Egresso do curso de Marketing UNISUAM empreende a partir dos conhecimentos adquiridos na Graduação e dribla a crise


Imagem do Post

Com 20 anos de experiência no mercado publicitário, tendo ocupado cargos como Diretor de Criação e Diretor de Marketing, além de prestar consultoria para a Assessoria de Marketing do Clube de Regatas do Flamengo, Mauricio Constantino, hoje com 41 anos, é protagonista de uma história de superação em meio à crise econômica que assola não apenas o país, mas o mundo.

Após ser demitido e tentado arduamente se recolocar no mercado sem sucesso, Mauricio resolveu, como última cartada, retornar à academia e iniciar a Graduação em Marketing com o intuito de se reciclar e se capacitar absorvendo novos conhecimentos e desenvolvendo novas skills relacionadas às novas práticas e tecnologias demandadas por esse mercado tão mutante e fulgás como o da Comunicação e do Marketing, uma vez que em sua última colocação, apesar de sua atuação e expertise ser mais direcionada à área da Publicidade, as suas rotinas envolviam Planejamento de Marketing.

Ele continuava em busca de emprego ao mesmo tempo em que seguia com a Graduação. No entanto, por conta de dificuldades financeiras e não conseguindo se recolocar no mercado, chegou um momento em que ele concluiu que não teria mais como arcar com as despesas do curso, pois a suas economias estavam acabando e seu pai enfrentava naquele momento uma luta contra o câncer. Apesar de todas as dificuldades, Mauricio não queria trancar a Graduação e, como tinha boas notas, resolveu pleitear uma bolsa de estudos para que não tivesse que deixar de estudar.

“Para mim, deixar de estudar não seria uma opção sem antes tentar todos os recursos cabíveis, pois tinha colocado na cabeça que a qualificação seria a saída da crise em que eu me encontrava. Então, contei a minha história, apresentei as minhas notas, o meu CR e pedi um voto de confiança à Instituição. Daí, a faculdade, que já vinha me auxiliando por meio da capacitação acadêmica, me auxiliou também com a concessão da bolsa para continuar os estudos”, conta ele.

Segundo Mauricio, muitas pessoas quando têm bolsa tendem a relaxar um pouco, querer fazer tudo com mais calma, mas, no seu caso, foi diferente. “Queria me dedicar ainda mais como forma de agradecimento pelo apoio recebido. Já que a faculdade estava fazendo algo diferente por mim, eu queria fazer algo diferente também. Concluí a Graduação sem repetir nenhuma disciplina, meu CR foi o maior da turma, 8.44, o que me rendeu uma bolsa de 100% para cursar a Pós-Graduação. Sou muito grato à UNISUAM; à Profª Ana Cristina Monteiro da Motta Cruz, Chancelar da UNISUAM; e à Izilda Ribeiro Fernandes, a Iza, Ouvidora Institucional”, declara ele, emocionado.

QDXJ3031

A partir dos conhecimentos adquiridos na Graduação, Mauricio deu uma guinada em sua vida. Por meio da disciplina Projeto Integrador, aliada à disciplina de Empreendedorismo, comum a todos os cursos de Graduação UNISUAM, ele otimizou, a partir de um Planejamento Estratégico de Marketing, com base em pesquisas de mercado e de comportamento do consumidor, desenvolvimento de identidade, embalagens e papelaria dos produtos, o processo de produção e comercialização dos doces (biscoitos finos, cupcakes, bem-casados etc.) vendidos por sua esposa.

HNIT7723

Hoje, a renda do casal é proveniente da reestruturação realizada por ele no pequeno negócio, que já conta com a venda dos produtos em um quiosque localizado dentro do PROJAC e em status de negociação para distribuição também em uma filial do supermercado Zona Sul e em lojas de conveniência de postos de gasolina.

WVWM1207

Mas, a veia empreendedora de Mauricio teve início antes. O egresso participou da 6ª edição do Meeting Empreendedor UNISUAM, evento que tem como proposta criar um ambiente propício para o desenvolvimento de empreendimentos, a partir de ideias inovadoras, em que os participantes experimentam todos os estágios de construção, estruturação e organização de um negócio.

18882167_1692243610805077_8475360107925410828_n 18952831_1692243670805071_2800826000860004648_n

Ele ficou em 4º lugar com o projeto de desenvolvimento do Excar, aplicativo para controle e manutenção veicular em que, a partir do cadastro dos dados do seu veículo, ele calcula o tempo de depreciação das peças e acessórios e emite um alerta no período em que devem ser trocados juntamente com indicações de estabelecimentos que realizam o serviço próximo ao usuário com base em sua geolocalização. Atualmente, Mauricio está em processo de negociação para implementação do aplicativo nas concessionárias Distac Veículos e Honda Oriental.

TELA 01

Após a conclusão da Graduação, Mauricio está em vias de apresentar o seu Anteprojeto à PUC-Rio para a candidatura a uma bolsa de Mestrado. Ele tem como orientadores os Professores Paulo Cesar Ramos, docente do curso de Comunicação Social UNISUAM; Jefferson Leal Bueno e Newton José Ferro, Coordenador e docente do curso de Marketing UNISUAM, respectivamente, pois ele tem o intuito de retornar à UNISUAM como docente como forma de retribuir todo o conhecimento adquirido na Instituição.

Ele lançou, ainda, o livro “40 dias do meu deserto espiritual”, em que conta toda a sua trajetória de superação.

ISFL8705





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Nenhum comentário