Egressa do curso de Serviço Social é Assistente Social da Prefeitura de Nova Iorque


Egressa do curso de Serviço Social é Assistente Social da Prefeitura de Nova Iorque


DSC_0101 (1)

Na última quarta-feira, 31/08, a UNISUAM recebeu uma visita ilustre, a egressa Ana Maria da Silva Mariano, que se formou no curso de Serviço Social, em 1984. A aluna, que mora em Nova Iorque há aproximadamente 30 anos, aproveitou a visita ao Rio de Janeiro para matar a saudade da Instituição.

Ana Maria teve uma trajetória de sucesso. Antes de entrar para a Graduação, ela já tinha se formado no Magistério do Luso Carioca. Durante o curso de Serviço Social, ela deu aulas no município de Nova Iguaçu para o Ensino Estadual. Também estagiou na Polícia Militar e no Hospital Iguaçu, até que decidiu largar tudo e ir para Nova Iorque. Lá, ela trabalhou como baby-sitter, até que, um ano depois, ela conseguiu emprego em uma clínica de alcoolismo.

Daí, para se especializar foi um pulo. Ela se esforçou nos estudos e ingressou na Pós-Graduação em Serviço Social com ênfase em Dependência Química. Conseguiu emprego em uma hospital de intoxicação, mas não parou de estudar, se esforçou mais e passou em um concurso da Prefeitura de Nova Iorque para trabalhar como Assistente Social nas escolas públicas da cidade.

DSC_0097

Ana ressaltou o quanto a UNISUAM a ajudou a atingir esses objetivos:

“Não só a UNISUAM, como também o Luso Carioca, porque eu estudei no Luso, fiz Magistério, de 1980 até 1983, e isso já me ajudou a ser Professora.

Quando cheguei em Nova Iorque, fui validar a Graduação. Eles validaram porque a UNISUAM está em um serviço internacional de dados. Naquela época a internet não era tão usada, né? Afinal, já vão fazer 30 anos. Mas, mesmo assim, eles olharam direitinho. Assim que eu fiz a cópia do meu histórico escolar e fiz a tradução, eu levei e eles validaram na hora. Então, eu não precisei fazer uma outra faculdade, como todo mundo falava. “Ah, faculdade no Brasil você tem que fazer outra quando chegar lá” é tudo mentira! É só você pegar seu diploma, se for uma faculdade idônea, como é a nossa faculdade aqui. É só você pegar o seu histórico escolar, e seu diploma, fazer uma tradução com um tradutor que também seja uma pessoa idônea, e saiba a tradução. E você leva no MEC de lá, que é o Ministério da Educação Pública de lá. Eles olham tudo direitinho, fazem uma comparação, analisam se o nome da faculdade está na lista de faculdades que têm uma reputação, e pronto, aí, você já pode usar aquele diploma.

Passei no TOEFL também. A UNISUAM me preparou para isso. O TOEFL é importante para você conseguir seguir em frente com seus estudos no exterior, passei no TOEFL. E eu dou graças a Deus e à UNISUAM porque é uma Instituição que me deu todo respaldo. Eu consegui passar junto com todo mundo que era americano. Supervisores meus não conseguiram entrar nessa faculdade, eu consegui. O material didático e a teoria de serviço social que eu aprendi aqui equivalia com tudo o que eles davam lá, e não só lá como em todo mundo, então eu estava preparada, me senti completamente preparada.”

Além disso, a aluna também dá uma dica para você ter uma carreira promissora.

“A primeira coisa que a pessoa tem que fazer é ter um objetivo, não é só um objetivo geral, o que eu quero? Ser Assistente Social. Então, você tem que ter o objetivo e aí você vai, pega um papel e escreve todas as etapas que você tem que fazer para chegar àquele objetivo principal, porque tem uns objetivos mais específicos. Por exemplo, para fazer Serviço Social eu tinha que fazer o quê? Tinha que me inscrever na Graduação, tinha que estudar para a prova do vestibular, tinha que passar no vestibular.

O tempo passa rápido, mas enquanto você está vivendo aquela parte da sua vida, você tem que se dedicar àquilo. Então, eu acho que o principal é dedicação, você tem que formular objetivos específicos para você conseguir alcançar o seu objetivo final e no dia a dia ir fazendo tudo para que aquela atividade seja guiada para você conseguir alcançar o que você quer. O principal, eu acho, é dedicação ao que você quer!”

DSC_0090

Se você também é um egresso UNISUAM, conte-nos a sua história. Estamos ansiosos para saber um pouco mais da sua carreira pós UNISUAM.





Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário