um estudo de caso envolvendo informações da plataforma Lattes”, que visa ao desenvolvimento de uma solução computacional que extrai, a partir do currículo Lattes de docentes, informações que servirão como fonte de dados para um sistema de inteligência de negócios, simplificando a gestão dos diretores acadêmicos com informações relacionadas às atualizações propostas pelos professores, agilizando o processo de verificação dessas informações, que antes era realizado de maneira totalmente manual.

Prof. Reinaldo atribui a participação dos egressos em eventos desse porte ao sistema de avaliação final do curso, que, diferente de outros cursos da Instituição, se dá por meio de artigos, o que simplifica o processo de submissão desses trabalhos em simpósios, congressos, dentre outros. Reinaldo ressalta, ainda, que a publicação desses estudos é de suma importância para a carreira do aluno, que, ao concluir a Graduação com publicações realizadas, tornará seu currículo mais atraente, sendo um diferencial, principalmente, se o aluno tiver interesse em seguir a carreira acadêmica e optar por ingressar no Mestrado.

 





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário